Cosmopolita que é, o Rio de Janeiro está na rota mundial das artes plásticas, recebendo exposições de vários continentes, além dos próprios talentosos artistas nacionais. Para quem se encanta com o conjunto de formas e cores, a Cidade Maravilhosa oferece muitas exposições de arte para visitar em 2016.
O Guia da Semana selecionou algumas das exposições de arte imperdíveis no Rio de Janeiro em 2016.
Quem é o Homem do Sudário
De volta ao Rio, a mostra reconstitui a trajetória do Sudário de Turim, com réplicas da tumba, pregos, flagelo e da coroa de espinhos, entre outros objetos.
Onde: Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
Quando: 26 de maio a 26 de novembro
Horário: Diariamente, 8h às 17h
Quanto: Grátis
Errância
Depois de percorrer bares pela Lapa, Praça Tiradentes, Rocinha, Gávea e Leblon, o artista Floriano Romano apresenta sua instalação sonora resultado desses encontros com mesas e bicicleta microfonadas.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil
Quando: 29 de junho a 1 de agosto
Horário: Quarta a Segunda, 9h às 21h
Quanto: Grátis
ArtRio
A mostra anual já tem sua sexta edição confirmada na Zona Portuária. Ocupando quatro armazéns do Píer Mauá, importantes galerias do Brasil e exterior, o ArtRio é uma oportunidade para o público de conferir a obra de grandes mestres das artes plásticas e também de novos artistas.
Onde: Píer Mauá
Quando: 29 de setembro a 2 de outubro
ArtRua
Paralelo ao ArtRio, acontece o ArtRua, bem perto do local do primeiro. Criado pelo instituto R.U.A., é dedicado às artes urbanas. A mostra também chega à sexta edição com obras externas e internas feitas por artistas de todo o mundo. Um dos pontos altos do evento é a batalha de grafite, que atrai curiosos e admiradores dessa expressão artística genuína.
Onde: Centro Cultural Ação da Cidadania
Quando: 22 a 25 de setembro
Por Marco Sá
Atualizado em 25 Jun 2016.