Cecília Meireles foi uma escritora que produziu um legado literário muito rico, desde romances e contos até crônicas e poesias, para todas as idades. Poetisa, escritora, professora e jornalista, Cecília Meireles é uma das autoras mais importantes da literatura brasileira.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu uma lista de 10 livros de Cecília Meireles que você precisa conhecer. Confira:
Vaga Música
Publicado em 1942, “Vaga Música”, como o título induz, traz uma coleção de textos em que a escritora brinca com a musicalidade presente em cantigas, modinhas e canções de forma a expressar seus sentimentos. Os temas mais presentes desta reunião de poemas são a fugacidade do tempo e a precariedade da existência humana.
Foto: Reprodução/Amazon
Janela Mágica
“Janela Mágica” é uma coleção de crônicas dedicadas aos jovens leitores. A obra propõe uma reflexão sobre a condição humana, sempre sob o olhar poético de Cecília Meireles. Nesta obra, a poeta discorre sobre a relação do homem com os animais e sobre o desmatamento urbano.
Foto: Reprodução/Amazon
Escolha seu sonho
“Escolha seu sonho” é uma reunião de 45 crônicas que, com delicadeza e fluidez, nos fazem transcender ao mundo dos sonhos. São textos curtos e que partem do cotidiano, mas os fatos simples são transpostos para o mundo vasto da imaginação da escritora.
Foto: Reprodução/Amazon
Antologia Poética
“Antologia Poética” foi a primeira antologia de Cecília, publicada em 1963, e a única em que os textos foram escolhidos pela própria autora. Suas poesias são sempre regadas de musicalidade e sentimentos profundos, e a coleção reúne textos de diversos temas, desde as pequenas belezas do mundo até o destino humano.
Foto: Reprodução/Amazon
Romanceiro da Inconfidência
“Romanceiro da Inconfidência” é outro livro de poemas de Cecília Meireles. A reunião dos poemas forma um longo e belo poema, que conta a história de Tiradentes, mártir na luta da Inconfidência Mineira.
Foto: Reprodução/Amazon
Coleção Melhores Crônicas
Um lado de Cecília Meireles que poucos conhecem são suas crônicas. Assim, a Coleção Melhores Crônicas reúne seus incríveis textos, que trazem seu lado feminino, persuasivo, lírico, insinuante e suave. Mergulhe no olhar de Cecília para enxergar o mundo sob seu ponto de vista.
Foto: Reprodução/Amazon
Diário de Bordo
“Diário de Bordo” é uma obra que reúne crônicas sobre a viagem de Cecília à Portugal, a terra natal de seu marido, Fernando Correia Dias. São 22 textos sobre a escritora conhecendo o país, principalmente sobre sua obsessão com o mar. Além disso, os textos ainda contam com ilustrações de seu marido.
Foto: Reprodução/Global Blog (blog da Global Editora)
Nunca mais e poema dos poemas
“Nunca mais e poema dos poemas”, publicado em 1923, é o segundo livro de Cecília Meireles. A coleção traz uma reunião de 42 poemas divididos em duas partes sobre assuntos que marcaram sua trajetória literária: sentimento do exílio e incessante busca do sentido da existência. Ela tinha por volta de 20 anos quando o publicou. Na época, ela se mostrava uma jovem em constante busca por respostas, banhada em sentimentos de melancolia e desencanto.
Foto: Reprodução/Amazon
Giroflê, Giroflá
Publicado em 1956, “Giroflê, Giroflá” é um clássico da literatura infantil. Cecília traz neste livro uma reunião de contos, crônicas, comentários e poesias sobre suas memórias de infância. Sua grande sensibilidade é capaz de transportar qualquer leitor a seu mundo de medos, sonhos, pensamentos e imaginação.
Foto: Reprodução/Amazon
Ou Isto Ou Aquilo
“Ou Isto ou Aquilo” é outro livro infanto-juvenil escrito pela poeta. Ela traz alguns recursos líricos típicos das crianças, como trava-línguas, cantigas de ninar e cantigas de roda. Assim, ela brinca com as palavras, o ritmo, a sonoridade e aproxima as crianças da poesia.
Foto: Reprodução/Amazon
E aí, qual destes livros você vai ler primeiro?
Fotos: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon
Por Lidia Capitani
Atualizado em 14 Mar 2022.