O ano de 2014 nem chegou ao fim, mas já está bombando de ótimos lançamentos musicais. Do rock alternativo à MPB, são muitos os álbuns que você precisa conhecer que foram lançados ainda este ano.
De bandas que não lançavam discos há anos até outras que não param de surgir com novidades, o Guia da Semana listou alguns dos melhores discos lançados em 2014. Confira!
Os melhores discos de 2014
Beck, Lykke Li, The Black Keys e Alceu Valença são alguns dos vários artistas da nossa lista. Veja na galeria a seleção de melhores álbuns do ano.
Beck - Morning Phase
Morning Phase é o décimo segundo álbum de estúdio do artista americano de rock alternativo. O álbum rendeu comparações com seu antecessor de 2002, Sea Change, pela notável presença de cordas, bateria limpa e muitas vezes arrastada, elementos minimalistas e a melancolia. As duas principais diferenças são a maior riqueza nos arranjos: Em Morning Phase os violões são ainda mais explorados, trabalhando juntos porém seguindo caminhos distintos; fundindo-se ao banjo, piano, teclados atmosféricos, orquestrações, e se unindo aos coros do cantor.
Jack White - Lazaretto
Lazaretto, cuja edição em vinil contém faixas escondidas e ainda um holograma que aparece quando o disco é tocado (Jack White explica o que é que este vinil tem de especial no vídeo em baixo), saiu em Junho e logo aí conseguiu ter a melhor semana de vendas desde 1991 para um disco de vinil – foram 40 mil cópias em sete dias. Agora, Lazaretto é então o vinil mais vendido desde Vitalogy, que em 1994, logo na semana de estreia vendeu 34 mil cópias.
Lykke Li - I Never Learn
I Never Learn chega com pegada bem mais introspectiva, de acordo com a própria cantora, já que este é o álbum pós-hype lésbico envolvendo a canção “I Follow Rivers'', que apareceu na trilha do filme francês “Azul É a Cor Mais Quente'' e estourou no mundo todo. O disco, terceiro da sueca, dura pouco mais de meia hora e segue uma linha mais intimista, isso porque traz em sua história o fato de Lykke Li ter terminado - mal - um relacionamento.
Alceu Valença - Amigo da Arte
Dedicado ao Carnaval de Pernambuco, esse CD de Alceu Valença vem repleto de frevos, ciranda e maracatu. Entre as composições de Amigo da Arte está a clássica "Frevo nº1 do Recife" de Antonio Maria, com uma mistura de frevo de bloco com fado, interpretada em dueto com a cantora portuguesa Carminho. Há também regravações de parcerias de Alceu com Carlos Fernando (a quem o disco é dedicado), como "O Homem da Meia Noite" e "Sou eu teu amor".
The Pretty Reckless - Going to Hell
Com o lançamento de seu segundo álbum, Going to Hell, e com sua atual turnê, a banda claramente está focada em se tornar um genuíno marco musical. Após dois anos na estrada, a banda conseguiu subir nos rankings do gênero e alcançar a marca de um milhão de vendas em álbuns e faixas digitais, além de acompanhar bandas consagradas em turnês pelos EUA e mundo afora, como Evanescence, Guns N’ Roses e Marilyn Manson.
Lana Del Rey – Ultraviolence
Ultraviolence é o terceiro álbum de estúdio da cantora-compositora norte-americana Lana Del Rey, lançado em 13 de junho de 2014 pelas gravadoras Interscope Records e Polydor Records. A produção de nove canções do álbum ficou por conta de Dan Auerbach, guitarrista e vocalista da banda The Black Keys. Lana também contou com os produtores e escritores que também trabalharam com ela no álbum antecessor, Born to Die. O noivo da cantora, Barrie O'Neill, também escreveu junto com ela uma das canções do álbum. Liricamente o álbum fala sobre amor, dinheiro, drogas e carros, além de sobre ser famosa. O álbum faz uso de vários instrumentos como guitarra elétrica, violão de doze cordas, bateria, piano, sintetizador, e mellotron.
Pharrell Williams - G I R L
G I R L é o segundo álbum de estúdio do cantor americano Pharrell Williams. O primeiro single divulgado foi a canção "Happy", ou seja, já começou bem. O álbum, totalmente dançante, contém participações de Kelly Osbourne, Justin Timberlake, Timbaland, Miley Cyrus, Daft Punk, JoJo, Alicia Keys, Tori Kelly e Leah LaBelle.
Bruce Springsteen - High Hopes
High Hopes é o 18º álbum de estúdio do cantor americano Bruce Springsteen e foi gravado durante as folgas da "Wrecking Ball Tour", High Hopes conta com a participação do guitarrista Tom Morello (Rage Against The Machine) em oito das doze faixas. Além disso, o álbum traz apenas covers ou regravações de raridades e canções antigas, mas mesmo assim não deixa de surpreender.
Nação Zumbi - Nação Zumbi
A banda recifense Nação Zumbi lança seu 10° disco. O CD Nação Zumbi encerra o jejum de sete anos sem um álbum de estúdio – o último de inéditas foi ‘Fome de Tudo’, de 2007. O trabalho conta com a produção de Kassin e Berna Ceppas, amigos da banda há tempos. O grupo, precursor do manguebeat no Brasil, vem com um trabalho inovador, sem perder o peso do som. O disco traz 11 faixas inéditas e conta com importantes participações - O tecladista norte-americano Money Mark (que co-produziu ‘Fome de Tudo’), Mario Caldato Jr., na mixagem de algumas músicas, Lula Lira (filha de Chico Science e cantora do Afrobambas), Laya Lopes (colocando voz em algumas faixas) - e Marisa Monte, em uma linda parceria na música ‘A Melhor Hora da Praia’. Parece que o manguebeat está mais vivo do que nunca.
