São Paulo é uma cidade cheia de arte e cultura – museus dos mais variados, becos famosos por seus grafites e centros culturais renomados. Mas nem só de MASP e Tomie Ohtake vive o paulistano amante de arte – a cidade tem uma grande quantidade de galerias que buscam promover novos artistas e refletir sobre o cenário da arte contemporânea.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 10 galerias de arte que vale muito a pena conhecer na cidade. Confira:
Espaço Art’er
Inaugurado no fim de 2012, o espaço tinha como objetivo se tornar um ponto de convergência de linguagens artísticas e incentivar o reuso de materiais de descarte de cenografias. Hoje, a casa reúne diversos perfis de profissionais e pessoas interessadas e criativas para promover ações acessíveis à comunidade e propor debates sobre a sustentabilidade no design, na arte e na arquitetura, estimulando jovens artistas a valorizar materiais e peças de reuso.
Onde: Rua Vemag, 615 – Ipiranga
Foto: Reprodução/Site Oficial
Choque Cultural
O espaço é uma referência em arte urbana e na investigação de novas linguagens contemporâneas. Apresenta jovens artistas ao lado de nomes já consagrados e internacionais, investindo em intercâmbios, residências, exposições, colaborações, imersões, projetos institucionais e de arte pública.
Onde: Rua Medeiros de Albuquerque, 250 - Vila Madalena
Foto: Reprodução/Site Oficial
Fortes D’Aloia e Gabriel
Uma consagrada galeria paulistana antes conhecida como Fortes Vilaça, a Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta um programa dinâmico no qual artistas brasileiros e estrangeiros, jovens e renomados, realizam exposições ambiciosas. Mostras coletivas organizadas por curadores convidados também são frequentes no programa.
Onde: Rua Fradique Coutinho, 1500 - Vila Madalena
Foto: Reprodução/Site Oficial
A7MA
Pronuncia-se a sétima. O espaço surgiu com o objetivo de explorar, amplificar e conceder visibilidade à arte de rua e às vertentes da arte contemporânea influenciadas por ela. O espaço na Vila Madalena com pouco mais de 100 m² é referência no que se refere à arte de rua na cidade de São Paulo.
Onde: Rua Harmonia, 95B - Vila Madalena
Foto: Reprodução/Site Oficial
Zipper Galeria
Situada no Jardim América desde 2010, o espaço costuma receber mostras organizadas por curadores convidados, que costumam participar de conversas com o público. Idealizada pelo galerista Fabio Cimino, a Zipper foca na arte brasileira e latino-contemporânea e dá ênfase em tudo que é novo na arte contemporânea.
Onde: Rua Estados Unidos, 1494 – Jardim América
Foto: Reprodução/Site Oficial
Millan
Uma das galerias mais tradicionais da cidade, a Millan foi fundada em 1986 e procurava explorar a relação entre a produção de artistas contemporâneos e os artistas modernos que influenciaram em seus trabalhos. Hoje, a casa acompanha e oferece apoio à sua equipe de artistas, que conta com nomes consagrados e jovens em início de carreira. Seus trabalhos estão constantemente em feiras importantes, como Art Basel ou SPArte.
Onde: Rua Fradique Coutinho, 1360 – Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook
Vermelho
A proposta da galeria formada em 2002 é romper com a rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte em São Paulo através do diálogo entre artistas consagrados e novos nomes da cena contemporânea. O acesso é feito por uma pequena passagem entre a Paulista e a Consolação, mas por dentro o espaço impressiona.
Onde: Rua Minas Gerais, 350 – Higienópolis
Foto: Reprodução/Facebook
Blau Projects
Na Vila Madalena, a Blau Projects nasceu com o objetivo de estimular artistas emergentes e explorar e promover diversas formas de expressão artística. O espaço deseja ser um território livre na experimentação da arte contemporânea, inclusive no que se refere a linguagens e formatos como tridimensional, fotografia e performance.
Onde: Rua Fradique Coutinho, 1464 – Pinheiros
Foto: Reprodução/Site Oficial
Casa Triângulo
Fundada em 1988, a galeria se destaca como uma das mais importantes no que se refere à arte contemporânea no Brasil. O espaço é conhecido por revelar e consolidar a carreira de diversos artistas e apoia-los no caminho para conquistar a cena internacional. Em 2016, a galeria ganhou uma nova casa nos Jardins: em um prédio projetado para refletir a sua personalidade.
Onde: Rua Estados Unidos, 1324 – Jardins
Foto: Reprodução/Facebook
Pivô
Localizado bem no centro de São Paulo, o Pivô é um espaço de arte contemporânea autônomo e sem fins lucrativos, gratuito e aberto ao público. A galeria foi fundada em 2012 com um espaço de 3500m² no famoso Copan. Os artistas convidados são encorajados a inovar e a responder conceitualmente às especificidades do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer em que a obra se insere.
Onde: Av. Ipiranga, 200 - República
Atualizado em 18 Jan 2018.