Se você quer saber quais os livros que estão fazendo mais sucesso atualmente, precisa ficar de olho na lista dos mais vendidos do ‘The New York Times’. A listagem é um dos termômetros mais importantes do mercado literário e um ótimo lugar para procurar sua próxima leitura. Seja você fã de romance, suspense, mistério, fantasia, young adult ou não-ficção, a lista conta com opções de títulos para todos os gostos.
Assim, o Guia da Semana trouxe a lista dos 10 livros best-sellers do ‘The New York Times’ que você precisa ler o quanto antes. Confira:
O Ódio Que Você Semeia, de Angie Thomas
Na categoria ficção Young Adult, “O Ódio Que Você Semeia” está há 179 semanas na lista dos best-sellers do jornal americano. Ele conta a história de Starr Carter, uma garota negra que presencia o assassinato do seu melhor amigo, Khalil, por um policial branco. Ela é levada ao tribunal como testemunha, já que foi a única pessoa presente na cena do crime. Sob ameaças e chantagens, Starr está disposta a dizer a verdade para honrar seu amigo. O livro recebeu uma adaptação ao cinema em dezembro de 2018, mas o livro foi publicado em fevereiro de 2017.
Foto: Reprodução/Amazon
A Mulher na Janela, de A.J. Finn
“A Mulher na Janela” é outro livro incrível que se encontra há 67 semanas na lista dos best-sellers do ‘The New York Times’. Publicado em 2018, o livro conta a história de uma mulher, Anna Fox, que mora sozinha, bebe e toma remédios sem prescrição. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, sua vida muda quando uma nova família se muda para a casa do outro lado do parque. Anna fica obcecada por aquela vida perfeita até que certa noite, bisbilhotando com sua câmera, ela é testemunha de algo que muda tudo. A história recebeu uma adaptação ao cinema, com a atriz Amy Adams interpretando a personagem Anna Fox.
Foto: Reprodução/Amazon
Um de Nós Está Mentindo, de Karen M. McManus
Um título veterano da lista de best-sellers do ‘The New York Times’ é “Um de nós Está Mentindo”, publicado em maio de 2017. Na lista há 132 semanas, o suspense young adult conta a história de cinco alunos que entram em detenção: Bronwyn, a gênia; Addy, a princesa do baile de primavera; Nate, o criminoso em liberdade condicional por tráfico de drogas; Cooper, o astro do time de beisebol; e Simon, o criador do mais famoso app de fofocas da escola. Entretanto, Simon acaba morto antes do fim da detenção, num assassinato, segundo os investigadores. Assim, os outros quatro alunos são suspeitos do crime. Quem está mentindo?
Foto: Reprodução/Amazon
Too Much and Never Enough: How my family created the world's most dangerous man, de Mary L. Trump
O sobrenome da escritora deste livro entrega um pouco de sua essência: trata-se de uma biografia sobre a família do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mary Trump é psicóloga e a única sobrinha do presidente. Através do relato sobre sua própria família, ela explica como este cenário criou a figura de Donald Trump. O livro acabou de ser lançado, dia 14 de julho de 2020, mas já está na terceira semana seguida na lista dos best-sellers do ‘The New York Times’. Ainda não possui tradução para o português.
Foto: Reprodução/Amazon
The Vanishing Half: A Novel, de Brit Bennett
Outra história sobre amadurecimento, desta vez escrita por Brit Bennett, escritora que também fez sucesso com o livro “As mães”. “The vanishing half” é o mais recente livro da autora. Ele foi publicado no início de junho, mas logo se configurou na lista do best-sellers do ‘The New York Times’. Há nove semanas na lista, o livro conta a história das irmãs gêmeas Vigne, que na adolescência tentaram fugir da comunidade negra nos Estados Unidos da qual nasceram. Já adultas, cada uma vive uma vida diferente. Uma vive com sua filha negra na mesma comunidade, enquanto a outra é casada com um homem branco, que nada sabe sobre seu passado. Entretanto, apesar das diferenças, as irmãs possuem seus destinos entrelaçados, assim como suas filhas. Ainda não há tradução do livro para o português, mas este é definitivamente um título que você deve prestar atenção.
Foto: Reprodução/Amazon
O Reformatório Nickel, de Colson Whitehead
“O reformatório Nickel” é definitivamente um título que você deve ler este ano. Vencedor do prêmio Pulitzer de 2020 de Melhor Ficção, o livro conta a história de Elwood Curtis, um sonhador e seguidor de Martin Luther King. O garoto negro é sentenciado a um reformatório chamado Nickel, onde os estudantes são abusados e agredidos. A tensão entre os ideais de Elwood e o ceticismo de Turner, seu amigo, os leva a uma decisão cuja repercussão vai ecoar por décadas. Eles têm duas opções: fugir ou acabar no cemitério onde os outros meninos que tentaram fazer algo contra as autoridades do reformatório se encontram.
Foto: Reprodução/Amazon
Um Lugar Bem Longe Daqui, de Delia Owens
Desde sua publicação, em agosto de 2018, “Um lugar bem longe daqui” estrela as listas dos livros mais vendidos nos Estados Unidos, assim como marca presença na lista dos best-sellers do ‘The New York Times’. O livro conta a história de Kya, ‘a menina do brejo’, como a cidade costuma chamá-la, que viveu uma infância terrível sob os abusos do pai e com o abandono da mãe e dos irmãos. Quando dois garotos da cidade decidem conhecê-la melhor, o inesperado acontece, e um deles é achado morto. Este incrível livro de formação e mistério vai te prender do início ao fim.
Foto: Reprodução/Amazon
The Order, de Daniel Silva
Para quem gosta de mistério e suspense, Daniel Silva é sua pedida da lista dos best-sellers do ‘The New York Times’. “The Order” acabou de ser publicado, em julho de 2020, e ainda não possui tradução para o português, mas é o 20º livro da série do detetive Gabriel Allon. No livro, as férias da família do detetive são interrompidas por um mistério que ele precisa resolver: o assassinato do papa. Mesmo que este título ainda não tenha sido traduzido, você pode começar a se aventurar nesta série com os outros títulos incríveis de Daniel Silva.
Foto: Reprodução/Amazon
O Rouxinol, de Kristin Hannah
A história do livro de Kristin Hannah se passa na França de 1939, no meio da Segunda Guerra Mundial. Vianne Mauriac se despede do marido que vai para o fronte. Porém, ela precisa sobreviver numa cidade que é invadida para proteger sua família a qualquer custo. Isabelle, irmã de Vianne, é uma garota contestadora que se apaixona por um guerrilheiro e se junta à Resistência. Assim, este livro conta a história das mulheres que participaram da guerra, cada uma de sua maneira, e celebra a força dessas guerreiras.
Foto: Reprodução/Amazon
Pequenos Incêndios Por Toda Parte, de Celeste Ng
“Pequenos incêndios por toda a parte”, de Celeste Ng, se mantém constante na lista dos best-sellers do jornal americano. O livro conta a história de duas famílias: a de uma artista nômade que vive com sua filha e a da família rica de uma jornalista e um advogado com quatro filhos. Suas vidas são entrelaçadas quando a artista com um passado misterioso muda para Shaker Heights, a cidade planejada em Ohio, e eles precisam conviver com suas diferenças. O romance de Celeste Ng recebeu uma adaptação televisiva para o streaming da Amazon, mas com certeza você deve conferir a obra escrita.
Foto: Reprodução/Amazon
E aí, qual desses livros você mais se interessou?
Fotos: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon
Por Lidia Capitani
Atualizado em 29 Set 2020.