O Museu das Ilusões, maior acervo de ilusão ótica do mundo, escolheu o Shopping SP Market como sua nova casa em São Paulo. O estudo das ilusões óticas traz um paradigma intrigante: “O que pensamos que estamos vendo, muitas vezes não é a verdade!”. Para explicar como isso acontece na prática, a exposição traz uma experiência de entretenimento, unindo educação e diversão, com novas atrações e totalmente repaginado.
O museu reúne diversão e conhecimento sobre ilusões visuais, que intrigam o público e a lógica, capaz de entreter os visitantes de forma interativa. Além de espaços instagramáveis, como os painéis 3D, que permitem fotos e filmagens de situações que parecem impossíveis.
Instalado em um espaço amplo, de aproximadamente 1.000 metros quadrados, a exposição ultrapassa 100 atrações, com experiências divertidas e de ilusão de ótica, que brincam com o cérebro e com a razão. Entre as novidades está uma escultura de sombra, feita com materiais reciclados, retirados do lixo. Ao ser observada nos detalhes não se percebe a imagem que a partir de uma luz dirigida reflete a imagem do cantor Michael Jackson dançando.
Outra novidade inédita é a escultura em homenagem ao Silvio Santos feita a partir de fragmentos tridimensionais que formam a imagem de um dos maiores comunicadores do Brasil. Na exposição também é possível encontrar um holograma de espelhos esféricos 3D que apresenta a sensação de uma imagem flutuando no ar.
O acervo ainda reúne diversos efeitos que provocam as ilusões de ótica, entre eles, uma variedade de painéis 3D – que parecem colocar a pessoa na cena, dezenas de quadros cinéticos - que parecem se mexer provocado por micro movimentos oculares, peças anamórficas, jogo de espelhos, e tantas outras experiências que provocam as ilusões, como a retenção de retina, que leva o olho a ver o que não é real.
Já as instalações Vórtex, Casa Invertida, Pezão do Gigante e a Sala de Ames também estão no novo espaço.
SERVIÇO
Museu das Ilusões no Shopping SP Market
Quando: a partir de 12/04
Horário: de terça a sábado, das 10h às 22h, com entrada até às 21h; domingos das 12h às 20h, com entrada até às 19h; feriados: das 12h às 20h, com entrada até às 19h.
Atualizado em 11 Abr 2025.