São Paulo é uma cidade enorme e tem pontos turísticos espalhados por diversos lugares. Felizmente, a maioria deles fica perto de uma estação do metrô e, se você prefere dispensar o carro e o trânsito intenso, os trilhos são a melhor opção para explorar a cidade.
Ligando o Tucuruvi ao Jabaquara, a Linha 1-Azul, a mais antiga da cidade, conecta vários dos pontos mais famosos da capital. Pensando nisso, o Guia da Semana listou 14 lugares em São Paulo para você conhecer usando a linha azul. Confira:
Praça da Sé | Estação Sé
A praça mais famosa de São Paulo abriga diversos monumentos e esculturas, entre eles o célebre Marco Zero, que indica o "coração" da cidade. À frente do Marco Zero encontra-se o monumento a José de Anchieta, fundador de São Paulo e "Apóstolo do Brasil", inaugurado em 1954 por ocasião do quarto centenário da cidade. Com a reforma de 2006, a praça recebeu diversas novas intervenções artísticas, de maioria abstrata. Atração à parte é a famosa Catedral.
Mosteiro de São Bento | Estação São Bento
Com uma fachada de cair o queixo, a estrutura atual do Mosteiro de São Bento foi construída entre 1910 e 1912 e já hospedou até o Papa Bento XVI. A construção é uma das poucas remanescentes do estilo Beuronense, movimento artístico alemão que quase foi erradicado com a Segunda Guerra Mundial. O interior também não deixa a desejar, com adornos que vão do chão ao teto que combinam elementos das artes egípcia, bizantina e românica. Vale a pena assistir à missa com canto gregoriano às 10h de domingo ou às 7h de segunda a sexta.
Endereço: Largo de São Bento, 48 - Centro
Entrada: Gratuita
25 de Março | Estação São Bento
Pode parecer uma grande bagunça, mas uma das regiões mais famosas da cidade guarda seu charme e muita história. Quem quer conhecer verdadeiramente São Paulo precisa visitar um dos maiores centros de comércio da América Latina, lugar onde se pode comprar praticamente tudo. Com mais de 150 anos, a Rua 25 de Março recebeu este nome em homenagem ao dia em que Dom Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil, em 25 de março de 1824. No fim do século XIX, ela já era famosa pelo seu comércio.
Mercado Municipal | Estação São Bento
Também conhecido como o famoso Mercadão, o Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em janeiro de 1933 e é especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, temperos, carnes e outros produtos alimentícios. Entre os 12600 metros quadrados, você ainda pode encontrar refeições, pasteis e até lanches famosos. Além de um relevante centro de cultura, é também um importante marco arquitetônico e cartão postal da cidade.
Endereço: R. Cantareira, 306 - Centro
Funcionamento: Segunda a sábado, das 6h às 18h; domingo, das 6h às 16h
Solar da Marquesa | Estação Sé
Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, entrou para a História como amante do imperador D. Pedro I. O relacionamento entre os dois durou sete anos, e eles tiveram cinco filhos. Em 1834, Domitila comprou um sobrado construído na segunda metade do século XVIII, que ficou conhecido como o Solar da Marquesa. Mas o monarca nunca chegou a visitar o local, pois já havia inclusive abdicado ao trono brasileiro e voltado para Portugal quando Domitila adquiriu a casa. Depois da morte de Domitila, o Solar chegou a ser usado como palácio episcopal e sede de companhias de gás. Hoje abriga parte do acervo do Museu da Cidade de São Paulo, com mobília e utensílios domésticos, além de fotos antigas e paredes de taipa de pilão, usando diversas técnicas.
