Com a chegada do próximo ano, é natural que promessas de mudanças de vida sejam feitas. O problema, no entanto, é quando não conseguimos mudar hábitos – e os planos não são concretizados.
Por isso, o Guia da Semana decidiu te dar um empurrãozinho: reunimos 10 dicas para promover mudanças de hábitos em 2020! Confira a seguir:
Dinheiro
Todo ano você escreve no numa folha de papel o plano de guardar dinheiro no ano seguinte? Bem, que tal finalmente colocar isso em prática? Você pode começar com pequenas atitudes como colocar em uma planilha todos os gastos, desde a bala que comprou na vendinha da esquina até aquele sofá que você estava namorando há meses. Isso te dará uma boa noção de onde cortar gastos para economizar. Mas, para uma mudança que realmente se sustente, uma boa dica é procurar algum curso inspirador que te ajude a fazer bons investimentos com o seu dinheiro.
Espiritualidade
Espiritualidade não tem a ver com suas crenças ou sua religião. Mas sim, sobre se conectar consigo mesmo. Trata-se de um processo de autoconhecimento. A espiritualidade pode te dar um propósito para seguir em frente. Tá... mas, como trabalhar essa tal de espiritualidade? Você pode procurar terapias alternativas, que contam com ferramentas como reiki, barras de access, mandalas... Ou se conectar com algo que você goste muito de fazer. Um curso de gastronomia? Aquela aula de teatro? Uma oficina de pintura?
Vida social
A vida corrida do dia-a-dia impossibilita que você esteja de fato presente. Ou seja, estar com aquelas pessoas que ama, curtindo a vida enquanto ela acontece. Com tantos planos e responsabilidades, sabemos que não dá para simplesmente decidir ter uma vida social mais ativa de uma hora para outra. Porém, dá para começar aos poucos. Marque um jantar com aquele amigo especial naquele restaurante que você está morrendo de vontade de conhecer, ou um cineminha com a sua mãe ou até um almoço em casa preparado para os amigos.
Saúde mental
A saúde mental é extremamente importante para que você esteja saudável como um todo. Doenças emocionais como depressão, ansiedade e insônia afetam milhares de pessoas ao redor do mundo. E elas são de fato paralisantes, causando efeitos colaterais físicos que impedem que você consiga ter uma vida plena. Por isso, cuidar das emoções é fundamental. Que tal parar de procrastinar o momento de procurar ajuda profissional ou de marcar aquela sessão de terapia?
Saúde física
Quantas vezes você planejou começar a academia e, com a rotina do dia-a-dia, este plano acabou sendo adiado? A verdade é que não é preciso que você entre numa academia para cuidar da sua saúde física. Outras atitudes podem trazer benefícios até melhores. Por exemplo, o que acha de caminhar de casa até o trabalho? Ou de passar alguns minutos antes do trabalho naquele parque que está a apenas alguns blocos da sua casa? O simples ato de ficar um tempo ao ar livre com certeza proporcionará um bem-estar instantâneo. Massagens também são ótimas e relaxantes opções para cuidar do corpo. E se, ao invés de optar pela academia, você finalmente se matricular naquela aula de dança dinâmica e divertida?
Viagens
Mais um ano passou e você não conseguiu fazer aquela viagem tão sonhada. Ta aí um belo incentivo para mudar este cenário em 2020. Se o problema é dinheiro, vale começar a partir de janeiro a fazer uma poupança exclusiva para viagem. Outra dica é preparar um mural turístico. Pregue na parede fotos dos lugares que você deseja conhecer. O simples ato de vê-los todos os dias funcionará como um incentivo para você fazer acontecer.
+ 2020 terá 10 feriados prolongados; saiba para onde viajar no Brasil
Amor
A procura pelo mozão é plano recorrente de muita gente na época do Réveillon. Mas, vale a reflexão: como você conseguirá amar outra pessoa, se não amar a si mesmo? Portanto, em 2020, proponha uma mudança de planos. Que tal alimentar o amor próprio? Comece cuidando da sua saúde física e mental, se mimando com presentinhos e passeios que você adora fazer. O primeiro passo para estar em um relacionamento é gostar de estar com si mesmo. Invista nisso e com certeza aquela pessoa especial surgirá.
Alimentação
Não seja tão duro com seus planos. Não adianta partir de uma rotina de fast-food diária para uma rotina de salada com frango grelhado e batata-doce de uma hora para outra porque poucas são as chances destas mudanças se sustentarem. Mude uma coisinha de cada vez. Inclua beber dois litros de água por dia. Em seguida, inclua mais saladas na alimentação. Depois, mais frutas. Em seguida, faça trocas inteligentes, como trocar o arroz branco por arroz integral. E assim, gradativamente, você poderá, enfim, mudar seus hábitos e ter uma reeducação alimentar. E claro, procure ajuda de um profissional da saúde para te orientar e acompanhar nessa caminhada ;)
Profissão
A vida profissional é combustível para muitas pessoas. Além de proporcionar o sustento, também é no trabalho que a gente se sente realizado. Porém, não dá pra deixar o trabalho consumir todas as suas energias. Para tudo deve existir equilíbrio. Então, não deixe de priorizar outros campos da sua vida também.
Listas
Por fim, nossa última dica é fazer listas. Estudos e mais estudos já comprovaram que quando colocamos nossos planos no papel fica muito fácil de enxergá-los como algo a ser concretizado. Além disso, o simples ato de cortar algo que já foi feito de uma lista te traz uma sensação de realização muito importante e inspiradora para seguir em frente.
Atualizado em 1 Jan 2020.