A Amazon Games e a NCSoft finalmente lançaram o MMORPG Throne and Liberty, que estava em acesso antecipado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. O jogo, anunciado originalmente em novembro de 2011 como Lineage Eternal, teve seu primeiro Beta fechado na Coreia do Sul em 2016 e, em 2017, a NCSoft o renomeou para Project TL, e o nome final foi definido apenas em 2022. Prometendo trazer uma história densa, muitos combates e gráficos belíssimos, o sucessor espiritual de Lineage chega totalmente legendado para o português brasileiro. Mas será que o título se destaca em um meio repleto de grandes títulos, ou é só mais do mesmo? Confira tudo isso nesta análise do Pizza Fria!
Bem-vindo a Solisium!
Throne and Liberty é um MMORPG gratuito ambientado no mundo aberto de Solisium, mundo que teremos que explorar todo o território para fazer as missões e, além disso, aproveitar oportunidades espalhadas por meio de eventos. Os jogadores são apresentados a uma cutscene explicando mais do jogo, em que todos estão à procura dos fragmentos da Estrela de Syaveth para absorver seu poder e derrotar a ameaça de Kazar, o Espectro da Conquista. Assim, toda a narrativa do jogo é contada através de animações, diálogos entre os NPCs e livros encontrados espalhados pelas cidades e todo o mapa enorme de Solisium, uma forma cada vez mais comum de aprofundar a lore.
Diante da história aprsentada, teremos de nos unir a outros jogadores para criar guildas e lutar contra outras guildas, além do enorme exército de Kazar. Assim, torna-se perceptível que Throne and Liberty é um jogo focado tanto em PvP, quanto em PvE, não tendo neste ponto grandes mudanças quanto aos outros MMORPGs. Porém, a história é um diferencial interessante, apresentando diversos detalhes de Solisium e do confronto contra o Kazar.
Como é o jogo?
Basicamente, Throne and Liberty é um MMORPG gratuito que apresenta batalhas de jogadores contra jogadores em larga escala, além de uma série de eventos públicos em mundo aberto PvE, que reúnem centenas de jogadores simultaneamente para competir e lutar contra chefes que surgem em horários específicos. Neste ponto, o jogo me lembrou demais o seu próprio antecessor, Lineage, tentando trazer de volta os aspectos sociais ao gênero, algo que ficou muito bem-sucedido.
Assim, a aventura começa em Throne and Liberty como a maioria dos MMORPGs, apresentando um excelente menu de criação de personagens, que traz uma excelente variedade para personalizar seu avatar, mudando cabelo, traços faciais e outros pontos. Inclusive, uma coisa que o jogo se propõe é a possibilidade de exportar uma foto sua para o avatar. Mas a opção não funcionou antes do lançamento, algo que deve ser ajeitado futuramente.
Agora, há um ponto em Throne and Liberty que é um diferencial ousado e interessante: a opção de raça e classe não existe, sendo possível apenas jogar com humanos. Já na questão da classe, elas são tratadas através dos tipos de armas escolhidos: besta, adaga, espada longa, arco, cajado, espada e escudo, e varinha. Podemos usar todas elas, mas como subimos de nível e ganhamos pontos, é interessante utilizar apenas uma primária e outra secundária, algo que o jogo já nos induz a fazer. Neste aspecto, é bem interessante ver que o jogo tentou dar uma mudada nos padrões, algo que caiu bem, mas sem retirar as skills ativas e passivas do foco dos jogadores.
Sistema de combate é um diferencial
Uma inovação de Throne and Liberty é o seu sistema de combate. À primeira vista, ele pareça ser como os outros, com um simples combate de alvo e teclas para ativar as habilidades. No entanto, existem elementos que tornam esse sistema mais dinâmico. Cada uma das armas citadas anteriormente possuem uma habilidade defensiva única, que pode ser ativada para reduzir o dano recebido, lembrando muito o parry dos soulslikes. Portanto, se a defesa é usada no timing certo, ela pode ter o poder de paralisar o ataque inimigo, tornando o combate em tempo real muito mais fluido, tanto no PvE quanto no PvP, não sendo um mero jogo de apertar botões.
Além disso, a ideia de eventos globais que ocorrem durante todo o dia ficaram excelentes, sendo uma grande motivação para prosseguir no jogo. A cada hora, conteúdos especiais se espalham por Solisium, com brigas insanas contra chefões, eventos de caça de lobos, dungeons, e as Missões Dinâmicas. Este último evento, escalam os jogadores para o nível adequado daquela região e proporcionam recompensas valiosas para os que sobrevivem até o final. Enfim, é tudo muito intuitivo, funcionando maravilhosamente bem.
Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre a monetização de Throne and Liberty, algo comum em praticamente todos os jogos online da atualidade. A NCSoft adota uma abordagem semelhante a outros jogos gratuitos, apresentando duas moedas principais: a Sollant (recebida por meio de atividades no jogo) e a Lucent (moeda premium comprada com dinheiro real ou obtida por poucas atividades no jogo). Assim, o sistema do jogo não segue especificamente o conhecido “pay to win”, sendo equilibrada, já que todos podem ter acesso aos materiais necessários para evoluir seus equipamentos, sendo o tempo o único diferencial. Por ser um jogo totalmente gratuito, acho esse ponto justo.
Vale a pena jogar Throne and Liberty?
Sendo um jogador de MMORPG desde os anos 2000, e tendo passado pela experiência de Lineage e Lineage II, vejo que Throne and Liberty oferece uma experiência sólida, divertida e repleta de conteúdos, lembrando demais os MMORPGs mais “clássicos”. Contudo, ele também traz seus diferenciais, que são muito bem-vindos. A mecânica de combate funciona de uma maneira bem fluida e a exploração do mundo do jogo é bastante gratificante — e esteticamente bonita. Esse foco da NCSoft em trazer de volta os elementos sociais para o centro do jogo, obrigando interações e colaborações em diversos aspectos, é muito agradável. Porém, boa parte do jogo também pode ser curtida de forma solitária.
Sobre o sucesso de Throne and Liberty, ele dependerá sobretudo das decisões da NCSoft e da Amazon Games na adição de novidades e eventos ainda mais interessantes no futuro. Porém, analisando o jogo neste momento de lançamento, é difícil encontrar algo gratuito com tanto conteúdo, qualidade audiovisual e polimento quanto Throne and Liberty. Enfim, se você procura um MMORPG diferenciado, mas que traga aspectos interessantes do passado do gênero de volta, ele é exatamente o que você precisa. Agora, se o gênero é novidade para você, também vale a pena aproveitar a oportunidade para conhecer o estilo. Mas cuidado: é viciante!
*Review elaborada em um PC equipado com uma RTX, com código fornecido pela Amazon Games.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Álvaro Saluan, Pizza Fria
Atualizado em 2 Out 2024.