A 90ª edição do Oscar acontece logo menos, mais precisamente no dia 4 de março, em Los Angeles (Estados Unidos), e a lista de indicados está de tirar o fôlego! Seja pelo roteiro, fotografia, direção ou elenco, alguns filmes merecem destaque - e você precisa assistir a cada um deles e os motivos são vários!
De suspense aclamado a obras que exploram a versatilidade do amor, vem dar uma chance para esses 11 filmes indicados ao Oscar 2018 que você vai querer ver:
Corra!
O filme 'Corra!' - que inclusive citamos nos imperdíveis de 2017 - é um ótimo suspense dirigido por Jordan Peele, que aliás, é o primeiro negro a alcançar uma bilheteria maior que US$ 100 milhões. O longa está concorrendo a 'Melhor Filme', 'Melhor Ator', 'Melhor Direção' e 'Melhor Roteiro Original'.
Sinopse: O longa acompanha um final de semana na vida de Chris (Daniel Kaluuya), um jovem afro-americano que visita a propriedade da familia de sua namorada. A princípio, Chris vê o comportamento exageradamente hospitaleiro da família como uma tentativa desajeitada de lidar com a relação interracial da filha, mas, no decorrer do final de semana, uma série de descobertas perturbadoras o levam a uma verdade que ele nunca poderia imaginar.
Me Chame Pelo Seu Nome
O diretor Luca Guadagnino aborda o amor da forma mais pura e delicada em 'Me Chame Pelo Seu Nome'. Entre as indicações, a obra está na lista de 'Melhor Canção Original', 'Melhor Roteiro Adaptado', 'Melhor Ator' e 'Melhor Filme'. Muito além de um filme LGBT, a película aborda sentimentos, sensações e a descoberta da sexualidade.
Sinopse: No norte da Itália, em 1983, um garoto de 17 anos se envolve com o assistente de seu pai, de 24 anos, com quem descobre sua sexualidade e percebe que, apesar de já ser bastante maduro para sua idade, ainda tem muito o que aprender sobre sentimentos.
A Forma da Água
'A Forma da Água' é última obra inventiva de Guillermo del Toro, diretor conhecido por longas como 'Hellboy' e 'O Labirinto do Fauno'. A história se passa no cenário dos Estados Unidos na época da Guerra Fria, em 1962. O filme está concorrendo em várias categorias, entre elas, 'Melhor Direção', 'Melhor Filme', 'Melhor Atriz' e 'Melhor Roteiro Original'.
Sinopse: No laboratório secreto e de alta segurança do governo onde trabalha, a solitária Elisa (interpretada por Sally Hawkins) vive presa em uma vida de isolamento. Sua vida muda para sempre quando ela e a colega Zelda (interpretada por Octavia Spencer) descobrem uma experiência secreta. Também estão no elenco Michael Shannon, Richard Jenkins, Doug Jones e Michael Stuhlbarg.
Dunkirk
O turbulento 'Dunkirk', de Christopher Nolan, está concorrendo a várias categorias, mas o excelente trabalho na área de efeitos sonoros e produção reúnem mais chances do longa garantir uma estatueta como 'Melhor Edição de Som', 'Melhor Fotografia', 'Melhor Design de Produção' e 'Melhor Montagem'.
Sinopse: Centenas de milhares de soldados aliados são cercados por forças inimigas. Encurralados na praia, com o mar em suas costas, eles enfrentam uma situação impossível à medida que o inimigo se aproxima. Aviões de combate da RAF - Força Aérea Real Britânica - assumem o combate ao inimigo no céu sobre o Canal da Mancha, na tentativa de proteger os soldados indefesos na praia. Enquanto isso, centenas de pequenos barcos conduzidos por militares e civis preparam uma ação desesperada de resgate, arriscando suas vidas numa corrida contra o tempo para salvar mesmo que uma pequena fração de seu exército.
Extraordinário
O emocionante 'Extraordinário' já tem praticamente em mãos sua estatueta de 'Melhor Maquiagem e Cabelo', isso porque a equipe conseguiu transformar por completo o rosto de Jacob Tremblay.
Sinopse: Adaptação do best seller “Extraordinário”, de R.J. Palacio, o filme traz Jacob Tremblay na pele de um menino com o rosto deformado, que precisa se encaixar numa nova escola e ensinar seus colegas a aceitá-lo. Com Julia Roberts e Owen Wilson.
