Uma das exposições mais esperadas do ano, Miró, a força da matéria, começou neste sábado, 23 de maio, no Instituto Tomie Ohtake. A mostra ocupa o piso superior do local, na mesma disposição do espaço que recebeu Dalí - duas salas laterais e uma central.
Para que você saiba tudo a respeito e provoque ainda mais sua curiosidade para visitá-la, contamos tudo o que está rolando por lá em 10 fotos. Confira:
Fotos pessoais
A exposição conta com imagens pessoais de Miró, o que nos aproxima muito mais do artista. Imagens de seu processo criativo, em sua casa e outras situações de intimidade estão espalhadas entre as obras das duas salas no Instituto.
Disposição
A mostra está separada por sessões e em cada parede que as diferencia existe uma foto pessoal. No primeiro espaço, vemos um resumo do repertório pictórico do artista, uma seleção de pinturas dos anos 30 que já possuem traços determinantes de sua poética, como a linha espontânea, a aûsência de gravidade e múltiplos materiais.
Obras expostas
No total, a exposição conta com 112 obras do artista. 48 delas são de colecionadores e uma é inédita.
Obras inéditas
De todas as obras expostas, esta é inédita e nunca vista, exposta ou fotografada anteriormente. Ela veio diretamente da casa do neto de Joan Miró, especialmente para essa exposição.
Esculturas
Além de pinturas, a mostra conta com esculturas, feitas no final dos anos 60.
Processo criativo - Vídeo
O ambiente também mostra como essas esculturas eram feitas - sempre com objetos precários, sucatas, lixos e construindo personagens.
Cores
Miró desafiou não apenas sua família - que não aceitava o fato de ele querer ser artista - como também da academia. Assim, criou sua marca dando cores e traços a um surrealismo peculiar.
Influências
A mutação interior da poesia surrealista, da música dadaísta e do mundo dos sonhos, tão empregado por Sigmund Freud, fez com que Miró liberasse todo um imaginário coletivo e um simbolismo bem característico.
Mudança
Com o passar dos anos a escolha das cores de suas obras mudou. O que antes era super colorido, deu lugar às obras mais sóbreas devido as limitações da idade e também a morte de amigos como Picasso e Dalí.
Últimos trabalhos
A última sala é um panorama das últimas décadas da vida do artista, passando por desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e toda a amplitude de sua criação.
Por Nathália Tourais
Atualizado em 28 Jul 2015.