Você conhece o hábito de enterrar cascas de limão no jardim? Embora pareça uma simples curiosidade, essa prática tem ganhado cada vez mais fãs entre os fãs da jardinagem.
Isso porque, além de ser uma maneira de evitar o desperdício, as cascas de limão trazem benefícios incríveis para o solo e as plantas. Veja alguns deles abaixo:
Conheça os principais benefícios de enterrar limão no seu jardim
- Nutrir o solo, já que as cascas de limão contêm nutrientes valiosos - como cálcio, potássio e fósforo - que contribuem para enriquecer o solo e estimular o crescimento saudável das plantas;
- Controlar fungos e pragas. As propriedades naturais do limão auxiliam no combate ao crescimento de fungos no solo, criando um ambiente mais saudável para as plantas. Além disso, o aroma cítrico das suas cascas tem o poder de repelir pragas indesejadas, oferecendo uma proteção natural para o seu jardim;
- Melhorar a qualidade do solo, pois, com o tempo, as cascas se decompõem, e sua matéria ajuda a manter o solo arejado e, consequentemente, com melhor retenção de água.
Quantos limões tenho que enterrar no solo do jardim?
Para obter melhores resultados, rale ou corte as cascas em pedaços bem pequenos antes de enterrá-las. Isso acelera a decomposição e facilita a liberação dos nutrientes no solo. Misture-as ao substrato, de modo que fiquem bem distribuídas. No entanto, é importante não exagerar na quantidade.
Por isso, o ideal é, em vasos pequenos, utilizar apenas 1/4 da casca. Para vasos médios, com até 20 litros de substrato, use metade da casca. Em vasos grandes ou em árvores frutíferas, recomenda-se utilizar a casca inteira de um limão, pois essas plantas têm uma maior demanda por nutrientes.
Veja também:
Por Luíza Fernandes
Atualizado em 20 Dez 2024.