Incrível! Essa é a melhor palavra que define a exposição “Rá-Tim-Bum, O Castelo”, que chega ao Memorial da América latina nesta sexta-feira, 31. Com 22 cenários reproduzidos com o máximo de fidelidade dos originais em 700m2, a mostra proporciona uma verdadeira experiência sensorial e sentimental. E claro, uma encantadora vivência nostálgica aos adultos.
Cheia de interatividade e segredos, a exposição surpreende desde o início. Logo de cara você se depara com uma reprodução fiel da parte externa do Castelo com tudo o que o público viu e reviu na TV Cultura: porta, torre (a da mostra tem 15 metros de altura), bandeira tremulando, janelas, colunas e cata-vento, além do saudoso porteiro ♥
Ao cruzar pela porta de entrada, é possível respirar um pouco de cada personagem do seriado, pois cada um ganhou um espaço mágico e lúdico na mostra – é possível explorar o quarto da Morgana, conhecer o laboratório dos gêmeos cientistas Tíbio e Perônio, se encantar (e interagir) com a famosa sala de música, se espantar com a quantidade de livros existentes na Biblioteca do Gato Pintado, entre outras experiências.
A cozinha e o hall do Castelo são os ambientes mais impressionantes. No primeiro espaço, é possível apreciar as diversas e fofas gavetas coloridas, bem como a famosa mesa com bancos de estampa de frutas.
Já o hall é o cenário mais grandioso e – talvez – o mais aguardado pelo público (o espaço é o último da exposição). Afinal, é lá que se encontram a árvore da Celeste, o quarto do Nino (SIM, É POSSÍVEL SENTAR NA PORTA GIRATÓRIA!) e a escadaria que leva ao quarto da Morgana (literalmente).
É pertinente afirmar que a exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo concretiza o sonho dos amantes da série em entrar no Castelo e vivenciar a experiência de interagir com os personagens e ambientes. O passeio é mágico e extremamente nostálgico para quem acompanhou o programa, exibido entre 1994 e 1997 na TV Cultura.
No entanto, quem visitou a mostra Castelo-Rá-Tim-Bum – A Exposição, que ocupou o Museu da Imagem e do Som em 2014, não terá graaandes surpresas. A montagem do Memorial da América latina é bem semelhante ao do MIS – o grande finale é igual, por exemplo.
Veja uma galeria com fotos da exposição:
Atualizado em 30 Mar 2017.