São Paulo completa 465 anos no próximo dia 25 de janeiro e, se você ama tanto essa cidade quanto a gente, vai querer sair para comemorar o feriado na rua, aproveitando tudo o que seus parques, edifícios históricos e estabelecimentos têm a oferecer.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 25 lugares tradicionais de São Paulo para comemorar o aniversário da cidade. Confira:
Avenida Paulista
Comemorar o aniversário de São Paulo no mais famoso cartão postal da cidade não tem erro. Com quase 130 anos de idade, a Avenida Paulista é um importante centro comercial do Estado e, hoje, concentra inúmeras opções de cultura e entretenimento dentre museus, restaurantes, centros culturais, shoppings, cinemas e muito mais! No dia 25 de janeiro, a avenida fica aberta somente para pedestres e ciclistas e promove atividades culturais e shows gratuitos.
Bixiga
O bairro foi formado por imigrantes italianos e guarda até hoje muito dessa cultura. Se você quiser comemorar a data homenageando os italianos que ajudaram a construir a São Paulo que conhecemos hoje, esse é o lugar! O Bixiga concentra comunidades italianas e diversas tradicionais cantinas que conquistam qualquer amante de comida, como a C... Que Sabe!, sem falar de renomadas padarias como a Basilicata, com mais de 100 anos de idade.
Parque do Ibirapuera
Um dos parques mais famosos de São Paulo é uma ótima opção para passar a data se você quiser passear em um lugar mais tranquilo, mas sem perder as opções culturais que a capital oferece. Nos seus 1,6 milhão de metros quadrados, abriga um lago, pistas de corrida, o Pavilhão Bienal, o Museu Afro Brasil, a OCA, MAM, MAC-USP, Obelisco, Ginásio de Esportes, Planetário, Auditório e muito mais, e costuma promover diversas atividades e shows no dia no aniversário da cidade.
Unidades do Sesc
A maioria das unidades do Sesc na Grande São Paulo promove atividades diversas no dia do aniversário de São Paulo, entre elas estão shows de grandes nomes da música brasileira. Confira AQUI alguns dos shows já programados e não deixe de conferir a programação e outras informações no site do Sesc.
Pateo do Collegio
O Pátio do Colégio foi o lugar da primeira construção da cidade, que marcou seu nascimento em 25 de janeiro de 1554. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas. Que tal comemorar o aniversário de São Paulo no lugar onde ela nasceu? Atividades costumam ser desenvolvidas por lá na data.
Liberdade
O bairro da Liberdade é perfeito para os amantes de cultura japonesa e chinesa que convivem na região. Além de lojas de artigos variados, o visitante pode experimentar diversos pratos típicos, se divertir nos tão característicos karaokês e até participar das típicas festas de Ano Novo Chinês. Aos finais de semana, vale a pena passar um tempo na Praça da Liberdade, na saída do metrô, e aproveitar a famosa Feirinha da Liberdade, com comidas e diversos artigos típicos.
Theatro Municipal
O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi começaram a construção do Theatro em 1903, e sua inauguração aconteceu oito anos depois, em 12 de setembro de 1911. Influenciada pela Ópera de Paris, a luxuosa construção finalmente colocou São Paulo no roteiro internacional de espetáculos mundial. Os detalhes renascentistas da fachada são apenas o começo, por dentro, o visitante pode encontrar diversos adornos como bustos, medalhões, cristais, afrescos e mármores. No aniversário da cidade, o teatro costuma receber shows e apresentações especiais.
Mercado Municipal
Também conhecido como 'Mercadão', o Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em 25 janeiro de 1933, comemora seu aniversário no mesmo dia da cidade e geralmente recebe shows na data. Entre os 12600 metros quadrados, você ainda pode encontrar refeições, pasteis e até lanches famosos. Além de um importante centro cultural, é também um importante marco arquitetônico e cartão postal da cidade.
Praça da Sé
A praça mais famosa de São Paulo abriga diversos monumentos e esculturas, entre eles o célebre Marco Zero, que indica o "coração" da cidade. À frente do Marco Zero encontra-se o monumento a José de Anchieta, fundador de São Paulo e "Apóstolo do Brasil", inaugurado em 1954 por ocasião do quarto centenário da cidade. Com a reforma de 2006, a praça recebeu diversas novas intervenções artísticas, de maioria abstrata. Atração à parte é a famosa Catedral.
Parque da Independência
O Parque da Independência, inaugurado em 1989, tem esse nome por guardar elementos históricos importantes para a história da Independência do Brasil, tombados pelos órgãos de preservação histórica em esfera municipal, estadual e federal. Lá, você pode encontrar o famoso Museu do Ipiranga, os belos jardins inspirados nos de Versalhes, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, que fica perto de onde (conta a história) D. Pedro declarou a independência do país com o famoso grito “independência ou morte!”.
Memorial da América Latina
Inaugurado em 1989 e projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina é um dos maiores centros culturais e políticos da cidade de São Paulo. No dia 25 de janeiro você pode participar de atividades diversas, além de encontrar as famosas feiras que ocupam o lugar todos os finais de semana.
Pinacoteca
Considerado o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje, o acervo conta com cerca de nove mil peças, que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente. O museu costuma ter uma programação diferenciada no dia do aniversário da cidade.
MASP
O museu mais famoso da cidade possui uma das maiores e mais abrangentes coleções de arte ocidental da América Latina. E embaixo dele você encontra um dos maiores vãos livres do país, com 74 metros quadrados. A arquiteta Lina Bo Bardi pensou o espaço como um ambiente de produção cultural e convívio popular e é justamente isso que acontece no aniversário de São Paulo, quando costuma receber shows.
