Guia da Semana

Em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia e os aplicativos apresentam-se como poderosos aliados para o bem estar coletivo. Se antes o uso do celular era apenas uma forma de diversão ou de acesso rápido à informação, hoje ele se torna ferramenta para aqueles que desejam contribuir para um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.

Conheça seis apps que incentivam o consumo consciente, promovem acessibilidade, fortalecem laços comunitários e até mesmo geram benefícios para organizações sociais, segundo o portal Voluntariado Azul.

Moda Livre

Preocupado com o impacto social da moda? O app Moda Livre foi criado para informar o consumidor sobre a conduta ética das principais marcas de roupas. A plataforma utiliza um sistema de avaliação em cores – verde, amarelo e vermelho – para indicar o nível de comprometimento de cada marca com práticas éticas laborais.

Empresas que se recusam responder ao questionário do aplicativo são automaticamente alteradas na categoria vermelha. Esse sistema permite que o usuário faça escolhas mais conscientes e informadas sem sugerir compras ou boicotes específicos.

Be My Eyes

Em uma demonstração de como a tecnologia pode romper barreiras, o Be My Eyes (em português, “Seja meus olhos”) conecta pessoas com deficiência visual a organizações de diversas partes do mundo.

Através do aplicativo, um voluntário auxilia um usuário com dificuldades visuais a ler rótulos, verificar dados de validade, entre outros pequenos desafios diários.

Com mais de 100 mil voluntários já cadastrados, o aplicativo oferece uma rede global de ajuda instantânea, criando um elo entre pessoas que desejam doar seu tempo para facilitar a vida de quem precisa. O app possui apenas versão em inglês.

Tem açúcar?

Para quem busca praticidade e sustentabilidade, o Tem Açúcar? propõe uma abordagem colaborativa entre vizinhos. Através da plataforma, é possível solicitar o empréstimo de itens que seriam pouco utilizados, promovendo um consumo mais consciente e econômico. A proposta é simples e resgata aquele antigo de ajuda aos vizinhos, incentivando a construção de laços de amizade e senso de comunidade.

Hand Talk

Inclusão e comunicação são os pilares do Hand Talk, um aplicativo que traduz textos e áudios em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com a ajuda de um intérprete virtual animado, o Hugo, o aplicativo permite que pessoas com deficiência auditiva e aquelas que desejam se comunicar com elas encontrem uma forma acessível de interação. Hugo torna o aprendizado de Libras mais lúdico e ajuda a transformar o Hand Talk em uma ferramenta essencial para a inclusão de pessoas surdas.

Charity Miles

Se movimentar faz bem ao corpo e, com o Charity Miles, é possível ajudar organizações sociais ao mesmo tempo. Cada quilômetro caminhado, corrido ou pedalado pelo usuário gera uma doação para instituições de caridade, com o patrocínio de empresas parceiras do aplicativo. O usuário escolhe a entidade que deseja apoiar e ativar o aplicativo ao iniciar suas atividades, promovendo saúde e impacto social em cada exercício.

Au.Dote

Com milhões de animais abandonados no Brasil, o Au.Dote facilita a adoção de cães e gatos de ONGs de proteção. O app apresenta um catálogo de animais prontos para adaptação e oferece filtros de localização, facilitando a busca por um novo amigo próximo de casa. Através de um botão, o usuário pode entrar em contato diretamente com a ONG responsável para obter mais informações e conhecer o animal.

Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode ser utilizada para construir um mundo mais justo e igualitário. Ao baixar esses aplicativos, os usuários não apenas contribuem para a construção de um mundo melhor, mas também demonstram que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para promover o bem-estar social e ambiental.

Não perca:

Por Gabrielly Bento

Atualizado em 30 Out 2024.