New Arc Line é um RPG tático isométrico, com uma pegada steampunk, desenvolvido pela Dreamate e publicado pela Fulqrum Publishing. Nele, somos convidados a conhecer um mundo dividido entre o poder da magia, representando a tradição e os antigos costumes, e a modernidade trazida pelas invenções movidas a vapor. O bom e velho dilema moral de sempre, não é mesmo?
E aí, será que o jogo tem futuro? É o que tentaremos adivinhar agora, em mais uma preview profética do Pizza Fria.
Admirável mundo novo
Steampunk, leitores e leitoras. Um gênero tão divertido, porém quase nunca bem aproveitado. De fato, de todos os punks que temos creio ser um dos mais divertidos e, de maneira geral, estilosos. Todo o glamour do vapor, das locomotivas, das queimaduras de terceiro grau e dos trabalhos forçados para produção do carvão necessário para manter as grandes máquinas funcionando. De fato, um sonho de todo cidadão moderno.
Por isso, não é de se surpreender meu interesse em jogar a versão em acesso antecipado de New Arc Line e trazer minhas opiniões sempre relevantes para vocês, amados leitores e leitoras deste website sideral. Fora isso, devo dizer que fiquei intrigado pela premissa do título de unir a estética com a questão da magia e de elementos que, normalmente, vemos em outro tipo de fantasia.
Como é de praxe em jogos entrando em early access, falarei de maneira geral sobre a experiência que tive até o momento e dos pontos mais promissores que enxerguei, levando em conta o que está disponível. E, ainda, vale lembrar que este é um título em desenvolvimento e que muita coisa, provavelmente, mudará com o tempo. Assim como todos nós ao longo dessa longa jornada que chamamos de vida, não é mesmo? Bom, avisos feitos e é hora, finalmente, de falar do que interessa.
Tradição versus modernidade: o dilema central
New Arc Line se passa em um mundo, como falei ali atrás, que se encontra dividido entre as magias antigas e as novidades maravilhosas da máquina a vapor. De um lado, temos poderes incríveis como lançar bolas de fogo com as mãos e amaldiçoar nossos desafetos. Do outro, trens movidos a vapor, armas de pressão e chaleiras potentes. E, além disso, a terra é habitada por diversos seres que vão dos humanos de sempre até elfos e outros seres maravilhosamente lindos e mágicos.
Contudo, nem tudo são flores. Uma doença pesada está atacando diversas pessoas, dentre elas nosso protagonista e sua família. Precisando de uma cura, nosso personogem customizável entra em um zepelin em direção ao novo continente, uma terra de oportunidades e maravilhas que pode, torcemos, fornecer a solução para os males que nos afligem. Mas, pra variar, isso é apenas um sonho e as coisas, como sempre, acabam saindo muito diferente do esperado.
Além disso, New Arc Line explora outros temas interessantes e muito caros ao gênero, como o custo da modernização, da exploração de fábricas e da diminuição da condição humana à nada além de mais uma engrenagem na grande máquina que consome a todos em prol do lucro maior. Além disso, a ideia da justaposição entre a tradição e a modernidade também é bem interessante. São pontos promissores que, espero eu, serão muito mais explorados enquanto o título toma forma.
Criação de personagem e mecânicas de RPG
Em se tratando de jogabilidade, New Arc Line começa nos pedindo para criar nosso personagem. Até o momento, temos uma seleção bem básica focada em customização de nosso avatar e, mais importante, a seleção de qual classe seremos. De um lado, praticantes de magia. Do outro, mestres do vapor. Cada uma delas possui subdivisões, com focos específicos em práticas e tecnologias, que permitem uma certa dose de controle sobre nossa build. Além disso, escolhemos quais atributos do personagem queremos priorizar.
New Arc Line coloca um grande foco nesses pontos, sendo que ele está sempre fazendo testes envolvendo nossas proficiências. Assim como um RPG de mesa, o sistema sempre rola dados para ver se conseguimos perceber coisas no cenário, convencer pessoas, e por aí vai. Eu achei isso bem legal, e senti que fez valer o tempo que gastei transformando meu mago em um canastrão de marca maior.
New Arc Line nos dá uma série de oportunidades de roleplay diferentes, principalmente durante suas diversas missões primárias e secundárias. Achei interessante ver a forma como cada uma se desenrola, e a maneira com a qual minha forma de jogar e decidir alterou alguns rumos. Ainda que o texto delas possa ser melhorado, o que temos aqui é promissor.
Combate estratégico e mecânicas de turno
Em se tratando de combate, New Arc Line utiliza o bom e velho sistema de turnos. Cada personagem possui o seu, e podemos selecionar uma série de ações que variam de acordo com nossa classe. Magias e tiros no ataque, defesas quanto nos batem, e por aí vai. O esquema ainda pode ser aprimorado, mas o que temos promete entregar mecânicas interessantes que vão complementar bem os outros aspectos do título.
Uma mecânica interessante, muito influenciada pelas decisões que tomamos, é a dos níveis de magia e vapor do território. Elas influenciam o poder de tudo que usamos, e podem ser decisivas na hora da treta. Essa foi uma forma bem interessante de unir narrativa com combate, e estou curioso para ver como as coisas irão se desenrolar.
Em se tratando de desempenho, New Arc Line está rodando de maneira satisfatória. Ainda que tenhamos um tropeço aqui e ali, nada está fora do que costumamos encontrar em títulos de acesso antecipado. No lado visual, temos um estilo bem característico, colorido e cheio de personalidade. Está muito dentro do que o gênero propõe, e achei que passa bem a vibe que estão tentando passar e a atmosfera que está sendo construída.
O que esperar de New Arc Line?
É hora de tentar prever o futuro, caros leitores e leitoras. Será que New Arc Line vai valer a pena? Bom, vamos fazer algumas adivinhações baseadas no que vimos até o momento. O jogo pega um pano de fundo bem legal, misturando magia com avanços industriais e tecnológicos. Essa ideia é bem legal, e acredito que também explorar as implicações sociais da coisa pode ser um caminho interessante para a narrativa.
A parte de roleplay também promete, principalmente com o fato do game rolar dado para quase tudo que fazemos. O sistema de combate também agradou, e acredito que os esforços para unir a parte de treta com a narrativa certamente podem dar bons frutos para a frente. Contanto que se adicionem mais opções de classes e poderes, acredito que há muito para dar certo.
Resumindo, minha gente, New Arc Line promete ser um RPG isométrico bem legal. Ele tenta explorar coisas que nem sempre vemos por aí, e acredito que há potencial para explorar. Ainda que tudo esteja em estágios iniciais, acredito que possamos apostar que o título tem potencial para ir longe. Definitivamente estará em minha lista de desejos, e acredito que naquela dos fãs do gênero também.
New Arc Line chega nesta terça-feira, 26 de novembro, em acesso antecipado para PC via Steam, Epic Games Store e GOG.com.
*Preview elaborada em um PC equipado com GeForce RTX, com código fornecido pela Fulqrum Publishing.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Matheus Jenevain, Pizza Fria
Atualizado em 25 Nov 2024.