Celebrado em todo o mundo no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é um símbolo das lutas e reivindicações pelos direitos das mulheres.
Por isso, o Guia da Semana reuniu 5 curiosidades sobre a história desta importante data. Confira a seguir:
O primeiro Dia da Mulher
No dia 28 de fevereiro de 1909, o antigo Partido Socialista da América organizou o primeiro Dia Nacional da Mulher, que aconteceu em Nova York. Começou como uma manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.
Comemoração anual
Foi só em 1910 que foi criado um Dia Internacional da Mulher, com a intenção de ser comemorado todo ano para que as pessoas em todo o mundo pudessem celebrar. Em 19 de março de 1911, foi realizado o primeiro Dia Internacional da Mulher; mais de 1 milhão de pessoas na Alemanha, Suíça, Áustria e Dinamarca participaram.
Feriado Nacional
O Dia Internacional da Mulher é um dia de celebração em todo o mundo. Além disso, esta data se tornou um feriado oficial em dezenas de países como Afeganistão, Cuba, Vietnã, Uganda, Mongólia, Geórgia, Laos, Camboja, Armênia, Bielo-Rússia, Montenegro, Rússia e Ucrânia.
Mulheres revolucionárias
Em 1917, as mulheres na Rússia homenagearam o dia iniciando uma manifestação contra a Primeira Guerra Mundial. O czar Nicolau II, líder do país na época, instruiu os militares a colocarem fim aos protestos e a atirar em qualquer mulher que se recusasse a ir embora. Mas as mulheres não se intimidaram e continuaram, o que levou o czar a abdicar. Este fato foi o estopim para que o governo provisório concedesse às mulheres na Rússia o direito de voto.
Cor roxa
Roxo é a cor global que representa o Dia Internacional da Mulher, no entanto, historicamente, era roxo, verde e branco. Essa combinação não é mais usada devido à cor branca representar a pureza nas mulheres, que agora é vista como um conceito polêmico e desatualizado.
Atualizado em 8 Mar 2021.