O grafite está cada vez mais ganhando espaço pelas ruas do mundo inteiro e o Brasil não fica para trás nesse quesito. É daqui que surgem grandes nomes da arte de rua e que realizam trabalhos que são verdadeiras obras de arte. Não é para menos que o nosso país é visto como um dos maiores berços do street art, afinal, é daqui que saíram gigantes como Kobra e Os Gêmeos.
É quase impossível não se encantar pelos trabalhos dos grafiteiros brasileiros, que costumam se aproveitar de diversas técnicas e temas. Para te apresentar alguns nomes do grafite nacional, o Guia da Semana fez uma galeria com 10 grafiteiros brasileiros que você precisa conhecer!
KOBRA
Um dos artistas brasileiros mais conhecidos quando o assunto é arte de rua é o Eduardo Kobra. Espalhados por arranha-céus e pontos bem inusitados, os murais supercoloridos do artista chamam a atenção de qualquer um. Kobra é conhecido por ser dono do maior mural do mundo, reconhecido pelo Guiness Book. [A arte está em São Paulo, mais especificamente na fachada da Mega Loja da Cacau Show, na Rodovia Castelo Branco].
Conheça mais sobre o trabalho do Kobra clicando AQUI.
OS GÊMEOS
Os Gêmeos, Gustavo e Otávio Pandolfo, são artistas brasileiros que espalham pelo mundo seus trabalhos bem inusitados e diferentes. Através de desenhos gigantes, eles misturam a arte com o folclore e histórias populares, o que resulta em grandes intervenções urbanas. Vale ressaltar que eles nunca deixaram de fazer grafite, mas expandiram esse universo, ultrapassando as ruas e criando uma nova referência no gênero.
Para conhecer o trabalho dos Gêmeos, clique AQUI.
CRÂNIO
Fábio de Oliveira Parnaíba, mais conhecido como Crânio, é um artista de rua paulistano, que leva mundo afora sua colorida arte. Uma das características do grafiteiro é que ele usa sempre um índio em uma situação específica, levando o público a pensar sobre questões contemporâneas como consumismo, identidade e meio ambiente. A ideia nasceu após a tentativa de encontrar um personagem com a cara do Brasil, e ele não poderia ter escolhido melhor.
Para conhecer o trabalho do Crânio, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Instagram @cranioartes: Foto 1 | Foto 2
ALEX HORNEST | ONESTO
Alex Hornest ou Onesto [ou outros 72 nomes!!] é um artista brasileiro que não apenas é conhecido pelo grafite, mas também por ser escultor e artista multimídia. No quesito arte de rua, seu trabalho é reconhecido mundo afora, sendo convidado para exposições e criações de murais em lugares importantes. Sua marca são figuras de traços peculiares, muitas vezes arredondados com braços e pernas finas.
Para conhecer o trabalho do Onesto, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Instagram @item72forcollectors: Foto 1 | Foto 2
NUNCA
Francisco Rodrigues, mais conhecido como Nunca, é um grafiteiro brasileiro que adotou esse codinome como forma de manifestar uma revolta contra qualquer restrição psicológica e cultural. O artista tem como marca registrada o retrato de indígenas e traços bem detalhados. Seus murais são repletos de referências político-sociais, sendo um reflexo de vários acontecimentos da história brasileira.
Para conhecer o trabalho do Nunca, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Instagram @nunca.art: Foto 1 | Foto 2
NINA PANDOLFO
Nina Pandolfo é uma artista de rua brasileira que começou a grafitar pelas ruas na década de 90 e hoje em dia expandiu seu trabalho para outros meios, como as telas, por exemplo. Aliás, ela foi uma das precursoras a ter seu trabalho de street art exposto em grandes museus fora do Brasil. Os desenhos da artista são baseados em figuras e olhares infantis, apresentando ilustrações sempre cheias de composições e cores.
Para conhecer o trabalho da Nina, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Instagram @ninapandolfo: Foto 1 | Foto 2
ZEZÃO
José Augusto Amaro Handa, paulistano de 45 anos, também conhecido como Zezão, começou na década de 90 a conquistar com os seus grafitti espaços subterrâneos da cidade de São Paulo. Ele atraiu a atenção para paisagens urbanas insólitas, das quais muita gente nem quer saber, tais como córregos, tampas de esgoto, lugares abandonados e em passagens de esgoto. Deixa sempre sua marca pessoal, que consiste na palavra "VÍCIO" em abstrata caligrafia desenhada em azul sobre as superfícies decrépitas.
Para conhecer o trabalho de Zezão, clique AQUI.
Foto: Reprodução/Instagram @zezao_sp: Foto 1 | Foto 2
BINHO RIBEIRO
Binho Ribeiro faz graffiti desde 1984, tempos primórdios do movimento da arte de rua no Brasil. Hoje é um dos mais reconhecidos street artists no país e expandiu seu trabalho das ruas para telas e grandes projetos envolvendo a street art. Uma de suas grandes marcas é a barata, que reafirma pelos muros do mundo a resistência da arte urbana. Atualmente, a criação do artista passa por diversos universos: cenas surreais, animais aquáticos gigantes voando por cidades inundadas, dentre outros.
Para conhecer o trabalho de Binho clicando AQUI.
Foto: Reprodução/Instagram @binho3m: Foto 1 | Foto 2
NICK ALIVE
Nick Alive é um artista paulistano que iniciou sua carreira em meados de 1997, tendo como suporte paredes para a aplicação de seus graffitis. A busca pelo crescimento não cessou e hoje divide seu tempo entre as paredes, telas, papeis e desenhos digitais. O tema principal de todo o seu trabalho é o espírito e a busca pela paz. Os seres abordados são andróginos, permitindo assim uma maior liberdade de definições por parte de quem vê sua obra.
Conheça o trabalho de Nick Alive, clicando AQUI.
Foto: Reprodução/Instagram @nickaliveone: Foto 1 | Foto 2
DERLON
Derlon é um artista recifense que ganhou fama pintando muros da cidade e hoje espalha sua arte pelo Brasil e mundo inteiro, incluindo São Paulo, sua nova casa. Seus desenhos possuem a característica de serem sem nenhuma cor e retratar a arte popular brasileira. Paralelamente, o artista dedica seus desenhos à telas e participando de grandes exposições.
Conheça o trabalho de Derlon clicando AQUI.
Foto: Reprodução/Instagram @derlon: Foto 1 | Foto 2
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 21 Abr 2019.