Linkin Park - The Hunting Party
Em The Hunting Party, o Linkin Park volta às origens com um rock mais puro, como em seus primeiros álbuns. O integrante Mike Shinoda descreveu a sonoridade do álbum como estilo do rock dos anos 90. "É barulhento e é rock, mas não no sentido de que você já tenha ouvido antes, é mais como som hardcore punk-Thrash da década de 1990". Ele também disse que o status do rock moderno é "fraco" e que isso o inspirou a fazer um som mais "pesado", para trazer a sonoridade de antigamente para a atualidade.
St. Vincent - St. Vincent
St. Vincent, disco homônimo da inconfundível Annie Clark, tem 11 faixas e a cantora já disse em algumas entrevistas que tomou a produção do disco como um trabalho qualquer, como se estivesse indo para um escritório e fizesse suas coisas em horário comercial como qualquer um. “Se você é um compositor, tem que escrever. Se você é um músico, tem que fazer música. Fui para o estúdio todas as manhãs como se estivesse indo para o trabalho". Apesar da afirmação, o sentimento de obrigação dito pela cantora não aparece na obra, o disco é delicado e uma delícia de ouvir, vale conferir!
SILVA - Vista Pro Mar
Foi durante uma tarde ensolarada, olhando a vista, que surgiu a ideia do segundo e aguardado disco do Silva, Vista Pro Mar. O músico ficou conhecido pelas excelentes críticas que recebeu em seu primeiro álbum “Claridão” . Diferente do primeiro CD, este traz o jovem músico amadurecido e certo do caminho musical que quer seguir. O capixaba apresenta um repertório pra cima, e como ele mesmo diz, “ensolarado”, com 11 faixas inéditas. Entre as canções, estão “É Preciso Dizer”, “Janeiro” e “Okinawa”, com participação de Fernanda Takai.
The Black Keys - Turn Blue
Turn Blue é 8º álbum de estúdio da banda americana de rock The Black Keys. O disco foi a quarta colaboração com Danger Mouse, precedendo El Camino, que foi seu maior sucesso comercial e crítico até agora. Em Turn Blue, Danger Mouse teve o mesmo papel que teve em El Camino, compondo as canções junto com o guitarrista Dan Auerbach e o baterista Patrick Carney. O álbum estreou em primeiro lugar na tabela Billboard 200 dos mais vendidos nos Estados Unidos (pela primeira vez na história da banda), com 164 mil cópias comercializadas em sua primeira semana de vendas.
Titãs - Nheengatu
Com 32 anos de carreira, recheados por muitos sucessos, a banda apresenta o novo projeto Nheengatu. O disco traz 14 faixas, sendo 13 inéditas e uma regravação da canção “Canalha” de Walter Franco. Produzido por Rafael Ramos, importante nome do cenário musical que já produziu artistas como Pitty, Capital Inicial e Raimundos, o CD mostra o grupo de volta às suas origens do rock autêntico. As músicas falam sobre temas polêmicos como o preconceito racial e sexual, pedofilia, drogas, a falência de instituições e a alienação da população, remetendo ao emblemático álbum da banda, Cabeça Dinossauro.
Coldplay - Ghost Stories
Ghost Stories é o sexto álbum de estúdio da banda de rock britânica Coldplay. A capa do álbum influenciada pela arte medieval apresenta um par de asas de anjo imposta em uma pintura de um oceano sob um céu à noite. As próprias asas do anjo apresentam imagens enigmáticas de desenhos em estilo medieval, de objetos e conceitos bastante contemporâneos. O álbum conceitual narra a história de um homem em crise que vive diversas emoções diferentes até finalmente aceitar a situação em que se encontra - um enredo parcialmente inspirado pela relação conturbada do vocalista, pianista e violonista Chris Martin com a atriz Gwyneth Paltrow.
Mombojó - Alexandre
O título do disco vem de um teclado que pertencia a Samuel, ex-baixista da banda, e que disparava uma voz falando “are you sure?”, entendida pelo grupo como Alexandre. A voz entrou em algumas composições no início da banda em 2001 e até se pensou em usar esse título no primeiro álbum, mas ele acabou se chamando Nadadenovo. Segundo os integrantes do Mombojó usá-lo agora foi uma forma de relembrar a atmosfera criativa da época para eles também muito presente no novo trabalho. O novo disco mostra o grupo mais uma vez com um trabalho aberto a experimentação e uma pegada electro indie com influências assumidas de Radiohead e Stereolab.
Multishow Ao Vivo: Ivete Sangalo 20 anos
Multishow Ao Vivo: Ivete Sangalo 20 anos é o quarto DVD ao vivo da cantora e compositora brasileira Ivete Sangalo, gravado durante uma apresentação realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador, para 50 mil pessoas. O projeto festeja os 20 anos de carreira de Sangalo e conta com as participações dos cantores Bell Marques, ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, Alexandre Pires, Saulo, ex-vocalista da Banda Eva e Alexandre Carlo, vocalista da banda de reggae Natiruts. O repertório revisita sucessos antigos e mais recentes, além de apresentar covers de canções famosas de artistas internacionais como Bob Marley, Smokey Robinson e Stevie Wonder, um de seus maiores ídolos.
Por Marina Marques
Atualizado em 4 Set 2014.