A cidade de São Paulo possui tantos lugares que mesmo quem mora aqui há anos ainda se surpreende com tesouros encontrados assim, sem querer, em um dia qualquer. É comum que pessoas que conhecem a capital tão bem adquiram novos pontos de vista de um mesmo local que, visto de outro ângulo, pode ser completamente diferente.
Que tal redescobrir essa cidade cheia de possibilidades? O Guia da Semana listou 10 lugares para ver São Paulo do alto! Confira:
Mirante 9 de Julho
Depois de muito tempo abandonado e esquecido, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante, e um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade. Hoje, com diferentes atrativos e um clima deliciosamente cult e alternativo, o Mirante é aberto para todos e é um ótimo lugar pra relaxar enquanto curte uma bela vista.
Vão Livre do MASP
Logo acima do Mirante 9 de Julho, para quem quer ir um pouco mais alto, está o famoso Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Se você quer curtir uma bela vista depois de visitar um dos maiores acervos da América Latina, basta atravessar o vão abaixo do museu e se deparar com uma paisagem paulistana de tirar o fôlego!
Pico do Jaraguá
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude. Para quem ainda não conhece, o local proporciona ao visitante um incrível panorama da capital (com uma vista que alcança até 55 quilômetros).
Centro Cultural de São Paulo
Logo acima do conjunto de bibliotecas, dos vários acervos da cidade e dos espaços de estudo e permanência que sempre sediam programações de cinema, dança, literatura, música e teatro, está um aconchegante terraço. De lá, você pode apreciar uma bela vista dos bairros ao redor.
Praça do Pôr do Sol
A Praça Pôr do Sol é conhecida por sua vista fantástica na Zona Oeste da cidade. No fim da tarde, jovens e famílias se reúnem para admirar o pôr do sol.
Edifício Itália
Um dos maiores prédios da cidade também é aberto à visitação. No topo do edifício se encontra um dos restaurantes mais famosos de São Paulo, o Terraço Itália. Lá, é possível jantar e beber alguns drinks apreciando a nossa bela cidade do alto, mas também existe a opção de subir sem ter que pagar pela comida. A visitação ao terraço panorâmico no 41º andar ocorre todos os dias, das 15h às 19h, mediante a uma taxa de R$ 30,00 por pessoa e direito a um drink sugerido pela casa.
Edifício Copan
Projetado na década de 1950 por Oscar Niemeyer, o prédio se tornou um dos símbolos da cidade e um de seus pontos turísticos mais procurados. Entre as centenas de apartamentos residenciais e dezenas de estabelecimentos comerciais, são organizadas visitas gratuitas durante a semana que levam o visitante até o topo do edifício de 115 metros de altura. É um ótimo lugar para apreciar o centro da cidade do alto!
Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC)
O prédio localizado no Ibirapuera também foi projetado por Oscar Niemeyer, mas só se tornou sede do museu em 2012. Seu último andar tem um terraço com vista panorâmica para a cidade e grande parte do Parque do Ibirapuera. Este semestre foi inaugurado um café ali, e você pode comer e beber enquanto aprecia a bela paisagem.
Sesc 24 de Maio
A mais recente unidade do Sesc em São Paulo fica no coração da cidade e tem programação pra todos os gostos! Do alto de seus treze andares, o visitante pode apreciar uma incrível vista do centro e ainda curtir uma piscina nos dias quentes.
IMS Paulista
Apesar de não ser tão alto, o segundo andar do mais novo centro cultural da Avenida Paulista concede uma perspectiva diferente da famosa avenida para quem está tão acostumado a ver todos aqueles prédios a partir do nível do chão. A entrada é gratuita – basta entrar no prédio e subir a escada rolante para apreciar a Paulista vista de cima.
Atualizado em 7 Ago 2018.