Guia da Semana

O verão que chega neste sábado (21) promete variações de temperatura mais frequentes. De acordo com a Climatempo, não haverá os impactos do fenômeno El Niño, que no ano passado causou eventos climáticos extremos no Brasil, mas a previsão indica chuvas e alguns dias com temperaturas mais altas do que o normal.

Dito isso, saiba como as previsões para o verão 2025 alteram a sua cidade e como se proteger dos dias intensos que vem por aí.

Como será o verão em cada região do Brasil?

Sudeste

No Sudeste, espera-se menos chuva e mais calor. Há possibilidade de períodos mais quentes ao longo do litoral da região, incluindo o leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o sul e leste de Minas Gerais.

Frentes frias devem avançar com frequência pela costa do Sudeste, ajudando a formar corredores de umidade que aumentam as chuvas, com possibilidade de ocorrência de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).

Embora a previsão de chuva seja abaixo da média, especialistas não descartam a possibilidade de "chuvas expressivas" e isoladas na região. Eles ressaltam que o Sudeste, que historicamente registra um verão chuvoso, pode ter precipitações mais volumosas durante os episódios de ZCAS.

Sul

A previsão para a região indica que grande parte do Sul terá chuvas abaixo da média. As exceções serão o leste do Paraná e o nordeste de Santa Catarina, onde as chuvas devem se manter próximas ao volume típico do verão.

Os termômetros devem acompanhar a tendência do restante do país. Por isso, o verão nos estados do Sul também será mais quente do que o habitual.

Norte

Parte da região deve registrar chuvas abaixo da média. O sudeste do Pará e o centro-oeste de Rondônia devem receber menos precipitação do que o normal para o verão. Por outro lado, o sul de Rondônia deverá ter chuvas acima da média.

Embora a previsão indique menos chuva do que o habitual durante o verão, as precipitações serão volumosas e frequentes, o que ajudará na recuperação gradual dos rios da região, segundo a Climatempo. O instituto também afirma que não se espera um novo recorde histórico de vazão baixa nos rios da Amazônia.

A temperatura média no verão deverá ser superior à média em quase toda a região, com valores que podem ultrapassar 0,5°C ou mais.

Nordeste

Na maior parte da região, a previsão indica chuvas abaixo da média para o verão. Esse padrão de precipitações inferiores ao normal deve afetar especialmente o centro-leste do Nordeste, incluindo estados como Pernambuco.

Os estados do Nordeste terão temperaturas acima da média. De acordo com o Inmet, Maranhão, Piauí, Bahia, além do oeste da Paraíba e de Pernambuco, serão as áreas mais afetadas pelo calor, com temperaturas que podem superar 1°C acima do normal para a estação.

Centro-Oeste

O Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul devem registrar volumes de chuva próximos ou até abaixo da média histórica.

De acordo com a Climatempo, embora não se esperem ondas de calor frequentes, alguns picos de calor podem afetar o centro-sul e o oeste de Mato Grosso do Sul ao longo do verão.

O verão chega com tudo amanhã e promete um clima intenso em todo o território brasileiro. Por isso, é importante se cuidar, se hidratar e ficar atento a saúde neste período.

Veja também:

Por Luíza Fernandes

Atualizado em 20 Dez 2024.