Mais uma temporada de Game of Thrones chegou e foi embora, deixando fãs pelo mundo todo perplexos com novas mortes, novas reviravoltas e até um novo romance que pode se complicar bastante com as informações reveladas no episódio final.
Agora, falta pouco para o fim e uma única temporada – que irá ao ar em 2019 – terá que dar conta de todas as perguntas que ainda ficaram em aberto. Enquanto ela não vem, relembre os melhores momentos da 7ª temporada:
Jon conhece Daenerys
A temporada começa a esquentar no terceiro episódio, quando Jon Snow aceita o convite de Daenerys Targaryen e finalmente viaja para o sul para conhecer a “nascida da tormenta”, deixando Sansa no comando do Norte. Chegando lá, ele fica desconcertado pela presença dos dragões e pelas credenciais da rainha, mas depois ganha sua confiança, aproximando-se cada vez mais daquela que, mais tarde, vai descobrir ser sua tia e concorrente ao Trono de Ferro.
Reencontro dos Starks
Ah, que saudade dessa turma! Enquanto Jon está no sul com Daenerys, os verdadeiros irmãos Stark se reúnem em casa. O reencontro é seguido de alguma frieza e certos desentendimentos, mas ainda assim é bom vê-los todos juntos! Bran retorna a Winterfell no terceiro episódio, enquanto Arya reaparece no quarto.
Morte de Olenna
Nenhum fã de Game of Thrones queria ver Olenna Tyrell sair de cena, mas, se era preciso morrer, então que fosse com estilo. Depois de ter seu castelo invadido pelo exército de Cersei e ganhar o “privilégio” de morrer com um veneno indolor, Olenna dá um gole no líquido e então olha para Jamie, com um sorriso nos olhos. Ela, então, conta para ele que foi a responsável pelo envenenamento de seu filho, Joffrey, e pede para que ele conte isso a Cersei. Lembrando que Joffrey fora vítima de um veneno muito mais agressivo e que Tyrion fora sentenciado à morte (e, consequentemente, matara seu pai e se aliara a Daenerys) por causa desse assassinato.
Churrasquinho de Lannisters
Seguindo a derrota em Jardim de Cima e Rochedo Casterly, Daenerys decide fazer uma demonstração de força e intercepta o exército de Jaime no caminho de volta para Porto Real. O ataque, que começa como uma guerra sangrenta entre Lannisters e Dothrakis, termina com uma rajada de fogo de Drogon que destrói, de uma vez, todo o comboio e parte dos soldados, encerrando a discussão e quase colocando um fim à jornada de Jamie e Bron.
Reencontro entre Jorah e Daenerys
A gente sabe que Dany está no meio de um romance com Jon Snow, mas como não torcer pelo fiel e apaixonado Sor Jorah Mormont? Mandado para o exílio por ter ajudado o rei Baratheon a espioná-la, ele é quase consumido pelo escamagris (mesma doença da pequena Shireen), até que Sam Tarly usa um tratamento experimental ilegalmente e consegue salvá-lo. No quinto episódio da sétima temporada, Jorah reencontra Daenerys, apresentando-se aos seus guardas como “um amigo”, ao que ela responde: “sim, ele é meu amigo”. Então, depois de um momento, eles finalmente se abraçam (sob o olhar nada contente de Jon).
Nasce um dragão de gelo
O sexto episódio foi o responsável por um mini-ataque-cardíaco nos fãs da série. Depois de embarcar no pior plano da história de Westeros, Jon Snow e um pequeno time de suicidas guerreiros atravessa a muralha para aprisionar um morto-vivo e levar até Cersei, provando que existe uma guerra muito mais urgente do que a batalha pelo trono de ferro. Lá, eles são cercados por white walkers e pedem socorro a Daenerys (via Gendry-maratonista e corvos-supervelozes). Ela, então, chega acompanhada de seus três dragões e ataca a horda, mas um de seus filhotes é atingido por uma lança jogada pelo próprio Rei da Noite. Morre, então, um dragão do fogo e nasce um dragão de gelo, engrossando o exército dos mortos. Pobre Dany!
Reencontro entre Tyrion e Cersei
Desde a quarta temporada não víamos uma cena envolvendo os irmãos Tyrion e Cersei Lannister, e podemos dizer com convicção que o reencontro foi de arrepiar! Acompanhando Daenerys em sua visita a Porto Real para pedir um armistício, Tyrion encara a irmã pela primeira vez depois de matar o pai de ambos. Quando a negociação fracassa, ele vai até ela conversar em particular, mesmo sabendo que isso poderia significar sua morte, e o que se vê é uma explosão de sentimentos e palavras afiadas.
Morte de Mindinho
Durante toda a temporada, Mindinho brincou de jogar as irmãs Stark uma contra a outra, plantando um pergaminho para Arya encontrar e fazendo a cabeça de Sansa para que ela pensasse que sua liderança estava ameaçada. As duas, porém, já conheciam a lábia traiçoeira do inimigo e se uniram num plano para derrubá-lo, aliviando os fãs que não aguentavam mais ver as duas se alfinetando. Sua morte, orquestrada por Arya, Sansa e Bran, juntos, foi uma das mais satisfatórias da série: Sansa requisita a presença de Arya no Salão Principal, como ele recomendara, mas anuncia o julgamento dele no seu lugar. Sem palavras, ele tenta se livrar das acusações (a morte de Lysa e Jon Arryn e a traição da família Stark), mas Bran intervém, lembrando que fora ele quem tentara matá-lo com a adaga que agora pertence a Arya. Arya, então, executa a sentença e dá um só golpe na garganta de Mindinho. Bravo!
Derrubada da Muralha
Para fechar a temporada e preparar os nervos para os episódios finais (que só vêm em 2019), a única barreira que separava os vivos dos mortos é finalmente derrubada. Montado em seu recém-convertido dragão, o Rei da Noite guia seu exército para a Muralha, onde Tormund (o ruivo) observa, desesperado. O dragão, então, lança sua chama azul em direção à parede de gelo, que desaba em segundos. Agora, os mortos podem passar e a verdadeira guerra vai começar.
Atualizado em 28 Ago 2017.