Endereço: R. Roberto Símonsen, 136 - Centro
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Centro Cultural Banco do Brasil | Estação Sé
O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos espaços culturais mais lindos da cidade. Iniciou suas atividades em 2001 e, desde então, recebe visitantes interessados em participar de projetos ligados à arte. Dividido em seis espaços (subsolo, térreo, mezanino e três andares), o imóvel abriga diversas atividades culturais, que dividem a atenção entre sua belíssima arquitetura e as instalações.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 - Centro
Funcionamento: Quarta a segunda, das 9h às 21h
Entrada: Gratuita
Pateo do Collegio | Estação Sé
O local é uma referência cultural para os paulistanos e um centro de atividades direcionadas ao turismo. Para quem não conhece, o Pátio do Colégio foi a primeira construção da Cidade e também marcou seu nascimento. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas. Hoje, também guarda exposições, incluindo um ótimo museu, e um delicioso café arborizado para você relaxar em meio ao centro da cidade.
Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h (museu)
Entrada: Gratuita; R$8 (inteira) para o museu
Pinacoteca | Estação Luz
Considerado o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje o acervo conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto alguns espaços abrigam um acervo fixo, outros são reservados para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente.
Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz
Funcionamento: Quarta a segunda, das 10h às 17h30
Entrada: R$10 (inteira)
Estação da Luz | Estação Luz
A própria Estação da Luz é um lugar que vale a pena ser visitado em São Paulo. Na época da República, que ficou conhecida como “café com leite”, a Estação, com sua arquitetura fascinante, era símbolo de poder dos paulistanos. Fundada em 1901, a estação recebeu muitas figuras importantes e imigrantes de origens diversas durante o século 20. Inspirada na arquitetura vitoriana das terras britânicas, é um daqueles lugares que nos fazem se sentir fora do país. A estação foi construída por ingleses e contou com a ajuda de estruturas trazidas diretamente do país europeu. O grande relógio que se vê na Luz é uma réplica do Big Ben e a fachada é inspirada nas estações de trem do país europeu.
Centro Cultural de São Paulo | Estação Vergueiro
O Centro Cultural de São Paulo (CCSP) é um espaço com uma das programações culturais mais interessantes da cidade. O local reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, cursos diversos, teatro e cinema, além de uma horta comunitária.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Funcionamento: Diariamente, das 9h 22h
Entrada: Gratuita
Praça da Liberdade | Estação Liberdade
O bairro da Liberdade é perfeito para os amantes de cultura japonesa e chinesa. Além de lojas de artigos variados, o visitante pode experimentar diversos pratos típicos, se divertir nos tão característicos karaokês e até participar das típicas festas de Ano Novo Chinês. Aos finais de semana, vale a pena passar um tempo na Praça da Liberdade, na saída do metrô, e aproveitar a famosa Feirinha da Liberdade, com comidas e diversos artigos típicos.
Cinemateca Brasileira | Estação Vila Mariana
A Cinemateca Brasileira é uma instituição responsável pela produção audiovisual do nosso país desde 1940. Em sua sede, se desenvolvem atividades que visam a difusão e a restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. Além de produção audiovisual, o acervo conta com livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Funcionamento: Segunda a quarta, das 8h às 18; quinta a domingo, das 8h às 21h
Entrada: Gratuita
Parque da Juventude | Estação Carandiru
O Parque da Juventude ocupa hoje o espaço onde ficava o Complexo Penitenciário Carandiru. Hoje é uma grande área de lazer e entretenimento na Zona Norte da cidade que conta com instalações para prática de esportes, espaço canino e espaço aberto para shows e eventos, além da Biblioteca de São Paulo, que possui mais de 35 mil títulos e é considerada uma das melhores do país.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Carandiru
Funcionamento: Diariamente, das 6h às 19h
Entrada: Gratuita
Casa Modernista | Estação Santa Cruz
A Casa Modernista, a sete minutos da estação Santa Cruz, é considerada a primeira construção do Brasil a ser erguida seguindo os moldes da arquitetura moderna, em 1928. O espaço abrigava a antiga moradia do arquiteto russo Gregori Warchavchik, também responsável pelo próprio projeto, e reabriu suas portas em 2000, após passar por uma vasta reforma. Hoje, o espaço integra uma das 11 casas do Museu da Cidade de São Paulo e recebe exposições e atividades.
Endereço: R. Santa Cruz, 325 - Vila Mariana
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
E aí, qual desses lugares você vai conhecer primeiro?
Atualizado em 11 Out 2019.