Guia da Semana

Já parou para pensar na quantidade de comida que vai para o lixo sem necessidade? Muitas vezes, o problema não está no que compramos, mas em como armazenamos. Durante as festas de final de ano, por exemplo, é comum que sobre uma grande quantidade de alimentos que acabam sendo desperdiçados.

Por isso, congelar alimentos é uma solução prática e muito eficiente para preservar ingredientes e refeições por mais tempo, mas, para garantir a qualidade, é preciso seguir algumas recomendações.

A médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, de São Paulo, destaca que é essencial manter a temperatura do congelador a pelo menos -18ºC e observar o tempo de armazenamento de cada alimento.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou algumas dicas práticas de como congelar corretamente alimentos como arroz, carnes, peixes, molhos e massas, evitando o desperdício e aproveitando tudo de forma eficiente. Confira:

Arroz

O arroz já cozido pode ser armazenado em potes de plástico com tampa bem vedada e mantido no freezer por até 3 meses.

Carnes e aves cruas

Carnes e aves cruas podem ser congeladas em bandejas próprias do mercado ou em recipientes de plástico específicos, desde que estejam sem tempero. Assim, podem durar até 12 meses.

Carnes cozidas

Carnes já preparadas devem ser guardadas em embalagens ou sacos plásticos próprios para congelamento, com durabilidade de 2 a 3 meses.

Molhos e sopas

Molhos e sopas devem ser congelados em potes de vidro com tampas herméticas e podem ser consumidos em até 3 meses.

Peixes

Peixes magros duram de 4 a 6 meses quando armazenados em potes plásticos com tampa. Já os peixes mais gordurosos, como o salmão, têm um tempo de armazenamento menor, de cerca de 2 meses.

Massas prontas

Massas já preparadas podem ser congeladas em recipientes plásticos por até 3 meses. Se acompanhadas de molho, o ideal é armazenar o molho separadamente em potes de vidro.

Queijos

Queijos frescos não são indicados para congelamento devido ao alto teor de líquido. Já outros tipos de queijo podem ser congelados por até 1 mês, desde que armazenados corretamente, para evitar a proliferação de bactérias.

Seguindo essas orientações, é possível congelar alimentos de forma eficiente, preservando a qualidade e reduzindo o desperdício no dia a dia.

Veja:

Por Lillia Soares

Atualizado em 3 Dez 2024.