Bar Brahma
O bar na esquina mais famosa da cidade – o da Ipiranga com a São João – é um ótimo lugar para comemorar o aniversário da cidade e entender um pouco do que Sampa é capaz de fazer com o coração do Caetano Veloso e de todos nós. O bar está ali desde a década de 40 e vale a pena apreciar o chope Brahma, os pratos e petiscos variados e a MPB ao vivo.
Estádio do Pacaembu
O Estádio do Pacaembu é um importante marco histórico da nossa cidade, tombado como patrimônio por ter importante papel na história do esporte mais popular do nosso país. Localizados no mesmo ambiente, o Estádio do Pacaembu e o Museu do Futebol são ótimas pedidas para quem gosta não apenas de futebol, mas de cultura, esporte e arte como um todo. Inaugurado em 1940, o espaço comporta 70 mil espectadores e guarda o museu, que conta a história do esporte, abaixo de suas arquibancadas, e abre normalmente no aniversário da cidade.
Terraço Itália
Por que não comemorar o aniversário da cidade admirando-a do alto? O Terraço Itália é uma das principais casas de cozinha italiana e se consolidou como cartão postal de São Paulo. O restaurante foi criado nos anos 60 pelo imigrante italiano Evaristo Comolatti, que encontrou na bela vista do terraço de um majestoso edifício de 165 metros de altura, 46 pavimentos e 19 elevadores uma grande oportunidade.
Parque do Carmo
Assim como a maioria dos parques da cidade, o Parque do Carmo, na Zona Leste da cidade, tem programação especial para a data. Famoso pelas lindas cerejeiras, o local conta com flora diversificada e rica fauna de Mata Atlântica, onde diferentes animais encontram refúgio e alimentação - o que torna a reprodução de inúmeras espécies favorável. Há também pistas de atletismo, cooper, campo de futebol, trilha ecológica, área para piqueniques, lanchonete, playground, um museu de ecologia e um anfiteatro ao ar livre reservado para shows.
Riviera Bar
Inaugurado em 1949, o Riviera Bar viveu seu auge entre 1968 e o fim da década de 70, justamente em um período difícil do regime militar brasileiro. Em 2006 o bar fechou suas portas, mas o empresário Facundo Guerra, sócio do Grupo Vegas, e o chef Alex Atala, dono dos restaurantes D.O.M e Dalva e Dito, uniram seus esforços na reabertura desse ícone da boemia paulistana.
Foto: Reprodução/Site Oficial
Praça da República
A Praça da República é um importante patrimônio histórico da cidade de São Paulo. Por ali passam diversos turistas e paulistanos diariamente e isso se deve a sua proximidade com importantes ruas da capital. Que tal comemorar o aniversário da cidade explorando o seu centro velho?
Rua Avanhandava
Os diversos restaurantes do Grupo Mancini tomam conta da Rua Avanhandava, no centro da capital. Com luzes coloridas, fonte e um toque clássico, o local costuma ficar cheio durante os finais de semana. Ícone da gastronomia italiana na capital paulista, o Restaurante Famiglia Mancini oferece um cardápio repleto de massas caseiras e molhos, além de uma grande variedade de carnes, aves, peixes e frutos do mar. Para quem quiser ir de Pizza ou até mesmo Frutos do Mar, a rua possui estabelecimentos especializados - tudo da mesma família, é claro.
Beco do Batman
Outra opção é aproveitar o feriado para conhecer alguns dos grafites mais famosos da nossa cidade. Localizado no boêmio bairro da Vila Madalena, o famoso Beco do Batman recebeu esse nome por conta de um grafite do personagem da DC feito há muitos anos. Hoje, o espaço conta com diversos outros trabalhos, inclusive de famosos, e recebe visitas guiadas.
CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil iniciou suas atividades em 2001, mas seu prédio é de 1901. Ele pode até ser novinho, se comparado a alguns dos outros itens desta lista, mas já se consagra como um ponto de interesse tradicional de nossa cidade e certamente uma visita imperdível. A programação varia nos aniversários da cidade, mas há opções para todos. Dividido em seis espaços (subsolo, térreo, mezanino e três andares), o centro abriga diversas atividades culturais, que dividem a atenção com sua belíssima arquitetura e as instalações artísticas.
Vale do Anhangabaú
O famoso Vale do Anhangabaú concentra uma grande quantidade de prédios e estruturas históricas como o Viaduto do Chá. No dia do aniversário da cidade, o espaço costuma receber shows gratuitos e atrações diversas como festas e atividades esportivas.
Biblioteca Mário de Andrade
Fundada em 1925, a Biblioteca Mário de Andrade é considerada a maior do Brasil e é dona do segundo maior acervo documental e bibliográfico do país. No aniversário da cidade, o espaço costuma promover atividades abertas ao público como shows musicais e leituras dramáticas.
Farol Santander
O antigo Prédio Banespa ou Banespão, oficialmente Edifício Altino Arantes e inaugurado em 1947, reabriu no último aniversário da cidade como Farol Santander. O espaço renasce com o objetivo de atrair pessoas para o centro da capital e conta com diversas atrações distribuídas por 18 dos 35 andares do edifício. Dentre as novidades, estão uma pista de skate, um café, espaços para exposições e – claro – o famoso mirante com vista para a nossa bela cidade.
Atualizado em 10 Dez 2018.