Andar por São Paulo é sempre uma nova descoberta. Por mais que já conheçamos a cidade, nenhum passeio é igual ao outro. O motivo? O clima, as ruas, as pessoas com quem cruzamos e o fato de a capital ser tão multifacetada - enquanto um passeio pela linha vermelha do metrô pode ser cheio de história e arquitetura, um pela linha verde garante opções incríveis de arte e cultura.
Ligando a Vila Prudente à Vila Madalena, os trens da linha verde conectam diversos pontos imperdíveis da nossa cidade. Pensando nisso, o Guia da Semana listou 26 lugares incríveis que ficam bem pertinho das estações da Linha 5-Verde do metrô. Confira:
Centro Cultural de São Paulo | Estação Paraíso
O Centro Cultural de São Paulo (CCSP) é um espaço com uma das programações culturais mais interessantes da cidade. O local reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, cursos diversos, teatro e cinema, além de uma horta comunitária.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 22h
Entrada: Gratuita
Sesc Paulista | Estação Brigadeiro
No primeiro semestre de 2018, São Paulo recebeu a mais nova unidade do Sesc, o Sesc Paulista, no número 119 da Avenida Paulista, ao lado do Itaú Cultural. O espaço conta com 17 andares e dois subsolos que totalizam 12 mil metros quadrados inteiramente dedicados às atividades já conhecidas da instituição, em especial àquelas relacionadas a corpo, arte e tecnologia, trinômio que promete guiar toda a programação. A melhor parte é o café na cobertura com vista para a avenida mais famosa da cidade.
Endereço: Av. Paulista, 119 - Bela Vista, São Paulo
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 19h
Entrada: Gratuita
Japan House | Estação Brigadeiro
Inaugurado em maio de 2017, o espaço idealizado por representantes da comunidade japonesa tem como objetivo introduzir o Japão contemporâneo ao brasileiro através de sua arte, tecnologia, e gastronomia, mas sem esquecer a história e as raízes do país. Os três andares do prédio contam com galerias para exposições, cafeteria, restaurante, jardim, e uma biblioteca com cerca de duas mil obras.
Endereço: Av. Paulista, 52 - Bela Vista
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Casa das Rosas | Estação Brigadeiro
Localizada na Avenida Paulista, a Casa das Rosas é um dos poucos exemplares de mansões da avenida que sobrevivem ao tempo. Também conhecida como casa da poesia, oferece cursos, oficinas, exposições e eventos como a Virada da Poesia e o Arraiá da Casa das Rosas. Seu jardim, repleto de rosas, é considerado um dos mais bonitos da cidade.
Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista
Funcionamento: Terça e sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Parque do Trianon | Estação Trianon-MASP
O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Trianon, nasceu quase ao mesmo tempo que a Avenida Paulista, em 1892, sendo um dos parques mais antigos da cidade. Lá, você pode encontrar imponentes árvores remanescentes da Mata Atlântica, além de obras e esculturas. É um ótimo lugar para relaxar em meio ao caos paulistano e fica a poucos minutos da estação Trianon-MASP.
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César
Funcionamento: Diariamente, das 6h às 18h
Entrada: Gratuita
Casa Modernista | Estação Chácara Klabin
A Casa Modernista, instalada na Rua Santa Cruz, no bairro da Vila Mariana, é considerada a primeira construção do Brasil a ser erguida seguindo os moldes da arquitetura moderna, em 1928. O espaço abrigava a antiga moradia do arquiteto russo Gregori Warchavchik — responsável pelo projeto inicial do empreendimento — e reabriu suas portas em 2000, após passar por uma vasta reforma. Hoje, o espaço integra uma das casas do Museu da Cidade de São Paulo, recebe exposições e atividades.
