São Paulo é uma cidade em constante mudança. Sempre temos novas opções de espaços culturais, parques, shoppings ou cinemas e ficamos com a impressão de que pouco se guarda da história de nossa metrópole – o que não é inteiramente equivocado. No entanto, muitos são os lugares que resistem às forças do tempo e da modernização e permanecem ali, entre arranha-céus futuristas, contando um pouquinho da nossa história.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares centenários em São Paulo que você precisa conhecer – ou reencontrar. Confira:
Pinacoteca
Considerado o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje o acervo conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente.
Catedral da Sé
Localizada no marco zero de São Paulo, é um símbolo da cidade, tanto por sua importância histórica, quanto religiosa. O início da construção foi em 1913, a inauguração se deu em 1954, mas a catedral só ganhou seu formato definitivo em 2002. Depois de uma restauração que completou o projeto original, a construção teve adicionados 14 torreões e o vitral da fachada da igreja, com sete rosáceas. A melhor maneira de conhecer a Catedral da Sé é fazendo a visita monitorada, que inclui a ida à cripta onde estão enterrados bispos e arcebispos de São Paulo, além do regente Feijó e do cacique Tibiriçá.
Museu do Ipiranga
O prédio foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 com o intuito de ser um memorial da independência do país. O museu conta com um acervo de mais de 125 mil peças, incluindo a famosa tela “Independência ou Morte”. Infelizmente, ele está fechado para restauração por tempo indeterminado, mas a visita vale a pena só para apreciar a arquitetura. O museu faz parte do Parque da Independência, que ainda conta com, além dos belos jardins inspirados em Versalhes, o Monumento à Independência, de 1926, e a Cada do Grito, que - diz a lenda - era a construção mais próxima do lugar onde D. Pedro deu o famoso grito.
Theatro Municipal
O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi começaram a construção do Theatro em 1903, e sua inauguração aconteceu oito anos depois, em 12 de setembro de 1911. Influenciada pela Ópera de Paris, a luxuosa construção finalmente colocou São Paulo no roteiro internacional de espetáculos. Os detalhes renascentistas da fachada são apenas o começo - por dentro, o visitante pode encontrar diversos adornos como bustos, medalhões, cristais, afrescos e mármores.
Estação da Luz
Na época da República que ficou conhecida como “café com leite”, a Estação, com sua arquitetura fascinante, era símbolo de poder dos paulistanos. Fundada em 1901, por ali chegaram muitas figuras importantes e imigrantes de origens diversas durante o século 20. Inspirada na arquitetura vitoriana das terras britânicas, é um daqueles lugares que nos fazem sentir fora do país. A estação foi construída por ingleses e contou com a ajuda de estruturas trazidas diretamente do país europeu. O grande relógio que se vê na Luz é inspirado no famoso Big Ben e a fachada, nas estações de trem da ilha britânica.
Pateo do Collegio
O Pátio do Colégio foi a primeira construção da Cidade e também marcou seu nascimento em 25 de janeiro de 1554. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas. Apesar de não ser o prédio original, que foi demolido na segunda metade do século 20, o atual foi inspirado no original e o visitante ainda pode conferir paredes e fundações da época em taipa de pilão.
Solar da Marquesa de Santos
Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, entrou para a História como amante do imperador D. Pedro I. O relacionamento entre os dois durou sete anos, e eles tiveram cinco filhos. Em 1834, Domitila comprou um sobrado construído na segunda metade do século XVIII, que ficou conhecido como o Solar da Marquesa. Mas o monarca nunca chegou a visitar o local, pois já havia inclusive abdicado ao trono brasileiro e voltado para Portugal quando Domitila adquiriu a casa. Depois da morte de Domitila, o Solar chegou a ser usado como palácio episcopal e sede de companhias de gás. Hoje abriga parte do acervo do Museu da Cidade de São Paulo, com mobília e utensílios domésticos, além de fotos antigas e paredes de taipa de pilão, usando diversas técnicas.
Parque Buenos Aires
Localizado em Higienópolis, o Parque Buenos Aires foi criado – primeiramente como Praça Higienópolis – a partir de uma área desapropriada pela Prefeitura de São Paulo, em 1912, com o intuito de conservar a vista para o Vale do Anhangabaú. No interior do parque foram distribuídos esculturas, espelhos d'água e outros elementos de decoração e infraestrutura. Além disso, conta com extensa área verde, que traz quatro espaços de descanso, local para apresentações artísticas, bebedouros, bancos, bicicletários, comedouro para pássaros, playground e tanque de areia.
Mosteiro de São Bento
Com uma fachada de cair o queixo, a estrutura atual do Mosteiro de São Bento foi construída entre 1910 e 1912 e já hospedou até o Papa Bento XVI. A construção é uma das poucas remanescentes do estilo Beuronense, movimento artístico alemão que quase foi erradicado com a Segunda Guerra Mundial. O interior também não deixa a desejar, com adornos que vão do chão ao teto e combinam elementos das artes egípcia, bizantina e românica.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
A Faculdade de Direito Largo São Francisco foi fundada em 1827 e serviu de escola para ilustres pensadores e escritores. Castro Alves, José de Alencar, Monteiro Lobato, Hilda Hilst e Décio Pignatari são alguns dos grandes nomes que se formaram por lá. A visita ao pátio da faculdade é aberta ao público, mas se você quiser conhecer espaços como a biblioteca, o salão nobre, a sala São Leopoldo e o tumulo de Júlio Frank, é possível participar de uma visita monitorada na última sexta-feira de cada mês.
Atualizado em 10 Set 2018.