Você sabia que a cada 250 envios de CV’s, o retorno para agendar uma entrevista é de 1,3 vezes? É, estruturar e escrever um bom currículo não é uma tarefa fácil. Afinal, esse documento é o seu cartão de visita e porta de entrada para o emprego desejado. Porém, felizmente existem algumas dicas poderosas podem te ajudar a conquistar o currículo perfeito – e nós vamos te contar!
Segundo Renato Dip, Coach de Carreira, Vida & Positivo, o segredo está na simplicidade. “Engana-se quem acha que um currículo bom é aquele cheio de informações, atividades, cursos, endereço, RG, CPF, foto... quanto mais limpo visualmente o CV for, melhor avaliado ele será”, pontua.
Sempre pensando em facilitar a sua vida, o Guia da Semana, com a ajuda do Coach Renato Dip, listou 10 dicas de como montar o currículo ideal. Confira:
ATENTE-SE AO PADRÃO DE TIPOLOGIA E COR
“Tenho visto pessoas colocarem diversos tamanhos e tipos de fontes. O ideal é sempre manter um padrão. Procuro orientar meus clientes a manter o CV com a fonte Arial, número 12. E claro, sempre na cor preta”.
NÃO EXCEDA DUAS PÁGINAS
“Quanto mais páginas seu currículo tiver, mais cansativo ele será para o recrutador. Tenha uma coisa muito clara: menos é mais”.
PROCURE TER UM CV LIMPO
“Não há necessidade de colocar o seu RG, CPF, foto, nome dos pais e outras informações tão específicas. Afinal, esses dados só serão levados em conta se você for selecionado(a). Portanto, na parte superior do seu CV, coloque apenas nome, idade, endereço, dois números de telefone (preferencialmente celular e/ou fixo) e e-mail. Isso já basta e está excelente. Contribua para um currículo limpo, sem “encher de linguiça”.
O ARQUIVO DEVE ESTAR EM PDF
“Ao enviar o seu CV para algum recrutador, salve-o sempre em PDF. Muitos computadores possuem versões do pacote office diferentes da sua ou até mesmo outros sistemas operacionais, o que pode fazer com que o seu CV em word apareça desconfigurado ou com códigos de erro para o recrutador. A forma mais simples e profissional para evitar isso é enviar o arquivo em PDF. Não tem erro. É simples de salvar e ainda passa uma visão ainda mais profissional sobre você”.
PERSONALIZE O CV PARA CADA VAGA
“Adeque seus dizeres à vaga que você está se candidatando. É muito comum as pessoas criarem um padrão de CV e saírem enviando e distribuindo de forma estabanada. Se você está aberto a diferentes oportunidades, adeque seu perfil a isso. Não deixe genérico. Se você tiver as competências que a vaga exige, destaque isso no seu CV. Seja cuidadoso com a vaga que você está se candidatando, isso com certeza faz toda a diferença na hora de uma seleção”.
EXPLORE OS CURSOS QUE VOCÊ REALIZOU
“Coloque todos os cursos que você já fez, mas desde que sejam coerentes com a vaga que você busca e com o seu momento de vida”.
SEJA OBJETIVO
“Cuidado ao escrever um resumo sobre suas qualificações. Não se alongue muito, seja objetivo e não encha linguiça”.
DÊ DESTAQUE AOS IDIOMAS – E SEJA VERDADEIRO
“Hoje em dia, falar inglês não é visto mais como algo tão diferencial, mas é sempre destacar essa informação em seu currículo. Mas seja honesto. Se você não é fluente, não escreva que é. Fale a verdade. Sempre!”.
EXPLORE SUAS CONQUISTAS
“Reserve um espaço em seu currículo para falar sobre alguma conquista profissional. Conte algum caso em que você desempenhou um excelente trabalho ou projeto. Escreva de forma genérica mesmo, mas durante a entrevista presencial, explore essa conquista”.
ACREDITE EM VOCÊ E NO POTENCIAL DO SEU CV
“Lembre-se: a chave para o sucesso em uma entrevista de emprego é ser honesto, transparente e acreditar que você pode. Se você não está satisfeito com o seu currículo, vá atrás de mudança”.
RENATO DIP
Coach de Carreira, Vida & Positivo
www.rdipcoaching.com.br
@coach.renatodip
www.facebook.com/rdipcoaching0
Atualizado em 5 Abr 2018.