A Canvas Galeria inaugurou recentemente a exposição Os Grafiteiros, que fica em cartaz até dia 14 de março. A mostra exibe o que existe de melhor no grafite nacional e apresenta a prática como a forma mais genuína de arte contemporânea.
O Guia da Semana esteve presente no primeiro dia da exposição e lista agora 10 motivos para você visitá-la. Confira:
1- CANVAS GALERIA DE ARTE
Estar na Canvas Galeria, sem dúvida, já vale o passeio. O ambiente, não muito grande, é clean e aconchegante, daqueles que fazem com que nos sintamos em casa. Para essa exposição a fachada recebeu um dos desenhos expostos lá dentro, do grafiteiro Crânio - o que faz com quem entremos no clima antes mesmo de ver a mostra.
2- KOBRA
A exposição conta com duas obras do artista kobra, que começou sua carreira como pichador, depois um grande grafiteiro e que hoje considera-se um muralista.
Suas criações são ricas em detalhes e algumas simulam três dimensões.
3- ANNY LEMOS
Anny Lemos representa a nova geração de artista e também apresenta duas obras na mostra. Sobre seu método de criação, afirma que se utiliza da autorreferência, partindo de um traço ou de um ícone, criando espaços que se contrapõem a áreas de tensão, relacionando sempre com a emoção humana.
4- TOZ
É praticamente impossível ver uma arte do carioca Toz e não sentir-se feliz. Seu traço peculiar e colorido dá vida a seres humanos e animais. O artista utiliza diferentes materiais, como papelão, caneta posca, tinta acrílica, foto colagem e até computação gráfica.
5- CRANIO
Cranio está presente em quatro obras, além da fachada da galeria. O índio, sempre presente em sua arte, nasceu como tentativa de criar uma personagem com a cara do Brasil, e está sempre envolvida em situações de humor crítico.
6- ORION
Orion utiliza-se da fotografia como arte base para suas criações e também marca presença na exposição.
7- NUNCA
Segundo o artista, o grafite está na rua e o que ele faz é refinar a linguagem, aliando-a à experiência e à vivência. Seus traços são extremamente expressivos e nos prendem à tela de forma única.
8- TINHO
Tinho também está na exposição e busca, com sua arte, entender e expressar a relação do homem com o ambiente artificial das grandes metrópoles, onde as pessoas convivem, mas não compartilham suas individualidades.
9- BINHO
Binho tem um apelo singular de expressão e já ilustrou embalagens que vemos diariamente, como Nescau, campanhas publicitárias da Ford, Brasil Telecom, Motorola, Red Bull, Nestlé, Nike, Skol e muitas outras.
10- DAS RUAS PARA GALERIAS
A mostra é uma oportunidade de reconhecer traços que estamos acostumados a ver apenas nas ruas, em um ambiente completamente diferente. Lá, podemos ver de perto detalhes e elementos utilizados por cada grande artista, o que não temos tempo de fazer quando passamos de carro ou com pressa por algum muro.
Por Nathália Tourais
Atualizado em 5 Mar 2015.