Em Ritmo de Fuga
A briga está forte nas categorias de 'Melhor Edição' e 'Melhor Mixagem de Som', mas o filme 'Em Ritmo de Fuga' tem chances pelo ótimo trabalho final. Além da fotografia do longa ser deslumbrante, a trilha sonora não deixa nada a desejar.
Sinopse: Um talentoso piloto de fuga (Ansel Elgort) confia na batida da sua trilha sonora para ser o melhor de todos no que faz. Quando ele conhece a garota dos seus sonhos (Lily James), Baby vê uma chance de largar a sua vida no crime e sair dela limpo. Mas depois de ser coagido por um chefe do crime (Kevin Spacey), ele deve enfrentar a música que toca quando um assalto dá errado e ameaça a sua vida, o seu amor e a sua liberdade.
Três Anúncios Para um Crime
As atuações de Frances McDormand e Sam Rockwell são os grandes pontos fortes em 'Três Anúncios Para um Crime'. O longa está concorrendo a 'Melhor Filme' e as apostas são grandes - ainda mais pelo assunto da película ser tão atual.
Sinopse: Inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha, Mildred Hayes (Frances McDormand) decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby (Woody Harrelson), responsável pela investigação.
Lady Bird
Entre os fatos interessantes por trás de 'Lady Bird', é impossível não mencionar o fato de Greta Gerwig ser apenas a quinta mulher indicada no Oscar - um absurdo. A diretora está concorrendo em 'Melhor Direção' e ainda tem 'Melhor Roteiro'. O filme causou burburinho ao receber apenas críticas positivas e zero negativas no Rotten Tomatoes.
Sinopse: Transitando entre humor e emoção, o filme apresenta a relação turbulenta entre mãe e filha. Adolescente, Christine (Saoirse Ronan) luta contra, mas é exatamente como sua mãe (Tracy Letts), uma enfermeira descontroladamente amável, profundamente teimosa e obstinada que trabalha para manter sua família depois que o pai (Laurie Metcalf) perde o emprego.
Eu, Tonya
A brilhante atuação de Margot Robbie faz de 'Eu, Tonya' um filme ainda mais surpreendente. A atriz Allisson Janney é outro destaque e concorre ao prêmio de 'Melhor Atriz Coadjuvante' por seu papel de “pior mãe do mundo” na biografia de Tonya Harding.
Sinopse: Desde muito pequena exibindo talento para patinação artística no gelo, Tonya Harding (Margot Robbie) cresce se destacando no esporte e aguentando maus-tratos e humilhações por parte da agressiva mãe (Allison Janney). Entre altos e baixos na carreira e idas e vindas num relacionamento abusivo com Jeff Gillooly (Sebastian Stan), a atleta acaba envolvida num plano bizarro durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994. Baseado em fatos reais.
Uma Mulher Fantástica
O longa 'Uma Mulher Fantástica' está concorrendo ao posto de 'Melhor Filme Estrangeiro' e traz no papel principal Daniela Vega, uma mulher trans.
Sinopse: Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.
The Post - A Guerra Secreta
Só o fato de um filme reunir Steven Spielberg, Meryl Streep e Tom Hanks já podemos esperar uma produção e tanto. O filme chega em uma hora oportuna para os Estados Unidos, já que aborda a briga entre Richard Nixon, presidente na época dos anos 70, contra a imprensa do 'Washington Post'. No momento atual, Trump está enfrentando problemas em relação a mídia.
Sinopse: Com direção de Steven Spielberg, a produção destaca Mery Streep e Tom Hanks em parceria inédita. O filme retrata a história real da divulgação de documentos secretos dos Estados Unidos referente a Guerra do Vietnã. Na história, Katharine Graham (Meryl Streep) – primeira editora de um grande jornal americano, o The Washington Post -, se alia a Ben Dradlee (Tom Hanks) com o intuito de expor os segredos do governo mantidos a sete chaves por quatro presidentes e por mais de três décadas. Juntos, eles superarão as diferenças e arriscarão suas carreiras em prol da verdade.
Por Juliane Romanini
Atualizado em 3 Fev 2018.