Guia da Semana

A espera acabou: depois de nove anos fechado para visitação, o Museu do Ipiranga reabre para o público em geral no dia 8 de setembro, a partir das 11h – mas no dia 7 de setembro, quarta-feira, haverá uma programação cultural com projeção mapeada, concerto de orquestras e shows inéditos. Fechado desde 2013, o edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, conta com um acervo que chega a 450 mil itens e documentos.

O Museu do Ipiranga teve sua área construída dobrada e área expositiva triplicada - incluindo novos espaços e outros antes sem acesso ao público -, além de acessibilidade a todos os pavimentos do edifício, e a recuperação do Jardim Francês e suas fontes.

No Novo Museu do Ipiranga, o público vai se deparar com 12 exposições – 11 de longa duração e uma mostra temporária. As de longa duração são divididas em dois eixos temáticos: “Para entender a sociedade” e “Para entender o Museu”. A exposição de curta duração, denominada “Memórias da Independência”, estará aberta por quatro meses a partir de novembro. No total, serão expostos cerca de 3162 mil itens pertencentes ao acervo do Museu, 562 itens de outras coleções e 76 reproduções e fac-símiles.

Se você - assim como nós - está curioso(a) para conferir de perto tudo o que vem por aí, veja 7 curiosidades sobre o Museu do Ipiranga:

Por Laís Guidi

Atualizado em 7 Set 2022.