Ghost of Tsushima pode ser considerado um jogo bem-sucedido, tendo alcançado boas notas da crítica especializada. Além disso, a narrativa do jogo irá virar filme. E, para atingir ainda mais jogadores, a Sucker Punch fez parceria com a Nixxes para trazer o épico samurai para PC, via Steam, sendo lançado no dia 16 de maio. Lançado originalmente como um exclusivo para PlayStation 4, Ghost of Tsushima agora se junta a outros títulos de sucesso da Sony que chegaram ao PC, como os dois primeiros jogos do Homem-Aranha, God of War e The Last of Us Part 1. Por conta disso, muitos jogadores estão se questionando sobre o que há de novo nesta versão do game, algo que explicaremos a seguir!
Ghost of Tsushima, considerado por muitos como um dos melhores jogos de 2020, apresenta a história de Jin Sakai, um samurai que luta para proteger a ilha de Tsushima das forças mongóis, pegando carona em um evento que realmente aconteceu no passado, mas mudando totalmente a história. Ao longo do jogo, Jin percebe que precisa adotar táticas mais furtivas para derrotar os inimigos, transformando-se no lendário “fantasma” de Tsushima.
O que há de novo?
Logo de cara, os jogadores de PC receberão a versão mais completa do jogo, a Ghost of Tsushima: Director’s Cut. Ela inclui a expansão da Ilha Iki e o modo multiplayer cooperativo Legends. Vale ressaltar que essa mesma edição foi lançada pouco mais de um ano após o lançamento original e trouxe também novas armaduras, acessórios e tinturas. Esses são alguns detalhes, mas que fazem a diferença para quem realmente gostou do que viu na versão inicial.
Outra coisa acrescentada na versão de PC, foi a sincronização labial em japonês, introduzida na versão de PlayStation 5, e que também está presente na versão para PC. Assim, combinada com o modo Kurosawa e todo o charme do cinema preto e branco, inspirado no cineasta Akira Kurosawa. Desta forma, os jogadores terão uma experiência ainda mais autêntica, semelhante aos épicos samurais como Sete Samurais, Yojimbo e outros que estão nesta lista especial feita sobre alguns dos filmes que podem ter influenciado o game.
Na parte gráfica, já era de se esperar algumas melhorias, que acabam sendo um grande destaque. Portanto, o jogo utiliza de algumas tecnologias de ponta como NVIDIA DLSS 3, AMD FSR 3 e Intel XeSS para aprimorar a resolução e a taxa de quadros, algo que realmente é comprovado ao jogar o game no PC. No meu caso em específico, tendo uma GeForce RTX 4070 Ti, o jogo rodou tranquilamente no ultra, mantendo tranquilamente uma taxa de mais de 80 quadros por segundo (FPS). Além disso, Ghost of Tsushima conta monitores ultrawide e super ultrawide, permitindo uma imersão cinematográfica nos belos cenários do jogo.
Assim, é fácil dizer que a qualidade de imagem no PC é superior, sobretudo se usarmos tecnologias como o NVIDIA DLSS, que oferece uma melhoria substancial em relação a renderização dos consoles da Sony. Além disso, outra coisa que fica nitidamente melhor é a densidade da folhagem dos mapas no PC, que melhora a apresentação visual geral do game.
Junto a isso, os jogadores da versão de Ghost of Tsushima para PC poderão ajustar as configurações gráficas e desfrutar de taxas de quadros desbloqueadas, algo que o console não permitia por diversas questões. A versão para PC também oferecerá suporte extensivo a controles via Steam Input e controles personalizáveis de mouse e teclado, com a recomendação de usar o controle DualSense do PlayStation. Porém, jogar este jogo no mouse e teclado pode ser uma experiência bem diferente, sendo o controle a forma mais adequada de curtir a ilha de Tsushima e toda a jogabilidade deste jogaço.
Desta forma, a versão de PC de Ghost of Tsushima traz um port competente, com melhorias gráficas significativas em áreas-chave. E, mesmo com alguns problemas, a Nixxes nos entrega uma experiência de qualidade. Para muitos, as configurações otimizadas oferecerão um desempenho satisfatório, aproveitando ao máximo o hardware disponível, bem como os belíssimos gráficos do jogo.
Por fim, Ghost of Tsushima: Director’s Cut já está disponível para Steam e Epic Games Store e os que compraram o jogo de maneira antecipada receberam acesso a alguns brindes, como o cavalo do New Game+, o traje do Viajante e algumas tinturas de armadura.
Sobre Ghost of Tsushima
Ghost of Tsushima levará os jogadores ao final do século XIII, quando o império mongol devastou nações inteiras durante sua campanha para conquistar o Oriente. A Ilha de Tsushima é tudo o que está entre o Japão continental e a frota invasora mongol, comandada pelo general Khotun Khan.
Confira nossa review de Ghost of Tsushima Director’s Cut!
À medida que a ilha queima após o primeiro ataque mongol, Jin Sakai, um dos últimos membros sobreviventes de seu clã samurai, decide proteger seu povo e recuperar seu lar, independente do que aconteça. Para isso, será preciso romper com as tradições que o tornaram um guerreiro. Pois, só dessa forma, será possível forjar um novo caminho do Fantasma e declarar uma guerra incomum pela liberdade de Tsushima.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Álvaro Saluan, Pizza Fria
Atualizado em 27 Mai 2024.