Endereço: Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Cine Belas Artes | Estação Consolação
Conhecido pela programação alternativa, que sempre privilegiou o cinema fora do circuito principal e trouxe de volta às telonas filmes clássicos, o Belas Artes se tornou ponto de encontro de cinéfilos paulistanos e impulsionou a vida cultural na região da Avenida Paulista, garantindo a sobrevivência de um pequeno, porém movimentado, circuito de cinemas de rua.
Endereço: Rua da Consolação, 2423 - Consolação
Parque da Independência | Estação Alto do Ipiranga
O Parque da Independência, inaugurado em 1989, tem esse nome por guardar elementos históricos importantes para a história da Independência do Brasil, tombados pelos órgãos de preservação histórica em esfera municipal, estadual e federal. Lá você pode encontrar o famoso Museu do Ipiranga, os belos jardins inspirados nos de Versalhes, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, que fica perto de onde, conta a lenda, D. Pedro declarou a independência do país com o famoso grito “independência ou morte!”.
Endereço: Av. Nazaré, s/n - Ipiranga
Funcionamento: Diariamente, das 5h às 20h
Entrada: Gratuita
Museu do Futebol | Estação Clínicas
Localizados no mesmo ambiente, o Estádio do Pacaembu e o Museu do Futebol são ótimas pedidas para quem gosta não apenas de futebol, mas de cultura, esporte e arte, como um todo. Inaugurado em 1940, o espaço comporta 70 mil espectadores e guarda o museu abaixo de suas arquibancadas.
Endereço: Praça Charles Miler, s/n - Pacaembu
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada: R$15 (inteira); gratuita às terças
IMS Paulista | Estação Consolação
O IMS é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1992 em Minas Gerais com o objetivo de promover e formar acervos principalmente na área de fotografia, mas também em literatura, cinema e outros, além de promover eventos nos mesmos campos. Chegou em São Paulo em 1996, no casarão em Higienópolis, e mudou-se para uma das regiões mais influentes da cidade, a Avenida Paulista, com a promessa de ir além da promoção da fotografia, mas de se tornar um verdadeiro centro cultural com eventos, debates, oficinas e shows.
Endereço: Av. Paulista, 2424 - Consolação
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 20h; quinta, das 10h às 22h
Entrada: Gratuita
Livraria Cultura Conjunto Nacional | Estação Consolação
Com mais de 60 anos no mercado, a Livraria Cultura conta com um acervo de mais de dois milhões de títulos, entre livros, CDs e DVDs para todos os gostos e idades. A unidade do Conjunto Nacional é refúgio para muitos paulistanos que, no meio do dia a dia corrido, fogem para o local, calmo, extremamente aconchegante e convidativo.
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 11h às 20h
Cemitério da Consolação | Estação Consolação
Pode parecer um passeio um tanto sombrio, mas o Cemitério da Consolação é um ícone da cidade em temas como arquitetura, além de ser a necrópole mais antiga da cidade de São Paulo ainda em funcionamento. Por isso, existem visitas guiadas, com roteiros para conhecer os túmulos de personalidades ilustres, como Tarsila do Amaral, e as obras de arte instaladas ali, por exemplo.
Endereço: Rua da Consolação, 1660 - Consolação
Beco do Batman | Vila Madalena
Localizada no boêmio bairro da Vila Madalena, a travessa recebeu esse nome por conta de um grafite do personagem da DC há muitos anos. Hoje conta com diversos outros trabalhos inclusive de artistas famosos e recebe visitas guiadas. O espaço costuma ser frequentado por por muitos jovens e adultos “moderninhos” e o caminho entre o metrô e o armazém tem um pouco de tudo que a Vila Madalena tem a oferecer com muitas flores, lojinhas, cafés e balada.
MASP | Estação Trianon-MASP
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul. Em seu acervo conta com nomes como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez, Ticiano, Degas e Manet em exposições permanentes, além das temporárias que são sempre muito interessantes. O próprio prédio é uma obra de arte — projetado pela italiana Lina Bo Bardi, é símbolo da capital paulista e o vão livre do prédio tem mais de 70 m de comprimento que servem de espaço de convivência para feiras, manifestações e eventos.
