Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board! é um party game no melhor do estilo Mario Party. O game, lançado dia 25 de abril, foi desenvolvido pela nipônica CyberConnect2, conhecida pelo seu trabalho na série .hack e na adaptação de Naruto para os videogames, em parceria com a Aniplex, responsável pela produção e distribuição de diversas músicas e animes. Publicado pela SEGA, o título promete muita diversão em eventos e minijogos para até quatro jogadores no console híbrido da Big N, o Nintendo Switch.
Role os dados e torne-se o melhor espadachim caçador de demônios do tabuleiro, controle seu personagem favorito, seja ele Kisatsutai, Tanjirou, Zenitsu, Inosuke ou os Hashiras, enfrente os onis com o poder de seus joy-cons em partidas solo, com multiplayer online, ou local, e divirta-se em locais famosos do anime, como Monte Fujikasane e Asakusa.
Mas e aí, curtiu a premissa e quer saber como esse novíssimo party game ficou no Nintendo Switch? Pois dê aquela pausa rápida de 5 minutinhos, corre lá na cozinha, busca aquele cafézinho para esquentar o coração, e pega a quatro queijos que ficou no cantinho da geladeira. Bora comigo em mais uma análise do Pizza Fria!
Esquentando o tabuleiro
Em Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board!, quatro jogadores deverão se enfrentar pelos tabuleiros temáticos da série, Kimetsu no Yaiba, ou Demon Slayer, em inglês, sejam eles controlados por jogadores, ou caso esteja jogando sozinho, pela própria máquina.
O game pode ser jogado tanto em modo offline, onde até quatro jogadores locais, irão se enfrentar, cada um tendo seu próprio controle. Via rede Local Wireless, onde uma sala deverá ser criada, cada um jogará diretamente do seu Nintendo Switch, e por fim, o modo Online, modo que exigirá uma assinatura do Nintendo Switch Online ativa, e você poderá jogar contra jogadores de todo o mundo, diretamente da sua casa.
Bora virar esse tabuleiro!
Agora que você sabe se vai jogar online ou off, é importante saber que o party game de Demon Slayer possui dois modos de jogos distintos: o Sweep the Board! e o Skill Training, mas vamos focar neste tópico naquele que dá nome ao game, e é baseado no clássico jogo de tabuleiro com dados onde você deverá rolar um dado para avançar as casas correspondentes ao número que sair, para tentar coletar o máximo dos pontos de classificação.
E o modo aqui é realmente bem parecido com Mario Party. Basicamente, acumule os pontos de ranking, chegando em espaços específicos, como os marcados pelo corvo de dia, ou no caso da noite, chegando nos espaços dos demônios. Ao final de todas as rodadas, o jogador que tiver coletado mais pontos, vence a partida.
Apesar da grande semelhança com o party game do bigodudo, Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board!, possui algumas muito bem-vindas novidades, dentre elas, o grande diferencial, é que dia e noite se alternam nos tabuleiros, sendo assim, durante o dia, os espaços úteis dos tabuleiros aumentam, e iremos competir em minigames para treinamento de habilidade. Assim que todos os jogadores terminam seus turnos, eles ganham uma certa quantidade de Slayer Coins, ou as moedas de caça, em tradução livre, baseado nos resultados de seus treinamentos.
Porém, assim que um jogador chega ao Espaço de Destino, o tabuleiro muda para a noite, e como de costume, sabemos que é durante a noite que o bicho pega, os espaços prejudiciais aumentam no tabuleiro, e cair na casa de um grande demônio provavelmente resultará em uma batalha.
E, por que do provavelmente? Pois quando se chega a uma casa de demônio, uma roleta se abre, dando a chance dele fugir e ir para outra casa. Caso isso não aconteça, derrote o demônio poderoso, receba os Rank Points, pontos de Rank, que funcionam de maneira semelhante às estrelas de Mario Party, fazendo com que o dia retorne.
Amplie suas habilidades de caça
Agora que você entendeu como funciona o Sweep the Board!, vamos ao Skill Training, que é realmente mais simples, para os jogadores que não querem se aventurar pelo jogo de dados, e buscam testar suas habilidades de forma mais objetiva em três diferentes modos, o treinamento livre, treino de resistência, e a briga em equipes.
Mas, calma lá gafanhoto, não pense que você poderá ir diretamente para este modo. Se quiser desbloquear minigames no modo Skill Training, devemos jogar ao menos uma vez em seus respectivos tabuleiros no modo Sweep the Board!. Sendo assim, no modo Free Training, você estará livre para escolher o game que quiser jogar, enquanto no Endurance Training, joguei contra os outros em uma série de minigames consecutivos e obtenha pontos com base na sua classificação em cada jogo, para vencer seus adversários.
