Até o dia 24 de maio, os museus do Brasil e do mundo estão comemorando duas semanas importantes para a cultura. Até o dia 17 de maio, ocorre a Museum Week, em que várias instituições culturais do mundo se reúnem para promover uma programação com o tema “togetherness – 7 days, 7 themes, 7 hashtags”.
Já do dia 18 ao 24, ocorre no Brasil a 18ª Semana Nacional dos Museus, sob o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, em que as instituições nacionais prepararam uma programação online muito interessante.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu todos os eventos online que fazem parte da Museum Week e da Semana Nacional dos Museus. Confira:
CCBB
No mês de maio, o CCBB traz a exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” para o universo online. A mostra inédita sobre o Egito Antigo discute um pouco da cultura deste povo por meio de um amplo panorama sobre o cotidiano, a religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade.
A seleção de obras para o CCBB reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo. Faça uma visita virtual completa pela exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” com narração do curador Pieter Tjabbes.
MUSEU CASA DE PORTINARI
No Museu Casa de Portinari, a programação contará com a participação da artista Ana Ferreira (@anna.ferreira.796) e de funcionários do museu. O público pode recriar obras de Portinari; curtir exibição de vídeo em homenagem aos 50 anos do Museu; ver apresentação do Programa de Sustentabilidade Ambiental que aplica medidas para que as atividades do museu não impactem de forma negativa no meio ambiente; e saber dos destaques para a visita virtual no site da casa. Todas as atividades serão promovidas pelas redes sociais @museucasadeportinari.
Para a 18ª Semana de Museus, em que o tema deste ano é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, estão programadas uma parceria com a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" - Funap, na qual o Museu Casa de Portinari e a direção da unidade tem o propósito de levar cultura e arte para dentro da unidade prisional, além de exibição dos projetos socioculturais do Museu.
ITAÚ CULTURAL
O Itaú Cultural participa via Twitter (@itaucultural) do MuseumWeek, festival internacional dedicado às instituições culturais nas mídias sociais. As postagens realizadas pelas organizações participantes seguirão hashtags distintas a cada dia, com os assuntos: Heróis, Cultura na Quarentena, Juntos, Momentos Museu, Clima, Tecnologia e Sonhos. As do Itaú Cultural estarão no Twitter sempre às 13h.
MUSEU DO IPIRANGA
O Museu do Ipiranga participa da ação digital com uma live no dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus - sobre o plano digital da instituição e a parceria com a plataforma Wikipedia. A transmissão conta com as participações da diretora Solange Ferraz de Lima, do presidente do Wiki Movimento Brasil, João Alexandre Peschanski, e de um dos membros fundadores do movimento, Célio Costa. A live será transmitida às 15h pelos canais do Facebook e Instagram do Museu. Além desta, até o dia 17, o museu preparou uma série de postagens em suas redes sociais para a MuseumWeek.
MUSEU DO CAFÉ
O Museu do Café está com uma programação recheada para o mês de maio. De 8 a 17, acontece o Mercado Coffee, que em edições anteriores reuniu 20 expositores de grandes e pequenas marcas ligadas ao grão - mas dessa vez, a feira será online. Para a Museum Week, até o dia 17, o Museu do Café participará com postagens no Facebook, Instagram e Twitter para fomentar a divulgação do trabalho do museu.
Já para a Semana Nacional de Museus, de 18 a 24 de maio, o museu traz o projeto “Vozes da Memória”, no qual os visitantes virtuais são convidados a enviarem depoimentos via áudio do WhatsApp sobre o tema “o que o acervo do Museu desperta em você?”. Após o recolhimento, uma coleção de vídeos e trechos transcritos desses envios será disponibilizada nas redes sociais em 23 de maio. Os interessados podem entrar em contato pelo (13) 99719-4173. No dia 22, às 19h, os pesquisadores da instituição, Bruno Bortoloto e Pietro Amorim, apresentarão uma live no Instagram @museudocafe sobre a elaboração de projetos de história oral.
No dia 20 de maio, o museu disponibiliza a exposição virtual “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”. A mostra trata das vozes, memórias e experiências das jovens e adultas que contribuíram com o desenvolvimento da trajetória do café.
