A Ponte Octávio Frias de Oliveira pertence ao Complexo Viário Real Parque, composto por um conjunto de dois viadutos e a ponte. A construção situa-se nas imediações do bairro do Brooklin Novo, zona sul de São Paulo.
+ Confira os lugares para se sentir um verdadeiro paulistano
+ Veja a programação grátis em São Paulo
+ Confira a programação do Centro de São Paulo
A obra é também popularmente conhecida como Ponte Estaiada, por possuir feixes de cabo de aço que sustentam a sua estrutura. O nome da ponte é uma homenagem ao empresário e publisher do grupo Folha da Manhã Octávio Frias de Oliveira (1912-2007), e tem como objetivo reurbanizar a área de influência da avenida Jornalista Roberto Marinho e estabelecer uma ligação com a rodovia dos Imigrantes, que liga a capital paulista à Baixada Santista.
O projeto tem grandes dimensões, além de abranger uma ponte de dois braços que passam sobre o Rio Pinheiros, tem como destaque um mastro de concreto em forma de X com 138 metros de altura, que as sustenta por meio de estais. O complexo viário Real Parque é uma das cinco maiores estruturas da capital paulista. A ponte e os viadutos têm 1600 metros no total. O complexo viário Real Parque auxilia na travessia do Rio Pinheiros, no acesso a bairros como o Morumbi, Jabaquara e Campo Belo, e num melhor acesso à Avenida Morumbi.
Mapa do local
Ponte Octávio Frias de Oliveira
Avenida das Nações Unidas,, Oeste 04578-000
Atualizado em 13 Fev 2014.