O CCBB recebe, entre 13 de julho e 23 de setembro, a mostra Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas, que apresenta 57 obras de um dos mais importantes movimentos artísticos. A exposição traz obras de artistas como Rafael, Ticiano, Tintoretto, Leonardo da Vinci e Michelangelo.
Divulgação
Leda e o Cisne, de Leonardo da Vinci
Neste óleo sobre tela, Leda representa a rainha de Esparta, e Zeus aparece transfigurado em cisne. Este é um mito grego no qual Zeus, o cisne, seduz Leda e a engravida. O estilo foi considerado muito erótico na época em que foi feito (sem data exata). É possível observar toda a técnica sobre perspectiva aérea. Em primeiro plano, as linhas dos contornos são mais vivas e, à medida em que a imagem se afasta, perde a nitidez.
Divulgação
Estudo de fortificação para Porta al Prato (1529-1530), de Michelangelo
Lápis, bico de pena e aquarela sobre papel - 38,8 x 55,8. Esse estudo mostra porque a pintura de Michelangelo - que pensava em 3D, como um arquiteto -, ser a transposição de volumes para a superfície.
Divulgação
Cristo Abençoando (1506), de Rafael
Além de estar abençoando, a obra também mostra Cristo com as marcas de crucificação. Ele está retratado de forma heroica; possui referências do estudo de anatomia, influenciada pela estética de Leonardo da Vinci e lembra as esculturas clássicas.
Divulgação
Assassinato de Abel (1550-1555), de Tintoretto
Nesta tela, Tintoretto usou a influência dos nus de Michelangelo para retratar as figuras dos corpos em luta. Os contrastes entre claro e escuro vêm de Ticiano.
Divulgação
Maddalena (1550-1555), de Ticiano
Madalena, além de santa, foi pintada como mulher, por Ticiano. A figura de ex-prostituta, olhando para o céu em harmonia com sua paisagem natural ai fundo, fica ainda mais próxima de quem a vê.Por Rafaela Piccin
Atualizado em 31 Jul 2013.