São Paulo é uma cidade enorme e diversa, tanto que nem os próprios paulistanos a conhecem direito. Quem nunca teve que ser guia turístico para um amigo de fora e acabou ficando perdido nas opções de passeios que a capital paulista oferece?
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 10 lugares que podem ajudar a mostrar para o seu amigo gringo toda a diversidade que São Paulo oferece, entre arte, gastronomia, história e cultura. Confira:
Vila Madalena e Pinheiros
Andar pela região da Vila Madalena e Pinheiros é uma experiência única. Em meio às ruas tortas, apertadas e cheias de árvores, você pode encontrar obras de arte como o Beco do Batman, que guarda grafitti de diversos artistas; bares dos mais variados; baladas; livrarias; espaços para feiras, como o Armazém da Cidade; lojas de roupas alternativas; o Instituto Tomie Ohtake; a nova Casa Natura Musical e muito mais! Sem falar que, caso seu amigo gringo venha no Carnaval, a região concentra alguns dos melhores bloquinhos de rua.
Avenida Paulista
É impossível entender a diversidade da nossa metrópole sem visitar o nosso mais famoso cartão postal. Com quase 130 anos de idade, a Avenida Paulista é um importante centro comercial do Estado e, hoje, concentra inúmeras opções de cultura e entretenimento dentre museus, restaurantes, centros culturais, shoppings, cinemas e muito mais! Por lá você encontra o museu mais famoso da cidade, com um dos maiores acervos de arte da América Latina no mundo: o MASP. Um dia inteiro andando pela Paulista pode não ser suficiente para conhecer tudo que ela tem a oferecer.
Mercado Municipal
Um dos mais famosos pontos turísticos da cidade foi inaugurado em 1933 e projetado por Felisberto Ranzini, o mesmo engenheiro responsável pelo Theatro Municipal e a Pinacoteca. O "Mercadão" apresenta mais de 280 boxes para atender cerca de 20 mil fregueses que, a cada dia, levam mais de 350 toneladas de alimentos. Além disso, o mercado conta com uma área de alimentação onde é possível comer o conhecido pastel de bacalhau ou o tradicional sanduíche de mortadela.
Praça da Sé
Histórica, autêntica e um marco de São Paulo, a praça abriga diversos monumentos e esculturas, entre eles o célebre Marco Zero, que indica o "coração" da cidade. À frente do Marco Zero encontra-se o monumento a José de Anchieta, fundador de São Paulo e "Apóstolo do Brasil", inaugurado em 1954 por ocasião do quarto centenário da cidade. Com a reforma de 2006, a praça recebeu diversas novas intervenções artísticas, de maioria abstrata. Atração à parte é a famosa Catedral. Uma vez lá, vale a pena dar uma volta para conhecer o famoso prédio da Faculdade de Direito da USP no Largo São Francisco ou a Galeria do Rock.
Parque do Ibirapuera
Um dos parques mais famosos de São Paulo, o Parque do Ibirapuera tem atrações para todo tipo de público. Nos seus 1,6 milhão de m² abriga a Fundação Bienal, o Museu Afro Brasil, o MAM (Museu de Arte Moderna) e a Oca, que é palco de mostras temporárias. Sua infraestrutura oferece aos visitantes campo de futebol de saibro, pista de corrida de seis mil metros, dois playgrounds, sete quadras poliesportivas e aluguel de bicicletas, além de lanchonete e restaurante.
Terraço Itália
O Terraço Itália é uma das principais casas de cozinha italiana e se consolidou como cartão postal de São Paulo. O restaurante foi criado nos anos 60 pelo imigrante italiano Evaristo Comolatti, que encontrou na bela vista do terraço de um majestoso edifício de 165 metros de altura, 46 pavimentos e 19 elevadores uma grande oportunidade. É um ótimo lugar para levar seu amigo gringo para um jantar e ainda garantir uma bela vista panorâmica do centro da cidade - só não se esqueça de fazer a reserva antes!
Liberdade
O bairro da Liberdade é perfeito para mostrar pro seu amigo turista a influência de imigrantes orientais em nossa cidade. Além de lojas de artigos variados, o visitante pode experimentar diversos pratos típicos, se divertir nos tão característicos karaokês e até participar das típicas festas de Ano Novo Chinês. Aos finais de semana, vale a pena passar um tempo na Praça da Liberdade, na saída do metrô, e aproveitar a famosa Feirinha da Liberdade, com comidas e diversos artigos típicos.
Museu do Futebol
Localizado embaixo das arquibancadas do famoso Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é um ponto turístico imperdível em uma viagem pelo país do futebol. A partir de três eixos - história, emoção e diversão -, o museu permite ao visitante entender como um esporte da elite inglesa chegou ao Brasil, se popularizou e se tornou o esporte mais popular entre todas as classes sociais do povo brasileiro.
Theatro Municipal
Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal é referência em espetáculos de balé, orquestras e documentos de arte. Construído em 1903, com a ópera Hamlet, mantém o estilo renascentista barroco, inspirado na Ópera de Paris, mesmo depois de várias reformas. Foi, ainda, o principal palco da Semana de Arte Moderna de 1922 e hoje destaca-se pela sua majestosa arquitetura interna e externa. Vale a pena levar seu amigo gringo para uma apresentação ali.
Pinacoteca
Considerado o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje, o acervo conta com cerca de nove mil peças, que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente. Quando estiver lá, aproveite para levar seu amigo para conhecer a bela Estação da Luz, logo em frente.
Por André Barbosa
Atualizado em 31 Jul 2019.