Além disso, dia 24 é o Dia Nacional do Café, e o museu traz uma série de vídeos com especialistas da área de barismo em que o público vai conhecer mais sobre este grão, seu preparo e harmonização. O barista do Centro de Preparação de Café, Hallyson Ramos, apresenta duas lives no Instagram. Às 12h, dicas envolvendo o preparo caseiro do cafezinho ganham destaque; já às 16h, o assunto é a criação de latte art – desenhos decorativos feitos a partir do leite – em casa.
MUSEU FELÍCIA LEIRNER
Dentre as atividades online do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, estão um desafio para que os internautas reproduzam obras de arte utilizando objetos de casa e atividades em que compartilham fotos de apresentações e práticas educativas que aconteceram nos últimos anos, além de ações virtuais diárias nas redes sociais, como oficinas, lives, exibições de música e dança, contação de histórias e jogos interativos. Todas as atividades serão promovidas pelas redes sociais @museufelicialeirner.
CASA DAS ROSAS
No dia 20 de maio, a partir das 16h30, Alexandra Rocha, supervisora do núcleo educativo da Rede, mediará a live “Arquiteturas da memória” pelo Facebook do museu. A mostra “Casa das Rosas: Arquiteturas da memória”, que esteve em cartaz no museu de setembro de 2018 a março de 2019, também será a base da visita online e será uma segunda chance para o público que não conseguiu conferir na época.
Em 23/05, às 15h, a Casa das Rosas realiza o "Expresso Poesia: stand-up poético", que dessa vez conta com o poeta e professor Jefferson Santana. Durante 30 minutos, o convidado apresenta poemas autorais e de escritores que influenciaram a sua própria produção literária. Essa ação do museu convida poetas de diversas gerações. A apresentação será pelo Facebook do local.
MUSEU ÍNDIA VANUÍRE
O Museu Índia Vanuíre promove ações para os dias com temáticas indígenas. Dentre os exemplos, está o convite para o público visitar o museu de forma on-line; apresentação dos recursos de acessibilidade por meio de vídeos; curiosidades sobre a construção do prédio que abriga o espaço cultural e como os indígenas preservam o meio ambiente.
Outra interação será entre 11 e 17 de maio. O Museu Índia Vanuíre participará com homenagem às referências indígenas locais, desafios para todos liberarem a criatividade ao produzir, por exemplo, um cocar.
Na sequência, entre 18 e 20 de maio, o equipamento integra a Semana de Museus Virtual com apresentação dos seus recursos de acessibilidade; depoimentos de participantes dos projetos socioculturais "Aguçando as Memórias" e "O Olhar é o Sentir pelas Mãos", que acontecem mensalmente na unidade; além de declarações dos povos indígenas locais sobre a importância do Museu para a cultura de seu povo. Mais informações sobre a agenda no site www.museuindiavanuire.org.br ou pelas redes sociais @museuindiavanuire.
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Já em 22 de maio, a partir das 16h30, a Casa Guilherme de Almeida realiza a visita virtual “Guilherme de Almeida e os modernismos” via fanpage. Maryangela Barbieri e Rafael Veloso, educadores do museu, vão mediar essa atividade para mostrar a atuação do escritor e crítico Guilherme de Almeida na Semana de Arte Moderna em 1922. A partir da leitura desses poemas e do contato virtual com o acervo do museu, serão destacados aspectos modernistas da multifacetada coleção reunida pelo poeta.
CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade integra também as duas semanas dedicadas à cultura. No dia 21 de maio, das 16h30 às 17h, a casa apresenta a visita online “Educação formal e educação não-formal”. O debate na fanpage se voltará para os desafios de alinhar o encontro entre essas duas vertentes de ensino. A mediação será feita por Arthur Major, educador do museu.
A Casa Mário de Andrade traz a palestra “Produção de conteúdos culturais na era digital” no dia 23 de maio, a partir das 16h30. A inscrição fica aberta até 22/05 ou até o preenchimento das vagas, por este link.
E aí, gostou da programação dos museus?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 18 Mai 2020.