Além de uma ampla programação de show e eventos pela cidade, o aniversário de 459 anos de São Paulo é uma boa chance para apreciar algumas boas exposições e mostras de arte em cartaz.
+ Exposição sobre David Bowie chega ao Brasil em janeiro de 2014
+ Confira opções de restaurantes para o dia 25 de Janeiro
+ Veja os shows que rolam no aniversário de São Paulo
+ Confira a agenda cultural do aniversário de São Paulo
+ Peças em cartaz no aniversário de São Paulo 2013
Para facilitar, o Guia da Semana listou algumas mostras em cartaz na cidade da garoa.
Circuitos Cruzados: O Centre Pompidou encontra o MAM
A mostra é a reunião de duas coleções relativamente diferentes: a do Centre Pompidou, que cobre todos os estilos artísticos e obras oriundas de diversas culturas – principalmente a ocidental, mas também a asiática, a sul-americana, a africana – e abrange dois séculos; e a coleção do MAM São Paulo que aborda a cena moderna e contemporânea brasileira.
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM), das 10h às 18h (25/01)
Cápsula do Tempo: identidade e ruptura no vestir de Ney Matogrosso
A mostra conta com aproximadamente 30 figurinos, restaurados pelo Senac e expostos em manequins especialmente fabricados com as medidas e as feições de Ney Matogrosso, além de objetos originais como sapatos e colares, usados em shows e apresentações durante seus 40 anos de carreira.
Onde: Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro, das 9h às 21h (25/01)
A mostra percorre a história do nosso país por meio de 400 fotos feitas entre 1833 e 2003. Com curadoria assinada pelo fotógrafo e professor Boris Kossoy e pela historiadora Lilia Moritz, quatro eixos temáticos conduzem a montagem: política, sociedade, cultura/artes e cenários.
Onde: Instituto Tomie Ohtake, das 11h às 20h (25/01)
4ª Mostra SP Samsung de Fotografia
Aproximadamente 500 imagens serão exibidas em galerias, escritórios de arte, lojas, estacionamentos, restaurantes, bares e muros previamente autorizados no bairro da Vila Madalena. Dentre os 65 fotógrafos convidados, estão Tuca Vieira, Flavio Samelo, Adi Leite, Claudio Edinger, Lucia Guanaes e Mônica Zarattini.
Onde: No bairro da Vila Madalena, de acordo com o horário de funcionamento dos estabelecimentos
As Origens do Fotojornalismo no Brasil: Um Olhar Sobre o Cruzeiro
A mostra conta com 400 imagens marcantes da revista O Cruzeiroque reproduzem a história do nosso país por duas décadas. Peter Scheier, Marcel Gautherot e José Medeiros constam na seleção.
Onde: Instituto Moreira Salles, das 13h às 19h (25/01)
Nosso Oscar Niemeyer
Inaugurada no dia 13 de dezembro, a mostra deve chegar a 105 trabalhos, um para cada ano de vida de Niemeyer. Os trabalhos foram feitos por cartunistas e caricaturistas de todo o Brasil.
Onde: Memorial da América Latina, das 9h às 18h (25/01)
2ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art
Entre os 50 artistas presentes neste ano estão os brasileiros Speto, Nunka, Finok, DMS e Minhau - que vai construir uma instalação de um gato de madeira com cerca de quatro metros-, e os gringos Kongo, ECB, Kress, Daze e Wernz. Quem passar por lá vai encontrar instalações,telas, fotografias, pinturas, painéis e esculturas na linguagem da arte urbana.
Onde: Museu Brasileiro da Escultura (MuBe), das 10h às 19h (25/01)
O público poderá ver fotos em preto e branco da atriz Dita Von Teese, Brigitte Bardot, Salvador Dalí, Edith Piaf, John Malkovich, Catherine Deneuve, Rafael Nadal, Zinedine Zidane, entre outros. Há ainda fotos de personalidades brasileiras como o tenista Gustavo Kuerten, a atriz Glória Pires e o escritor Paulo Coelho.
Onde: Museu Brasileiro da Escultura (MuBe), das 10h às 19h (25/01)
Beatriz Milhazes – Um Itinerário Gráfico
A mostra apresenta nove serigrafias, realizadas entre 1996 e 2003, que integram a primeira série de gravuras em grandes dimensões, realizadas em colaboração com a Durham Press (EUA).
Onde: Sesc Santana, das 10h às 18h (25/01)
A exposição conta com grafites assinados por Onesto e 15 grafiteiros do Projeto Quixote, um poema visual de Arnaldo Antunes, corações de Adriana Calcanhotto e muitas outras novidades, entre pintura, vídeo, fotografia, escultura, poesia visual e instalação interativa inspirados no trabalho de Gil.
Onde: Itaú Cultural, das 11h às 20h (25/01)
Atualizado em 10 Jan 2016.