Mario & Luigi: Brothership foi lançado dia 7 de novembro para o console híbrido da Nintendo. O game desenvolvido pela Acquire, nipônica responsável por jogos como Octopatch Traveller I e II, em parceria com a Nintendo, e é o sexto game da série Mario & Luigi, o primeiro jogo a apresentar uma jogabilidade totalmente em três dimensões, o primeiro para um console de mesa, e o mais importante, o primeiro com legendas totalmente localizadas para o português do Brasil.
Quando a Arbolux é destruída e o continente de Elétria é partido, Mario e Luigi devem reconectar um mundo fragmentado, ilha a ilha, navegando e trabalhando juntos para reestruturar aquele mundo, e encontrar uma forma de voltar ao seu. Navegue traçando seu percurso na carta náutica, explore quando avistar uma ilha e conecte-se, superando cada um dos desafios únicos de cada ilha para formar uma conexão insular com a ilha Nauta.
Mas e aí, ficou interessado e quer saber como o novo game da série Mario & Luigi ficou no Nintendo Switch? Pois já sabe, né?! Bora fazer aquela pausa de 5 minutinhos para fazer aquele coado quentinho e aquecer nossos corações, procura aquela quatro queijos de sábado que ficou no cantinho escuro da geladeira, e vem comigo nessa análise fraternal do Pizza Fria!
Uma jornada em outro mundo
Em Mario & Luigi: Brothership, os irmãos bigodudos são carregados para outro mundo por um vórtice de luz, uma espécie de furacão, e quando o irmão mais velho, Mario, acorda, se encontra solitário e confuso em uma misteriosa ilha deserta e desconhecida, que nos serve como uma espécie de tutorial, e parte em busca de seu irmão atrapalhado.
Após o emocionante reencontro, conhecemos Tetê, uma arboguarda simpática, com uma espécie de tomada no padrão japonês na cabeça, que nos informa que estamos no continente de Elétria, onde bem no centro desse continente, havia uma árvore chamada Arbolux, que mantinha o continente unido, e emanava energia, conhecida como Unilux, para todas as regiões. A Unilux era a força que movia os cidadãos de Elétria, e que os permitiam levar suas vidas felizes. Até que um dia, a árvore foi destruída, e toda Elétria se partiu, o solo rachou com um som estarrecedor, em uma espécie de pangeia.
E assim, a nova aventura dos irmãos encanadores começa na ilha Nauta, onde Tetê plantou uma nova semente da árvore Arbolux, e precisa conectá-la a todas as ilhas derivantes para restaurar o continente de Elétria. E também com a ajuda de Pligue, que não é um porquinho, mandar os irmãos Mario e Luigi, de volta para casa.
Explore e reconecte as ilhas de Elétria
Em Mario & Luigi: Brothership, você terá ilhas diversificadas, bonitas e extremamente divertidas para explorar e reconectar à Ilha Nauta. São diversos cenários com temáticas diferentes, personagens únicos e muito bem explorados, Lampalumes para coletar, missões secundárias para completar, quebra-cabeças para resolver, e itens espalhados para encontrar. Tudo foi realmente muito bem explorado no game, dos cenários, aos personagens, com direito a um senso de humor inteligente, entregando piadas engraçadas e momentos cômicos, onde principalmente Luigi e Pligue, se encarregarão de tirar um sorriso do seu rosto.
Apesar da Ilha Nauta, como o próprio nome sugere, ser uma ilha, ela possui o formato de um barco, e no game, usamos uma carta náutica para viajar com ela pelas correntes marítimas, a fim de encontrar as ilhas derivantes. E é nesse momento, enquanto a Ilha Nauta está navegando até seu destino, que teremos um tempinho para revisitar as ilhas aos poucos re-conectadas.
Volte e explore cada cantinho desses lugares, afinal, varias mudanças ocorrem quando você conecta o farol de uma ilha a ilha Nauta, as flores Unilux desabrocham e abrem caminhos antes inacessíveis, personagens podem viajar entre elas, novas missões secundárias aparecerão, além dos Lampalumes voltarem a elas. Então, fica a dica: enquanto estiver viajando pelas correntes marítimas, essa é a melhor hora para você explorar novamente as ilhas, melhorar seus equipamentos e enfrentar inimigos para subir de nível e se fortalecer.