Por fim, caso queira encarar os desafios com um amigo, o Team Brawl é o modo ideal, pois será onde dois times, cada um com dois jogadores, deverão se enfrentar em uma série de jogos consecutivos. Logicamente, aquele time que obtiver mais vitórias, será o grande vencedor.
Cinco diferentes tabuleiros
Em Demon Slayer Sweep the Board! temos cinco diferentes tabuleiros para jogar. O primeiro deles retrata Asakusa, Monte Fujikasane e o noroeste da cidade, o segundo tabuleiro, a mansão Tsuzumibe e o Monte Natagumo, o terceiro retrata o trem Mugen, e você usará o próprio trem para se movimentar pelo tabuleiro. Já o quarto tabuleiro retrata os eventos do distrito de entretenimento Yoshiwara, enquanto o quinto, e último dos tabuleiros, traz as fontes termais da vila dos espadachins.
Após escolher o tabuleiro, você deve selecionar quantos turnos sua partida terá, por padrão serão 10, mas você pode optar entre 5 rodadas para deixar a partida mais curta, assim como fazê-la demorar mais, colocando o máximo de 30 rodadas, atribua um nível de dificuldade individual para os personagens controlados pela máquina, que poderá ser fácil, normal, difícil ou o mais cruel deles, a dificuldade Hashira. Agora é girar o dado e curtir a brincadeira.
Aventure-se pelos minigames divertidos
Como citado acima, teremos diversos tipos de tiles espalhados pelos tabuleiros, alguns que concedem efeitos positivos, e garantem moedas, ou até mesmo pontos de Rank, vendedores que lhes garantem itens para dobrar o número de dados, ou aumentar o número de casas a avançar na jogada, ou até mesmo, as casas de amigos, onde você terá obterá ajuda de um aliado aleatório, adicionando um dado a sua jogada, mas também temos as casas ruins, os espaços vermelhos, por exemplo, que podem te tirar moedas ou até mesmo pontos de ranking.
Assim como nos jogos da série Mario Party, antes de entrar em cada um dos minigames, iremos testar de forma simples e objetiva, cada um dos respectivos jogos, até estarmos prontos para o desafio, confirmando o início da partida real. E são diversos minigames, temos do jogo da memória, a pular corda, explodir fogos de artifício, desviar de obstáculos, ou até mesmo descobrir qual a caixa certa onde a Nezuko se encontra.
Porém, outro diferencial de Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board!, são as lutas contra os demônios, que conseguem ir além desses minigames. Aqui, os quatro jogadores do tabuleiro se unem, e devem executar sequências em sincronia para derrotar esses poderosos inimigos. No fim do combate, cada um dos personagens ganhará pontos de Rank, de acordo com seus desempenhos durante a batalha, que trouxe excelentes animações, mesmo que curtas, porém, extremamente bem feitas.
O desempenho e audiovisual de Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board!
Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board! roda muito bem no Nintendo Switch, a tela de carregamento para entrar nos tabuleiros até é demorada, mas nada que incomode, uma vez em que ela aparece apenas quando você for começar a jogar. Durante toda a gameplay, não tive problema algum com bug, gargalo ou lentidão.
Quanto ao visual, apesar de simples, tudo está bem bonito, os cenários, personagens e animações, a modelagem 3D dos personagens ficou bem feita, e realmente fiel ao anime, trazendo um contorno preto nos traços e realçando os personagens perante os cenários, além disso, apesar de curtinhas, as lutas contra os demônios ficaram belíssimas.
Já as músicas e efeitos sonoros, são bons. Não tem nada que mereça destaque nessa parte, mas elas se encaixam muito bem na proposta divertida do game, trazendo músicas mais animadas durante o dia, e sombrias a noite, enquanto nas batalhas, enaltecem aquele clímax do desafio.
Vale a pena comprar Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board!?
Apesar de não possuir legendas localizadas para o nosso idioma, e do preço estar bem salgado, com toda a certeza que sim, Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board! vale a pena. No entanto, eu esperaria uma promoção, mas se você for fã do anime, não perde tempo não, o game é realmente divertido, e apesar de extremamente semelhante a Mario Party, possui algumas diferenças que valem a pena, como as lutas contra demônios.
Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- Sweep the Board! está sendo vendido por R$ 299,90 na Nintendo eShop do Brasil, e te dará de cashback 300 moedas de ouro para economizar na próxima compra. Além disso, caso não queira esperar a promoção, mas esteja duro e queira parcelar, dê um pulinho na Nuuvem, o nosso parceiro tem Gift Cards que podem ser parcelados na compra.
*Review elaborada com código fornecido pela SEGA of America.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria
Atualizado em 13 Mai 2024.