Se as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, já faz um bom tempo que elas também se destacam no mundo da música. Abrangendo do rock ao clássico, várias cantoras se tornaram sucessos mundiais, vendendo milhões de discos e vencendo prêmios.
Pensando em homenageá-las, o Guia da Semana selecionou 14 mulheres que são (ou que já foram) verdadeiras estrelas no universo musical.
Alanis Morissete
Com 13 Junos e 7 Grammys no currículo, Alanis Morissete não poderia ficar de fora desta lista. O álbum Jagged Little Pill traz os maiores sucessos de sua carreira e foi o álbum de estreia mais bem sucedido entre as mulheres da história.
"You Oughta Know", "Ironic", "You Learn", "Head over Feet" estão entre os sucessos da artista.
Amy Winehouse
Conhecida pelo seu talento e irreverência, a cantora Amy Winehouse foi uma das maiores perdas recentes do mundo da música. Em 2007, Back to Black foi o álbum mais vendido do ano e condecorou o single Rehab como o grande sucesso de Amy.
Os problemas com drogas levaram ao falecimento da cantora em 2011, aos 27 anos. No entanto, isso não comprometeu o seu legado.
Whitney Houston
A 3ª artista mais premiada de todos os tempos também tem uma da vozes mais marcantes que já passaram por aqui. Ele acumula 425 prêmios até hoje. Infelizmente ela veio a falecer em 2012 por motivos nebulosos. Afogamento acidental na piscina foi a causa mais aceita, mas vestígios de cocaína foram encontrados em seu corpo.
Spice Girls
O grupo feminino mais bem sucedido da história vendeu nada mais nada menos que 90 milhões de discos. Emma Bunton, Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C e Victoria Beckham ficaram conhecidas primeiramente pelo single “Wannabe”.
Depois de algumas indas e vindas, o grupo terminou efetivamente em 2012. Algumas músicas inéditas vazaram depois mas nada que tivesse muito impacto no mundo musical.
Shakira
A cantora, compositora e instrumentista colombiana vendeu 60 milhões e ganhou prêmios como Grammy, VMA e vários outros. Sua habilidade poliglota contribuiu muito para o seu sucesso, fazendo com atingisse fronteiras além do inglês.
Atualemnte ele é casada com o zagueiro espanhol da seleção e do Barcelona Gerard Piqué.
Madonna
Chegamos por fim à artista feminina de maior sucesso na história. Madonna vendeu nada mais na da menos que 300 milhões de álbuns na carreira. A Rainha do Pop tem como referência o seu hit “Like a Virgin” e participações nas telonas.
Janis Joplin
A Rainha do Rock n Roll foi um dos maiores expoentes vocais do blues, jazz e rock psicodélico da história. Janis Joplin esteve no Brasil em fevereiro de 1970, na tentativa de se livrar do vício da heroína. Durante a sua estada, fez topless em Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel, foi expulsa do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina e quase foi presa pelas suas atitudes na praia, consideradas "fora do normal"
Sua morte se deu pela combinação de overdose de heroína com álcool. Ela tinha apenas 27 anos.
Celine Dion
Celine Dion pode ser considerada uma das cantoras mais versáteis da história. Abrangendo estilos que vão do rock à música clássica, Celine vendeu mais de 200 milhões de álbuns pelo mundo, inclusive com parcerias com cantores como Andrea Bocceli.
O ápice de sua carreira se deu com a inclusão de My Heart Will Go On na trilha sonora de Titanic.
Beyonce
Beyonce não exige muitas apresentações. A esposa de Jay-Z pode ser considerada a mulher de maior poder no mundo de entretenimento atualmente. Premiações e números astronômicos não faltam em sua carreira, ainda mais se considerarmos o Destinys Child.
Recentemente, a Rolling Stones considerou Beyonce a artista que mais vendeu música nos últimos 10 anos.
Aretha Franklin
Tendo sido considerada a maior cantora de todos os tempos pela Rolling Stones, a Rainha do Soul tem nada mais nada menos que 18 Grammys na carreira. Seu single “Forget” é um sucesso mundial e chegou ao primeira lugar nos EUA em 1967.
Hoje Aretha tem 72 anos e ainda faz apresentações esporádicas pelo mundo.
Por Ezio Jemma
Atualizado em 25 Fev 2015.