Batalhas dinâmicas e divertidas
Mario & Luigi: Brothership é um jogo de RPG de turno, com elementos de ação e exploração, e possui divertidas dinâmicas de batalha. Se você tiver jogado os outros jogos da série, ou caso tenham passado por Paper Mario, ou por Super Mario RPG, ambos relançados recentemente também para o Nintendo Switch, certamente não terão dificuldade alguma em se acostumar com os deliciosos comandos de batalha.
Tendo dito, após selecionar o tipo de ataque, que pode ser com salto ou a marreta, você terá a oportunidade de causa um dano extra, pressionando o botão de ataque novamente no momento em que os personagens acertarem o inimigo, e tendo Mario e Luigi em batalha, ambos sem nenhum impedimento como, por exemplo, queda, tontura, congelamento ou nocaute, você poderá realizar um ataque combinado, vai ser preciso ser mais certeiro, e pressionar o botão mais vezes, mas o dano causado, logicamente, é maior.
Além dos tipos de ataque simples, executados com o salto ou a marreta, como mencionados acima, os irmãos adquirem ao longo da jornada os poderosos ataques bros, poderosos ataques cooperativos com Mario e Luigi onde para causar um dano enorme, você deverá apertar os botões na sequência correta. Esses ataques extremamente poderosos exigem que você tenha uma certa quantidade de PB, que funciona no game como os famosos Pontos de Magia, e conforme a aventura desenrola, você irá aprender novos ataques Bros.
Além dos comandos de ataque, você também terá a oportunidade de se esquivar, ou ainda melhor, poderá contra-atacar, pressionando o botão no momento exato, ou caso você não queira contar com sua habilidade em determinado momento, ou se quiser ver como um inimigo se comporta na batalha, você pode usar a defesa de emergência para sofrer menos dano. Tudo isso, torna o combate em Mario & Luigi: Brothership extremamente divertido e dinâmico, tirando aquela monotonia de muitos jogos onde você precisa contar apenas com a sorte.
Lampalumes e os plugues de batalha
Eu já citei o nome deles acima, mas agora vou explicar, durante a jornada de Mario e Luigi pelas ilhas derivantes no continente de Elétria, você encontrará criaturinhas voadoras parecidas com vagalumes, eles ficam espalhados em todas as ilhas e sua localização é marcada nos mapas, esses são os Lampalumes. No início do game, Pligue te pede para recolhê-los sempre que possível, pois não se lembra para que servem, porém, lá para umas 9 horas de gameplay, é que você descobre sua real função.
Pligue pode utilizar o lumenéctar dessas pequenas criaturinhas voadoras, para fabricar os poderosos plugues de batalha, e, na prática, é bem simples: ao desbloquear a opção no menu, vá em criar plugues e escolha aquele que você deseja, cada um possui um efeito e uma quantidade para ser fabricada, a exemplo, a surpresa férrea, que pode ser fabricado com apenas 20 lampalumes, com ela, ao realizar um ataque excelente, com o salto ou o martelo, uma bola de ferro cai sobre o alvo para causar mais dano.
Além desse, teremos muitos outros Plugues de Batalha, e quanto mais você cria, mais vão sendo desbloqueados para criação. Após feito, basta ativá-los no menu, e pronto, seus personagens estarão mais fortes do que nunca no campo de batalha. Conforme avança na aventura, mais tomadas irão sendo desbloqueadas, e você poderá ativar mais desses plugues simultaneamente.
Força nos bigodes
Como em todo bom RPG que se preze, em Mario & Luigi: Brothership você receberá pontos de experiência ao derrotar inimigos, e quando Mario ou Luigi atingem uma certa quantidade de pontos, aqui no caso, você verá sempre representada pela bandeira em um mastro após as batalhas, seus atributos aumentam e você ficará mais forte.