Endereço: Av. Paulista, 1578 - Consolação
Funcionamento: terça-feira, das 10h às 20h (bilheteria aberta até 19h30) | de quarta a sexta-feira, das 10h às 19h (bilheteria aberta até 18h30) | sábado e domingo, das 10h às 20h (bilheteria aberta até 19h30)
Armazém da Cidade | Estação Sumaré
O espaço na Vila Madalena é frequentado por diversas pessoas e promove feiras culturais com variados produtos de moda, artesanato e gastronomia. Ainda, organiza shows, oficinas e eventos gratuitos como festas juninas.
Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 270 - Jardim das Bandeiras
Funcionamento: sábado e domingo, das 11h à 00h
Entrada: Gratuita
Capricho à Toa | Estação Vila Madalena
Fundado em 1978, o Capricho à Toa é considerado um dos melhores e maiores brechós do Brasil e da América Latina - são dois andares com mais de 30 mil peças em seu acervo. A loja, que já tem mais de 30 anos, mexe com o coração dos fashionistas que passam por lá. O público pode garimpar entre sessões de roupa masculina, feminina, infantil, acessórios e calçados.
Endereço: Rua Heitor Penteado, 1096 - Sumarezinho
Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 17h50
Nonna Rosa | Estação Consolação
Caloroso, com paredes de tijolos expostos, plantas e um longo bar, o restaurante é convidativo com um terraço agradável e uma cozinha distinta. Predicado que se reforça no salão, simultaneamente espaçoso e intimista. O esconderijo da Rua Padre João Manuel se apoia sobre uma combinação sem mistérios, mas imbatível: cozinha italiana clássica, salpicadas de modernidade, ambiente casual e serviço acolhedor. No menu não falta massas pefeitas, como Papparelle ao ragu de pato, Caccio & Peppe, entre outras delicias.
Endereço: Rua Padre João Manuel, 950 – Jardins
Funcionamento: segunda a quarta, das 12h às 16h e 19h às 23h | quinta e sexta, das 12h às 16h e 19h à 00h | sábado, das 12h à 00h | domingo, das 12h às 17h
Casa Locomotiva | Estação Vila Madalena
Uma escola, um estúdio, um espaço cultural, um café e muito mais. Pensada a partir da necessidade dos próprios artistas que buscavam um espaço livre, descontraído, que abraçasse suas produções e trouxesse muita inspiração, a Casa Locomotiva conta com um ateliê de artes visuais, uma programação frequente de oficinas e eventos culturais, além de cursos de artes que rolam regularmente.
Além dos ateliês, tem o Café Locomotiva! Um lugar de convivência no qual os alunos, visitantes e frequentadores podem trabalhar, ler livros, usar o wifi, ter um momento de lazer ou o principal: degustar as delícias do café enquanto troca uma ideia com os habitantes da Casa.
Endereço: Rua Girassol, 973 - Vila Madalena
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 20h | sábado, das 10h à 14h
Entrada: Gratuita
Foto: Reprodução/Site Casa Locomotiva
Conjunto Nacional | Estação Consolação
Localizado no coração da Avenida Paulista, o Conjunto Nacional é tradição, arquitetura, comércio, entretenimento, condomínio, pioneirismo e consciência social. Tudo isso junto e misturado no mesmo lugar! O empreendimento abriga, além de teatro, lojas e livraria, um grande espaço cultural que promove exposições e eventos.
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Consolação
Funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 22h | domingo e feriado, das 10h às 22h
Entrada: Gratuita
Blue Note São Paulo | Estação Consolação
Com vista privilegiada para a Avenida Paulita, o Blue Note São Paulo traz os ares de Nova York para a capital paulista. Um ambiente intimista para os aficionados a música, das improvisações do jazz as letras marcantes da MPB, passando pelo groove do blues aos artistas da nova cena, com uma programação semanal repleta de grandes artistas acompanhada de uma gastronomia ímpar, com cardápio inspirado nos anos 70 e uma alta coquetelaria.
