O ano ainda não chegou ao fim, mas o calendário de exposições em São Paulo em 2024 já está a todo vapor. Espaços como a Pinacoteca e o MAM, além do MIS Experience e sua mostra em homenagem aos 40 anos de Chaves, prometem conquistar o público com uma programação caprichada. Animou?
Confira 7 exposições em São Paulo para ficar de olho em 2024!
Chaves: A Exposição | MIS Experience
Em homenagem aos 40 anos de estreia de um dos seriados de TV mais queridos do Brasil, o MIS Experience recebe, a partir de janeiro, Chaves: A Exposição. A maior mostra já realizada no mundo sobre a atração irá celebrar as quatro décadas de exibição do icônico programa de TV no Brasil, com a reconstrução de mais de 20 cenários emblemáticos que fizeram parte da vida de milhões de espectadores.
- Período: a partir de 15 de janeiro
- Endereço: R. Cenno Sbrighi, 250 - Água Branca
George Love - O Artista Essencial | MAM São Paulo
A agenda de 2024 do Museu de Arte Moderna de São Paulo inicia em 29 de fevereiro com uma grande retrospectiva do fotógrafo afro-americano George Love. Com curadoria de José de Boni, a mostra levará ao público uma seleção do arquivo deixado pelo fotógrafo - e conservado pelo curador, que também foi seu amigo - e objetos relevantes de sua história.
- Período: 29 de fevereiro a 12 de maio de 2024
- Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera
Llygia Clark | Pina Luz
A programação da Pinacoteca começa em março, no edifício da Pina Luz, com a exposição panorâmica de Lygia Clark. A mostra apresentará o legado da artista que transformou significativamente as possibilidades de produção, recepção e experimentação artísticas no Brasil e no mundo. A exposição perpassa diferentes momentos da carreira de Clark, apresentando seus objetos relacionais e proposições.
- Período: 2 de março a 4 de agosto de 2024
- Endereço: Praça da Luz, 2
60 Anos de Ditadura | Pina Estação
Na efeméride de 60 anos do Golpe Militar brasileiro, a Pinacoteca, em parceria com o Memorial da Resistência de São Paulo, constrói diálogos sobre o estado de exceção a partir dos acervos artísticos e documentais de ambas as instituições. 60 Anos de Ditadura entra em cartaz na Pina Estação em março de 2024.
- Período: 30 março a 18 agosto de 2024
- Endereço: Largo General Osório, 66
Cecília Vicuña | Pina Contemporânea
Ainda no primeiro semestre, a Pinacoteca apresenta uma retrospectiva dos mais de 55 anos de trajetória da artista chilena Cecília Vicuña. A mostra levará pinturas, fotografias, vídeos, peças sonoras, esculturas e instalações para a Pina Contemporânea. Um de seus trabalhos mais emblemáticos, "Menstrual" (2006), poderá ser visto pelo público pela primeira vez no Brasil.
- Período: 16 maio a 15 setembro de 2024
- Endereço: Av. Tiradentes, 273
Gabriel Massan | Pina Contemporânea
Em agosto, Gabriel Massan levará à Galeria Praça da Pina Contemporânea um projeto centrado em um jogo de videogame desenvolvido em colaboração com outros artistas brasileiros, tornando a mostra uma experiência imersiva para o público.
- Período: 31 agosto até fevereiro de 2025
- Endereço: Av. Tiradentes, 273
38º Panorama da Arte Brasileira
No segundo semestre, O MAM se prepara para receber em todos os seus espaços expositivos o 38º Panorama da Arte Brasileira, mostra bienal e fundamental na história do museu. Com curadoria de Germano Dushá e Thiago de Paula Souza, o projeto indica o objetivo dos curadores em traçar um horizonte multidimensional da produção artística contemporânea do Brasil.
- Período: 3 de outubro de 2024 a 26 de janeiro de 2025
- Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera
E aí, curtiu?
Qual dessas exposições você está mais animado para visitar?
Atualizado em 23 Dez 2023.