A apenas 27 km de São Paulo, está a charmosa Embu das Artes. Com casinhas coloridas, feirinha de artesanato e muito verde, a cidade está cativando cada vez mais os paulistas que buscam um refúgio próximo a São Paulo para curtir no final de semana.
Até 2011, a cidade era conhecida apenas como "Embu" e, devido a um plebiscito dos moradores, foi acrescentado o "das Artes" ao nome, que faz referência à vocação do município em oferecer artesanato e feirinhas de rua, que surgiram na década de 1960.
Ficou curioso (a)? O Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer em Embu das Artes. Confira:
FEIRINHA DE ARTESANATO
O principal atrativo da cidade, que atrai turistas de todas as partes, é a Feirinha de Artesanato. É o programa perfeito para quem está buscando objetos de decoração ou até mesmo para dar uma repaginada na casa. É possível encontrar desde bijouterias a móveis e peças de cerâmica. Vale a pena dar uma passeada e ver a grande variedade de produtos.
Quando ir: Sábados, domingos e feriados, das 9 às 18h
PARQUE DO LAGO FRANCISCO RIZZO
Para fugir um pouco dos parques lotados da capital paulista, a dica é ir conhecer o Parque do Lago Francisco Rizzo, uma incrível área verde em Embu. A grande atração é um lago recheado de carpas coloridas, peixinhos de várias espécies e amigáveis patinhos. Para quem vai com criança, um parquinho é uma boa opção para entreter e passar o tempo. De qualquer forma, é ótimo para caminhar em meio a natureza e se sentir fora da cidade!
Quando ir: Diariamente das 8 às 17h
Endereço: Rua Alberto Giosa, 300
Entrada e Estacionamento gratuito
MUSEU DE ARTE SACRA DOS JESUÍTAS
A parte histórica de Embu das Artes é outro lugar que vale a pena dedicar alguns minutos do seu tempo. A dica é estacionar o carro e andar pelas ruelas - fechadas para carro - e explorar ao máximo os lugares e a arquitetura. Um dos pontos altos da região é o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, que inclui a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O local conta um pouco da história da cidade, além de apresentar um rico acervo em arte barroca.
CIDADE DAS ABELHAS
A Cidade das Abelhas foi criada há 37 anos com o intuito de transportar pessoas para o mundo maravilhoso das abelhas, em um espaço com 100 mil metros quadrados de Mata Atlântica preservada. Tematizada com dinossauros, espaço ecológico e um espaço para contar a história das abelhas, o local é perfeito para as crianças brincarem enquanto aprendem.
Quando ir: Terça a domingo das 8h30 às 17h (inclusive feriados)
Endereço: Estrada da Ressaca, Km7 - Embu das Artes
Preço: R$ 25 (menores de 3 e maiores de 60 anos não pagam).
EMPÓRIO SÃO PEDRO
Para finalizar o passeio com chave de ouro, nada como almoçar em um lugar delicioso, certo? O Empório São Pedro é a opção gastronômica perfeita. Com uma estrutura barroca que une o rústico ao moderno, o restaurante aposta em pratos bem preparados e sobremesas deliciosas.
Quando ir: Quarta a domingo das 12h às 17h
Endereço: Rua Siqueira Campos, 67 - Centro
Veja mais dicas de viagens no Guia da Semana ;)
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 6 Fev 2020.