Dentre os atributos que subirão com nível, temos, os pontos de vida, ou simplesmente, PV, que diminuem à medida que você sofre dano, e se for a 0, o personagem vai a nocaute, o ATQ, que é a potência do seu ataque, quanto maior, mais dano você causa, DEF, é sua capacidade de se defender, quanto mais alta, menor o dano sofrido, a VEL, que determina a velocidade dos irmãos nas batalhas, quanto maior, mais chances você terá de agir antes dos inimigos, e por fim, o B-GODE, que mede a exuberância do seu bigode, dando mais chance de realizar um ataque QUE SORTE!, um ataque crítico, ao atacar.
Tendo dito, agora que você está por dentro dos atributos, fique sabendo que ao atingir certos níveis o seu personagem sobe de categoria e a cada nova categoria, você poderá escolher um bônus para fortalecer. Quanto mais categorias, mais bônus serão disponibilizados, mas tenha em mente que você não poderá selecionar todos os bônus, apenas um, nem mudar depois, por isso, analise os pontos fortes de cada um e seu estilo de jogo para escolher o que for mais adequado a você.
A exemplo do bônus de categoria, para ser mais claro, você pode selecionar o que te dará sempre +1 PV sempre que passar de nível, +1 em VEL, ou +1 em B-GODE, mas também pode optar em ter mais 1 espaço de equipamento, ou subir de nível mais rápido, ganhando 20% a mais de experiência após cada batalha. Como eu disse acima, escolha o que for mais adequado ao seu estilo de jogo.
Então meus amigos, tenham em mente, tanto Mario quanto Luigi possuem determinados atributos que irão aumentar de forma diferente, aproveite-se disso e pense em como aproveitar os pontos fortes de cada um deles em batalha. Outra dica de ouro é ficar sempre de olho no seu equipamento, eles podem conceder efeitos extremamente úteis em combate.
Audiovisual no Nintendo Switch
Mario & Luigi: Brothership é um jogo lindo, com cenários extremamente bem detalhados, coloridos e diversificados, e com uma boa dose de personalidade. Os personagens e NPCs se destacam sempre muito bem nos cenários, pois possuem um contorno preto em sua volta, e é na modelagem dos personagens não jogáveis que o mundo de Elétria ganha destaque, sério, tudo é muito bonitinho e remete a tomadas e conexões.
Quanto ao áudio do game, tanto os efeitos sonoros, quanto as músicas, estão “padrão Nintendo de qualidade”. Sério, eu duvido você conseguir jogar e não ficar cantarolando aquelas deliciosas canções de cada uma das ilhas derivantes. Além disso, com a proposta de quebrar barreiras linguísticas, Mario & Luigi: Brothership está totalmente localizado para o português do Brasil, e extremamente bem localizado, com gírias e jargões, nomes criativos e diversas piadinhas ao estilo tio do pavê que te farão sorrir a maioria do tempo.
Vale a pena jogar Mario & Luigi: Brothership?
Sem dúvidas, Mario & Luigi: Brothership vale a pena ser degustado! O game é um RPG de primeira, lindo e engraçado, com dinâmicas extremamente divertidas, combate sólido e desafiador, história envolvente com personagens carismáticos, dando destaque a Tetê, Pligue e design dos vilões, e o melhor de tudo, o jogo está totalmente localizado para o português do Brasil. Se você for fã de longa data da série Mario e Luigi, não perde mais tempo meu amigo, se ainda não comprou, Brothership é um prato cheio, e se você ainda não conhece a série, essa vai ser uma excelente porta de entrada.
Mario & Luigi: Brothership foi lançado no dia 7 de novembro exclusivamente para o Nintendo Switch, e está sendo vendido por R$ 299,00. O título também pode ser adquirido na Nuuvem, seja através de gift cards, seja através da compra direta. Comprando pela Nuuvem você tem descontos (atualmente o game custa R$ 249), eventuais cupons e ainda pode parcelar em até 12x no cartão. Os links acima auxiliam o Pizza Fria a continuar crescendo!
*Review realizada com código fornecido pela Nintendo.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Filipe "Bdama" Villela, Pizza Fria
Atualizado em 20 Nov 2024.