Guia da Semana

A franquia Phoenix Wright – Ace Attorney é certamente uma das minhas favoritas em todo o universo dos games, o jogo que me fez reencontrar uma paixão há muito tempo perdida por jogos de investigação e point-click. Dito isso, a Capcom me fez um fã feliz quando anunciou uma compilação remasterizada de dois dos meus jogos favoritos dessa série, também considerados spinoffs da narrativa principal. Trata-se de Ace Attorney Investigations Collection que reúne as duas aventuras estreladas por Miles Edgeworth, promotor que serve como rival de tribunal e ocasional aliado de Phoenix Wright.

A coletânea reúne Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth e Ace Attorney Investigations 2: Prosecutor’s Gambit. É a primeira vez, inclusive, que o segundo título receberá uma tradução oficial para o ocidente, marcando o momento em que finalmente todos os jogos dessa excelente saga chegam em nosso lado do globo. O lançamento está marcado para 6 de setembro, para PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e PC, via Steam. À convite da desenvolvedora, pudemos conferir como está o título e trazemos agora nossas primeiras impressões em mais uma preview do Pizza Fria!

Investigando tramas internacionais

Ambos os jogos nos colocam no papel do promotor Miles Edgeworth, já conhecido por fãs de Phoenix Wright, ainda que normalmente em um papel oposto ao nosso. Usando de diferentes habilidades lógicas e auxilio de personagens antigos e novatos, iremos percorrer histórias que tem impacto internacional no universo da franquia, desvendando relações entre assassinatos e mistérios que englobam diferentes nações fictícias.

O título Ace Attorney Investigations é bem apropriado, pois uma das características que separam esses títulos do resto da franquia é o afastamento das partes de tribunal e foco em investigações de cena de crime. Não tema, porém, se você gosta de provar argumentos usando evidência. Essa mecânica ainda continua no jogo, só é utilizada em momentos distintos da investigação.

O gameplay traz uma perspectiva de terceira pessoa – outra divergência da série principal – e além de coletar pistas ao explorar diferentes cenários, também podemos interagir com personagens que lá estão localizados.

Longe do misticismo que costuma permear as histórias de Phoenix, Edgeworth se mune de sua habilidade lógica para “encaixar”, tal como um quebra-cabeça, pensamentos distintos em novas deduções que avançam seu entendimento de cada caso. A mecânica é bem satisfatória em seu uso e ressalta como esses títulos em particular investem mais no lado “detetive” da franquia.

Ace Attorney Investigations Collection
Um jogo dessa franquia não poderia ficar sem o clássico “OBJECTION”! (Imagem: Reprodução/João Gabriel Marques)

As buscas por evidência têm diferentes cenários, que vão desde a análise de vários objetos em uma visão de primeira pessoa onde podemos deduzir novas informações contrastando o que achamos outras pistas já adquiridas até a recreação virtual do momento de um crime.

O segundo jogo expande ainda mais a variedade de mecânicas, introduzindo a capacidade de recriar diferentes janelas de tempo nas construções virtuais, analisar objetos com tecnologia forense e, o meu favorito, Mind Chess.

Em certos segmentos, nosso protagonista entra em diálogos especiais com outros personagens e precisa escolher entre diferentes abordagens para conseguir a informação correta, ainda que as vezes a melhor abordagem seja não dizer nada. Tal como um jogo de xadrez, é necessário entender o pensamento de seu oponente e agir na hora certa para capturar as peças que nos levarão a vitória.

Se você que lê esse texto se preocupa com a repetição no gameplay, fique totalmente despreocupado. Ainda que a jogabilidade seja focada em segmentos de investigação, existe grande variedade de recursos e casos bem distintos para desvendar.

Ace Attorney Investigations Collection
A grande variedade de mecânicas afasta o perigo da repetição excessiva. (Imagem: Reprodução/João Gabriel Marques)

Ace Attorney Investigations Collection é um Remaster com R maiúsculo

Relançamentos de jogos podem ser um tópico complexo, afinal trata-se da empresa lançar títulos que não são inéditos e já foram terminados por muitas pessoas. Felizmente, os desenvolvedores de Ace Attorney Investigations Collection incluíram diversas novidades que valorizam essa coletânea. Os modelos dos personagens foram totalmente refeitos e estão lindíssimos, com animações fluentes e expressivas e os gráficos originais também podem ser selecionados.

Outro destaque para quem já percorreu essas narrativas antes e gostaria só de reviver casos específicos é a capacidade de escolher qualquer capítulo de ambos os títulos já na primeira vez que o jogo inicia. Essa medida é muito bem pensada para aqueles que querem revisitar o jogo e não se preocupar em precisar passar por tudo na integra para reviver momentos de maior destaque.

Para fechar com chave de ouro, é disponibilizada uma extensa galeria, com ilustrações, modelos de personagens e músicas da série, além de missões especiais a serem realizadas em cada capítulo da história.

Ace Attorney Investigations Collection
A galeria conta com conteúdo extenso. (Imagem: Divulgação)

O que esperar de Ace Attorney Investigations Collection?

Ace Attorney Investigations Collection me parece que vai ser uma coletânea incrível, que se esforça para agradar tanto quem conhece seu conteúdo pela primeira vez quanto aqueles que o revisitam. Novos fãs da franquia poderão jogar dois excelentes jogos, enquanto veteranos vão enfim concluir a saga jogando o segundo título do pacote.

Como um grande entusiasta dessa série, foi uma alegria reencontrar diversos personagens clássicos em visuais remasterizados, que abrilhantam uma narrativa que é deliciosa de reviver. Aguardando os próximos capítulos, mas por enquanto, a expectativa é muito alta!

Ace Attorney Investigations Collection será lançado no dia 6 de setembro para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, e PC.

*Preview elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela Capcom.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por João Gabriel Marques, Pizza Fria

Atualizado em 31 Jul 2024.