Em tempos de isolamento social, muitos alunos começam a ficar com dúvidas de como aproveitar o tempo em casa para deixar os momentos de estudo mais produtivos. É claro que cada pessoa tem necessidades e formas de estudos diferentes, mas com certeza algumas dicas poderão ser adaptadas e utilizadas por você.
Para te ajudar a criar uma nova rotina de estudos para vestibulares e concursos públicos durante a quarentena, o Guia da Semana, com a ajuda de Viviane Rocha, professora de Planejamento e Técnicas de Estudo na Central de Concursos, reuniu 7 dicas dicas para otimizar os estudos em casa. Confira:
Escolha bem o local de estudo
O seu local de estudo deve ser silencioso para propiciar a absorção do conteúdo da forma que você precisa. Há conteúdos teóricos e outros que exigem cálculo, então esse local deve ter tudo o que você precisa para que esses momentos sejam aproveitados ao máximo. A dica, então, é já separar os livros e materiais que você vai usar, bem como folhas para a resolução de exercícios, confecção de mapas mentais e resumos das disciplinas.
Desconecte-se
Deixe o celular, tablet e notebook (caso seu material de estudo não esteja neles) longe para que você não tenha curiosidade de acessar suas redes sociais e aplicativos nos períodos que você está se dedicando ao estudo. A ideia não é fazer você ficar mais isolado dos amigos e familiares, mas que você aproveite melhor o tempo que destinou para os estudos.
Estabeleça os horários de estudo
Assim como seus compromissos e horários de aula, os horários dedicados ao estudo em casa devem ser marcados e cumpridos. Não esquecendo, é claro, das pausas para descanso e alimentação.
Separe corretamente o material de estudo
Separe apostilas, livros e exercícios atualizados de acordo com as alterações vigentes para que você não estude errado, perdendo um precioso tempo que pode comprometer todo o seu plano de estudo.
Estude o edital e a banca organizadora
Normalmente, as pessoas não ficam atentas às regras que estão dispostas no edital. Elas são de suma importância para que você consiga fazer um planejamento de estudos. É no edital que estão às disciplinas e os conteúdos que serão cobrados na prova, a organizadora responsável pelo concurso, qual a quantidade de questões e peso das disciplinas e o número de etapas da seleção.
Resolva questões de provas anteriores
Mais do que criar ritmo de resolução de prova, a resolução de questões de provas anteriores ajudará você a decifrar as pegadinhas e o estilo de questões cobradas por cada uma das organizadoras.
Faça simulados periódicos
Ter uma rotina de realização de simulados ajudará você a criar ritmo de resolução de questões, traçar estratégias e treinar para o dia da prova.
Por Amanda Matos
Atualizado em 15 Mar 2021.