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Foto: Reprodução/Blue Note São Paulo
Teatro Renaissance | Estação Consolação
Localizado no piso E1 do tradicional e luxuoso Hotel Renaissance, o teatro faz parte da estrutura que é oferecida ao hóspede, mas também ao cliente que gostaria de ver uma peça de teatro, musical ou o que estiver em cartaz.
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Feira de Antiguidades da Paulista | Estação Trianon-MASP
Desde a década de 80, colecionadores e amantes de arte se encantam com a Feira de Antiguidades da Paulista, considerada referência nacional no setor. Montada no vão livre do MASP aos domingos, a feira abriga artefatos de guerra, objetos de marfim, câmeras fotográficas, canetas antigas, porcelanas e cristais, miniaturas, joias, moedas e relógios. No local, também é possível encontrar livros sobre arte, artigos náuticos, brinquedos antigos e imagens sacras. São cerca de 160 estandes e cada expositor é responsável pela procedência, autenticidade e história das peças. A feira está ligada oficialmente à Associação de Antiguidades do Estado de São Paulo.
Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista
Funcionamento: domingo, a partir das 9h
Casa Fluida | Estação Consolação
A Casa Fluida é um espaço de arte, diversão e gastronomia. O ambiente reúne influências de séries, filmes, realitys shows, obras de arte, recebe de artes plásticas, possui um ateliê de arte e aos finais de semana, funciona como bar. Nos dias de funcionamento apresentam shows de drag e o projeto Experiência Drag, em que qualquer cliente da Casa pode vivenciar por uma noite essa experiência.
Endereço: Rua Bela Cintra, 569 - Consolação
Funcionamento: terça e quarta, das 10h às 18h | quinta a sábado, das 18h30 à 00h30
Foto: Reprodução/Instagram @casafluida | Reprodução/Instagram @casafluida
Mirante 9 de Julho | Estação Trianon-MASP
De abandonado e esquecido a transformado e inesquecível, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único em São Paulo. Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria, restaurante e um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade.
Endereço: Rua Carlos Comenale, s/n - Bela Vista
Funcionamento: terça e domingo, das 10h às 22h
Itaú Cultural | Estação Brigadeiro
O Itaú Cultural é um instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo. O espaço oferece eventos culturais como exposições, mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro, shows, seminários e cursos, todos gratuitos.
Por meio da midiateca, os visitantes têm acesso ao acervo de mais de 30 mil documentos sobre arte e cultura brasileiras, composto por livros, filmes, revistas e coleções de CD-ROM e CD-Áudio, para empréstimo ou consulta local. Também é possível conferir o acervo permanente, denominado Itaú Numismática - Museu Herculano Pires, que conta com cerca de 7 mil itens entre moedas, medalhas e condecorações.
Endereço: Avenida Paulista, 149 - Bela Vista
Funcionamento: terça a sábado, das 11h às 20h | domingo, das 11h às 19h
Entrada: Gratuita
Aquário de São Paulo | Estação Alto do Ipiranga
Com cerca de 2 milhões de litros de água, o Aquário de São Paulo é o maior do Brasil e o primeiro temático da América Latina. Inaugurado em julho de 2006, apresenta aproximadamente 3 mil exemplares de cerca de 300 espécies de animais.
O local está dividido em cinco diferentes setores: Água Doce, Oceanário, Pinguinário, Morcegário e Mamíferos. Cada parte possui tanques, aquaterrários e outros elementos que representam esses ecossistemas brasileiros. Espécies ameaçadas de extinção, como a Piracanjuba e o peixe Mero podem ser observados. O espaço também conta com um museu de fósseis de animais marinhos e réplicas mecânicas de dinossauros.
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h
Entrada: de R$50 a R$100
Por Amanda Matos
Atualizado em 15 Mar 2022.