O fim do ano engloba, geralmente, uma infinidade de gastos: são refeições para preparar; presentes para comprar; casa para arrumar e muito mais. Por isso, te contamos 10 dicas para aproveitar o Natal e fazer uma renda extra até as festas de fim de ano!
As dicas foram inicialmente divulgadas pelo portal Me Poupe. Por lá, as dicas incluem cozinhar, fazer artesanato e até mesmo reorganizar os gastos do fim do ano para ter a conta bancária um pouquinho mais cheia. Conheça essas opções:
1. Vender panetones e chocotones artesanais
Panetones e chocotones são tradicionais no Natal e simples de preparar em casa. Experimente recheios diferenciados, como doce de leite, trufado ou creme de avelã, para atrair os clientes e se destacar da concorrência.
A época também traz outras oportunidades para quem deseja investir no setor de alimentação, como biscoitos e cupcakes decorados. Deixe sua criatividade fluir e coloque a mão na massa!
Para divulgar o seu trabalho, você pode recorrer a redes sociais ou parcerias com estabelecimentos locais. Além disso, também pode oferecer degustações do seu produto para atrair clientes e vender ainda mais!
2. Decorar residências e empresas para o Natal
Muitas pessoas adoram a ideia de decorar suas casas e empresas, mas nem sempre têm tempo para criar decorações natalinas elaboradas como gostariam. Se você possui habilidades manuais e um bom senso estético, essa pode ser uma excelente oportunidade para uma renda extra!
Uma dica para divulgar o seu serviço é criar um portfólio com fotos das decorações que você já fez na sua casa mesmo. Além disso, uma ótima ideia é começar oferecendo o serviço para amigos e familiares, até acumular um número significativo de projetos. Use suas redes sociais para divulgar os trabalhos e ofereça pacotes com diferentes estilos (clássico, minimalista, temático).
3. Montar kits de presentes natalinos personalizados
Kits de presentes com temas natalinos são uma excelente opção para presentear - e vender - no Natal. Inclua itens como doces, mini decorações, cartões e até produtos personalizados. Finalize o conjunto com uma cesta ou embalagem especial para chamar ainda mais a atenção dos seus clientes.
Para divulgar o serviço, crie kits em tamanhos diversos para atender a diferentes públicos. Uma boa estratégia é oferecer alguns kits prontos e permitir opções de personalização, para que os clientes possam adicionar um toque pessoal ao produto final.
4. Crie e venda guirlandas artesanais
Se você possui o dom para artesanato, então essa dica é para você: guirlandas são itens decorativos com alto apelo visual e podem ser produzidas com uma infinidade de materiais, como folhas secas, galhos e enfeites natalinos. Quanto mais criativas e diferentes dos modelos tradicionais, maiores as chances de brilhar os olhos dos seus clientes em potencial.
Para dar o start no projeto, participe de feiras de artesanato locais e exponha suas guirlandas. Nas redes sociais, compartilhe o processo de criação para destacar o trabalho artesanal e a exclusividade de cada peça.
5. Confeccionar velas e aromatizadores natalinos
Velas e aromatizadores são itens populares e com uma produção barata, perfeitos para presentear e decorar. Por isso, que tal apostar em formatos, fragrâncias e decorações temáticas para vender no Natal? Eles podem se transformar em excelentes opções de presente para a data!
Invista na apresentação com embalagens natalinas e rótulos personalizados. Crie combos com diferentes aromas para aumentar o valor de cada compra.
6. Vender cartões virtuais personalizados com temática de Natal
Cartões digitais estão em alta e são uma maneira prática de presentear à distância. Personalize-os com mensagens especiais e artes exclusivas. Se você tem talento para ilustração, adicione um toque único às suas criações com desenhos autorais. Utilize sites como Canva e Elo7 com esqueletos de designs prontos para te ajudar!
7. Vender kits de atividades infantis temáticos
Monte kits de atividades com temas natalinos para entreter as crianças durante as férias de fim de ano. Os pais vão adorar! Inclua itens como desenhos para colorir, caça-palavras e outros jogos divertidos.
Para divulgar o seu trabalho, leve seus kits em grupos de pais e escolas. Ofereça um preço promocional para compras em maior quantidade e disponibilize o kit em formato PDF para download.
8. Vender e-books de receitas natalinas
Elabore um e-book com as suas melhores receitas tradicionais de Natal - como rabanadas, bolos e sobremesas - já que este é um conteúdo bastante buscado durante as festas. Que tal dar um toque especial às receitas? Aposte em opções sem glúten, sem lactose ou alternativas vegetarianas e veganas para a ceia.
Para vender ainda mais, disponibilize o e-book em plataformas de produtos digitais, como Hotmart ou Monetizze. Compartilhe algumas das receitas nas redes sociais para atrair mais público.
9. Vender decorações natalinas artesanais em plataformas online
Ornamentos natalinos artesanais, como miniaturas e enfeites, têm grande procura no Natal e são perfeitos para quem tem habilidades com trabalhos manuais. Experimente usar diferentes materiais, como cerâmica, biscuit, tecidos e madeira. O céu é o limite!
Para te ajudar, use plataformas como Elo7 e Instagram para divulgar seus produtos. Crie um portfólio visual atraente e faça anúncios com pacotes promocionais de enfeites para chamar a atenção dos clientes.
10. Oferecer um serviço de consultoria de decoração natalina online
Se você entende de decoração, mas não tem disponibilidade para ir até a casa das pessoas, ofereça uma consultoria online para ajudá-las a decorarem suas casas ou eventos de Natal.
Esse serviço pode ser um complemento aos serviços de decoração presenciais, sendo uma excelente opção para atender também clientes que moram longe, por exemplo.
Neste caso, para divulgar o seu serviço, uma dica é utilizar o Instagram e fotografar projetos que tenham tido o seu toque - seja na sua casa, na casa de amigos e/ou parentes.
Cada uma dessas estratégias pode ser a chave para uma renda extra no Natal e um fim de ano ainda mais farto e, de quebra, bem divertido!
Você também pode gostar:
Por Luíza Fernandes
Atualizado em 28 Nov 2024.