No ano de 1938, a Fortaleza de Anhatomirim foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e permaneceu durante anos em total abandono, até ser redescoberta e restaurada, quando passou a manutenção da Universidade Federal de Santa Catarina.
A Fortaleza de Anhatomirim recebe hoje cerca de 65% do contingente de mais de 200 mil pessoas de todo o mundo que visitam as fortalezas anualmente. Junto com as demais fortalezas que são gerenciadas pela Universidade Federal, ela constitui-se em um dos maiores e mais bem conservados conjuntos de arquitetura militar do Brasil, e um dos principais pontos de atração turística de Santa Catarina.
O conjunto que é o maior e mais monumental complexo da arquitetura colonial portuguesa existente no sul do país e ocupa uma área de 2.678 m². Sua entrada tem um conjunto de escadaria de acesso, ladeada por duas cortinas de muralhas. O quartel do comandante está erguido ao centro da Ilha e o da tropa sobre o terrapleno, voltado para o oceano Atlântico.
Como chegar
Para chegar à Fortaleza é indicado sair da BR-101, no km 185, Tijuquinhas, junto à ponte sobre o rio Camarão, e percorrendo cerca de 8 Km até a Praia do Antenor, onde há sempre algum barqueiro disponível para a travessia de aproximadamente 600 m até a Ilha de Anhatomirim.
Foto: Site /www.fortalezas.ufsc.br
Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
Horário(s) Diariamente, das 9h às 19h.
Ilha de Anhatomirim,,
00000-000
Telefone (48) 3721-8302
Atualizado em 16 Mai 2012.