Além de Florianópolis, o local toma oito municípios: Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes, além das ilhas de Fortaleza/Araçatuba, Ilha do Andrade, Papagaio Pequeno, Três Irmãs, Moleques do Sul, Siriú, Coral, dos Cardos e a ponta sul da ilha de Santa Catarina.
Com a paisagem da restinga, o Parque começa no litoral, sobe a serra, alcançando o planalto em meio à vegetação dos Pinhais, passando pela Floresta Pluvial da Encosta Atlântica, vegetação da Matinha Nebular e os Campos de Altitude da chapada da serra. Dentre a vegetação formam-se rios e córregos, que são responsáveis pelo fornecimento da água potável utilizada pelos moradores de toda Grande Florianópolis.
A sede fica às margens da BR-101, no município de Palhoça, a 40 km de Florianópolis, em direção ao Sul do Estado. Fechada para reformas desde 98, foi reaberta com várias novidades, como a área para oficinas de educação ambiental, estacionamento e trilha interpretativa, onde os visitantes podem acompanhados por guias, caminhar por partes da sede do Parque antes inacessíveis, observando a fauna e a vegetação local.
Foto: José Eduardo Cardoso
Mapa do local
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro - Palhoça
Horário(s) diariamente, 8h às 17h.
Sul
Rodovia BR-101, s/nº, 88090-000
Rodovia BR-101, s/nº, 88090-000
Atualizado em 21 Fev 2014.