New Star GP é um jogo de corrida arcade baseado no universo da Fórmula 1. Criado pela New Star Games e publicado pela Five Aces Publishing, o game, que conta com um visual retrô bem bacana, está disponível para PC, via Steam, PlayStation, Xbox e Switch. Trazendo diferentes eras do maior campeonato de corridas do mundo, o jogo tem a premissa básica de nos colocar na gestão de uma equipe fictícia e, além disso, no comando do carro. Mas o que é possível esperar deste jogo? Será que ele agrada e diverte, ou é só “mais do mesmo” no mundo das corridas? Confira esta review do Pizza Fria que você entenderá cada detalhe, “no capricho, no capricho”!
Uma viagem no tempo pela Fórmula 1
Logo de cara, percebemos que New Star GP tem premissas bem simples, o que não torna necessariamente o jogo em uma experiência simplória. Muito pelo contrário. Assim, logo ao iniciarmos, percebemos que o jogo é dividido em décadas, começando nos anos 80 e chegando até a década atual. Com isso, os circuitos vão mudando de formato e, por conta das novas tecnologias, os carros também vão se transformando. E juntamente disso, novos nomes de pilotos vão surgindo, relembrando por meio de pseudônimos, grandes nomes do esporte.
Com o avançar das temporadas em New Star GP, que podem ser jogadas em um campeonato sozinho, ou com até três amigos dividindo a tela, as corridas vão ficando cada vez mais difíceis, exigindo perícia ao executar cada curva. Portanto, embora seja um jogo arcade, você precisará ter noções básicas de direção para conseguir mandar bem, sobretudo no decorrer das eras, que vão ficando cada vez mais exigentes. Neste ponto, New Star GP entrega, de maneira muito simples, uma homenagem à Fórmula 1, o que achei bem legal.
Modos de jogo, pistas e outras questões
New Star GP traz aos jogadores 176 eventos únicos para jogar, divididos em diversos modos: desafios de contrarrelógio, corridas de checkpoint, corridas reversas, corridas contra pilotos rivais, eventos de eliminação e corridas no estilo GP, com 6 voltas e direito a pit stop. Cada modo tem sua particularidade, e acabam sendo muito bem-vindos, sobretudo por mudarem um pouco o padrão dos jogos de corrida, nos dando uma boa variedade do que fazer.
Ao longo das eras, as 17 pistas disponíveis vão tendo pequenas mudanças de configuração, algo que acrescenta mais desafios para os jogadores. Nelas, poderemos competir contra 45 pilotos diferentes, em meio a uma variedade de mudanças climáticas que afetam diretamente no decorrer das corridas. Não só isso, New Star GP também conta com o uso de combustível e de troca de pneus, nos levando a criar táticas de parada para conseguir ganhar vantagem dos rivais. E sim, isso faz muita diferença.
Portanto, é essencial que sejamos táticos na hora de fazer os mais variados upgrades antes das corridas. Devemos sempre estar de olho nas vantagens que cada um dará, seja no pit stop, no decorrer da competição ou até mesmo na lucratividade após cada evento. Afinal de contas, em New Star GP, você terá que atualizar o carro, aprimorar sua equipe de mecânicos, marketing e engenheiros e disputar as corridas, tudo no comando da equipe New Star Racing.
Jogabilidade e questões técnicas
Ao entrarmos em New Star GP, devemos levar em consideração que este é um jogo de arcade. Portanto, não dá pra esperar grande realismo, não é mesmo? Mais ou menos… Após termos de gerir a equipe, fazer pit stops e tudo o que uma corrida de Fórmula 1 requer, o game também traz alguns “exageros”, que acabam sendo muito bem-vindos. O principal deles é o uso de uma barra de turbo ao longo das corridas, que se revigora a cada nova volta. Fora isso, vale ressaltar novamente que precisamos ter noção de direção, tendo de acelerar, frear e até mesmo ter cuidado com os pneus, que se desgastam mais ao sairmos da pista.
Mas caso você dê alguma bobeira na corrida, é possível utilizar a opção rewind, que fará você voltar antes da batida ou de algum erro cometido. Porém, só é possível fazer isso três vezes em cada corrida, limitando nossas possibilidades. E olha, você precisará delas. Os pilotos rivais de New Star GP são extremamente agressivos na direção, não se importando de maneira alguma em jogar seus carros para cima da gente. Logo na largada mesmo, eles fazem questão de atravancar nosso caminho. E para o jogo está tudo bem. Afinal de contas, New Star GP não tem tantas regras como a F1. E isso até que é divertido… Só não é divertido quando os rivais jogam a gente longe. Acontece…
Desta forma, acho a jogabilidade de New Star GP simplesmente viciante e desafiadora, mas de uma maneira bem simples. Ela nos coloca em diferentes frentes e, além disso, nos força a ter cada vez mais uma direção acurada. E tudo isso ganha um gostinho nostálgico com seus visuais retrô, que dão todo um charme extra para o jogo, que consegue entregar exatamente aquilo que se propõe, em todos os aspectos.
Vale a pena jogar New Star GP?
Sendo muito franco, fui surpreendido positivamente pela experiência em New Star GP, sendo este o primeiro jogo que analiso em meu Nintendo Switch. Mesmo com um sistema limitado, o console da Nintendo entrega uma boa experiência, mas que em alguns momentos apresenta quedas de frames. Nada que surpreenda neste console, enfim. Contudo, poder jogar em qualquer lugar é um trunfo maravilhoso, e New Star GP é uma excelente companhia para passar o tempo, sobretudo se você for fã de corridas como eu.
Apresentando menus simples e intuitivos, legendados para o português brasileiro, uma jogabilidade simples, mas que desafia em diversos momentos, gráficos retrô que dão todo um charme na experiência, New Star GP é um jogo maravilhoso para relaxar e se divertir sem compromisso, sendo uma grata surpresa em 2024, mesclando modernidade e nostalgia.
*Review elaborada em um Nintendo Switch, com código fornecido pela Five Aces Publishing.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Álvaro Saluan, Pizza Fria
Atualizado em 30 Abr 2024.