São Paulo é conhecida por seus arranha-céus, avenidas movimentas, ônibus lotados... – nossa cidade é, de fato, a tão falada selva de pedra. Felizmente, existem oásis em meio a tanto caos e correria: diversos jardins estão apenas esperando que você os explore.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 9 jardins incríveis para você conhecer em São Paulo e acabar de uma vez com essa imagem cinzenta que temos da cidade. Confira:
Jardim da Luz
Do lado de fora da Pinacoteca, o museu de arte mais antigo de São Paulo, se encontra o também mais antigo parque da cidade, o Jardim da Luz, que foi construído originalmente como Horto Botânico. Entre o belo espelho d’água, as árvores e uma gruta com cascata, o lugar é um ótimo espaço para relaxar. Dependendo do dia da visita, o parque ainda surpreende os visitantes com apresentações espontâneas de músicos amadores.
Jardim Botânico
Não se pode fazer uma lista de jardins de São Paulo sem mencionar o Jardim Botânico da cidade. Fundado em 1928, o jardim, na zona sul de São Paulo, conta com 143 hectares das mais variadas espécies vegetais. O contato com a natureza e paz e sossego são os principais atrativos do local - e nem parece que estamos na cidade! Mas o espaço também conta com muitas atrações, como o Museu Botânico, que tem amostras de plantas e produtos colhidos da flora brasileira, uma biblioteca com mais de 6400 livros com privilegiado acervo botânico e duas estufas que abrigam espécies típicas da Mata Atlântica.
Jardim do Museu da Imigração
O Museu da Imigração tem como objetivo preservar toda a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes. Seu jardim tem quase três mil metros quadrados, com várias espécies de árvores e plantas, incluindo duas figueiras com mais de meio século de vida, além de infraestrutura para piqueniques. O espaço também costuma ser usado para apresentações de música, dança cinema e teatro.
Jardim da Casa das Rosas
A Casa das Rosas foi construída em 1935 e é um dos poucos exemplares de mansões da Avenida Paulista que sobrevivem ao tempo. O casarão em estilo clássico francês tem trinta cômodos, edícula e um dos jardins mais bonitos da cidade. Seu jardim de roseiras é considerado um dos mais bonitos da cidade e certamente é um refúgio de tranquilidade em meio à movimentada avenida.
Jardim do Centro Cultural de São Paulo
O Centro Cultural São Paulo é famoso por suas atividades culturais. Por lá, é possível participar de oficinas, mostras ou exibições de filmes. O que nem todos sabem é que ele possui um jardim aberto em sua cobertura, de onde é possível admirar a nossa bela cidade do alto, com uma vista privilegiada da Avenida 23 de Maio e da Vergueiro. O espaço costuma ser ocupado de diversas formas: para fazer piqueniques, participar de exibições de cinema ao ar livre e até mesmo para admirar a paisagem.
Jardim do Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra de São Paulo se dedica a recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação. Poucas pessoas o conhecem e menos ainda sabem que ele possui um simpático jardim em seu interior, com bancos, plantas baixas e um belo gramado para você relaxar no centro da cidade.
Jardim da Casa Ema Klabin
Inaugurada em 2007, a casa-museu abriga um importante acervo de mais de 1500 obras. Entre elas estão pinturas de grandes artistas como o holandês Frans Post e o russo Marc Chagall, além de móveis e objetos decorativos e arqueológicos reunidos ao longo de mais de 70 anos pela colecionadora Ema Gordon Klabin. A própria casa de 900m² já é uma obra de arte, construída na década de 50 pelo arquiteto Alfredo Ernesto Becker, enquanto o belo jardim foi pensado por ninguém menos que o famoso urbanista e paisagista Burle Marx.
Jardim do Museu da Casa Brasileira
Localizado em plena Avenida Brigadeiro Faria Lima, o Museu da Casa Brasileira possui um lindo jardim com mais de seis mil metros quadrados, ideal para se sentir mais próximo à natureza em meio a uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo. O lugar é um dos últimos espaços verdes remanescentes que ilustram hábitos de moradia da elite paulistana do início do século 20. Hoje, muitas pessoas costumam estender suas toalhas no gramado impecavelmente lindo na parte de trás do museu, que possui um gramado impecavelmente verde e limpo.
Foto: Chema Llanos/Reprodução/Site Oficial
Jardim do Catavento
O Catavento é um museu interativo com quatro mil metros quadrados divididos em quatro instalações: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em cada um dos ambientes, o visitante tem a possibilidade de interagir com o tema, seja com jogos eletrônicos, filmes em 3D ou exposições. Inaugurada em 2015, uma de suas atrações mais procuradas fica em seu incrível jardim: um enorme borboletário, com algumas espécies de borboletas e mais de vinte tipos de plantas específicas para cada espécie.
Atualizado em 6 Nov 2018.