São Paulo é uma cidade enorme, tão grande que é impossível explora-la a pé. Mas tentar fazer esse tour de carro também não é uma boa ideia, já que a capital tem trânsito intenso em qualquer horário de qualquer dia. Felizmente, a rede de metrô – ainda que limitada e incompleta, sejamos sinceros – cobre grande parte dos principais pontos de interesse da nossa metrópole.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 20 lugares imperdíveis para conhecer usando quatro linhas do metrô. Tem opções para quem gosta de museu, centros culturais, história, futebol, comida e cinema! Confira:
Arena Corinthians | Corinthians-Itaquera | Linha 3-Vermelha
O estádio paulista é a nova casa do Corinthians e, independente do time que você torce, visitá-lo é uma questão de cultura e não apenas de futebol. Sucesso na Copa, o local surpreendeu pela grandeza, beleza e funcionalidade e, sem dúvidas, merece sua visita.
Rua Itapura | Carrão | Linha 3-Vermelha
Uma das ruas mais famosas da Zona Leste fica entre as estações Carrão e Tatuapé da Linha Vermelha e tem uma das maiores concentrações de bares e restaurantes da cidade, com opções gastronômicas que vão de sushi a uma bela massa, sem falar dos drinks variados e das diversas docerias.
Museu da Imigração | Brás | Linha 3-Vermelha
O Museu da Imigração tem como objetivo preservar toda a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, proporcionando assim um encontro entre várias histórias e pessoas. É o caso dos italianos, que vieram para o nosso país e deixaram muitas marcas em nossa história, política e cultura. No museu, você consegue entender todo o processo de imigração deles e de vários outros povos que chegaram aqui.
Viaduto do Chá | Anhangabaú | Linha 3-Vermelha
O primeiro viaduto construído na cidade de São Paulo, em 1982, leva este nome pois na época ele se encontrava próximo a extensas plantações de chá da Índia. Hoje, ele é um dos cartões postais da capital, guarda uma vista maravilhosa do Vale do Anhangabaú e, no meio a tantas pessoas e comércio de ambulantes, é passeio essencial para quem quer realmente vivenciar o centro da cidade.
Memorial da América Latina | Barra Funda | Linha 3-Vermelha
Inaugurado em 1989 e projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina é um dos maiores centros culturais e políticos da cidade de São Paulo. Além de diversas exposições, o visitante pode participar de eventos variados, como shows ou feiras de comida e artesanato todo final de semana.
Mais lugares para conhecer usando a Linha 3-Vermelha
Se você já curtiu essas cinco dicas do que fazer com a ajuda da Linha Vermelha do metrô, precisa conferir nosso roteiro de 15 lugares para conhecer usando a Linha 3.
Centro Cultural Banco do Brasil | Estação Sé | Linha 1-Azul e 3-Vermelha
O Centro Cultural Banco do Brasil é um dos espaços culturais mais lindos da cidade. Iniciou suas atividades em 2001 e, desde então, recebe visitantes interessados em participar de projetos ligados à arte. Dividido em seis espaços (subsolo, térreo, mezanino e três andares), o imóvel abriga diversas atividades culturais, que dividem a atenção entre sua belíssima arquitetura e as instalações.
Mercado Municipal | Estação São Bento | Linha 1-Azul
Também conhecido como o famoso Mercadão, o Mercado Municipal de São Paulo foi inaugurado em janeiro de 1933 e é especializado na comercializaçõ de frutas, verduras, cereais, temperos, carnes e outros produtos alimentícios. Entre os 12600 metros quadrados, você ainda pode encontrar refeições, pasteis e até lanches famosos. Além de um importante centro cultural, é também um importante marco arquitetônico e cartão postal da cidade.
Liberdade | Estação Liberdade | Linha 1-Azul
O bairro da Liberdade é perfeito para os amantes de cultura japonesa e chinesa, que convivem na região. Além de lojas de artigos variados, o visitante pode experimentar diversos pratos típicos, se divertir nos tão característicos karaokês e até participar das típicas festas de Ano Novo Chinês. Aos finais de semana, vale a pena passar um tempo na Praça da Liberdade, na saída do metrô, e aproveitar a famosa Feirinha da Liberdade, com comidas e diversos artigos típicos.
Centro Cultural de São Paulo | Estação Vergueiro | Linha 1-Azul
O Centro Cultural de São Paulo (CCSP) é um espaço com uma das programações culturais mais interessantes da cidade. O local reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, cursos diversos, teatro e cinema, além de uma horta comunitária.
Pinacoteca | Estação Luz | Linha 1-Azul e 4-Amarela
Considerado o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje o acervo conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente.
Mais lugares para conhecer usando a Linha 1-Azul
A linha mais antiga da cidade conecta as zonas norte e sul de São Paulo e tem muito mais a oferecer. Confira o nosso roteiro de 15 lugares para conhecer usando a Linha 1.
Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol | Estação Paulista | Linha 4-Amarela
Localizados no mesmo ambiente, o Estádio do Pacaembu e o Museu do Futebol são ótimas pedidas para quem gosta não apenas de futebol, mas de cultura, esporte e arte, como um todo. Inaugurado em 1940, o espaço comporta 70 mil espectadores e guarda o museu, que conta a história do esporte, abaixo de suas arquibancadas.
Caixa Belas Artes | Estação Paulista | Linha 4-Amarela
Tradicional reduto cinéfilo de São Paulo, localizado entre a Consolação e a Avenida Paulista, o Caixa Belas Artes também é conhecido por ter uma programação diferente, com bastante ênfase no cinema nacional. O espaço também é conhecido pelos Noitões e Cineclubes, que trazem clássicos e filmes cults para as telonas. Mas atenção: as salas do térreo têm inclinação muito suave, o que pode prejudicar a visibilidade.
CineSala | Estação Fradique Coutinho | Linha 4-Amarela
Certamente o cinema mais confortável da cidade, o CineSala busca a diversidade de filmes e públicos, procurando uma combinação de títulos que sejam populares e, ao mesmo tempo, produções do circuito alternativo. Além disso, promove não apenas a disseminação do cinema, mas o encontro e interação das pessoas em torno da arte e cultura na simpática Rua Fradique Coutinho.
Rua dos Pinheiros | Estação Fradique Coutinho | Linha 4-Amarela
Os amantes de gastronomia, mixologia e música precisam visitar a Rua dos Pinheiros. Localizada no Baixo Pinheiros, a saída da estação Fradique Coutinho nos coloca bem no meio de seus vários bares e restaurantes. Tem opções para todos os gostos – cantina italiana, hamburgueria, casas árabes e alemãs, bares de drinques e botecos, sem falar da mais nova casa de shows de São Paulo, a Casa Natura Musical, na esquina com a Rua Artur de Azevedo.
Vila Butantan | Estação Butantã | Linha 4-Amarela
Até 2016, o espaço abrigava um food park, mas hoje tem mais cara de shopping a céu aberto feito de containers. Com diversas opções de comida como hambúrguer, polenta, ceviche, waffle, e petiscos salgados, a Vila Butantan também tem lojas de roupa e design e sempre recebe eventos esportivos e atrações culturais.
Mais lugares para conhecer usando a Linha 4-Amarela
A mais nova linha da cidade nem está pronta e já conecta importantes centros que são referência em arte, cultura e ciência. Confira nosso roteiro de 20 lugares para conhecer usando a Linha 4.
Beco do Batman | Vila Madalena | Linha 2-Verde
Localizada no boêmio bairro da Vila Madalena, a travessa recebeu esse nome por conta de um grafite do personagem da DC há muitos anos. Hoje conta com diversos outros trabalhos inclusive de artistas famosos e recebe visitas guiadas. O espaço costuma ser frequentado por por muitos jovens e adultos “moderninhos” e o caminho entre o metrô e o beco tem um pouco de tudo que a Vila Madalena tem a oferecer com muitas flores, lojinhas, cafés e bares.
Armazém da Cidade | Sumaré | Linha 2-Verde
O espaço na Vila Madalena é frequentado por diversas pessoas e promove feiras culturais com variados produtos de moda, artesanato e gastronomia. Ainda, organiza shows, oficinas e eventos gratuitos como festas juninas.
Japan House | Brigadeiro | Linha 2-Verde
A Japan House foi uma importante inauguração de 2017. No comecinho da Avenida Paulista, o espaço tem dois irmãos mais velhos, um em Londres e outro em Los Angeles. Os três são dedicados à promoção da cultura nipônica através da arte, gastronomia e tecnologia. A Japan House paulistana conta com café e lojas, e promove workshops e exposições fascinantes! Vale a pena conferir.
Casa Modernista | Chácara Klabin | Linha 2-Verde
A Casa Modernista, instalada na Rua Santa Cruz, no bairro da Vila Mariana, é considerada a primeira construção do Brasil a ser erguida seguindo os moldes da arquitetura moderna, em 1928. O espaço abrigava a antiga moradia do arquiteto russo Gregori Warchavchik - responsável pelo projeto inicial do empreendimento - e reabriu suas portas em 2000, após passar por uma vasta reforma.
Considerada um dos ícones culturais da capital paulista, a casa por pouco não deu lugar a um loteamento residencial, no ano de 1986. A medida tomada por moradores da região para evitar a tal construção, foi a solicitação do tombamento do local como patrimônio histórico e artístico. Hoje, o espaço integra uma das 11 casas do Museu da Cidade de São Paulo.
Parque da Independência | Alto do Ipiranga | Linha 2-Verde
O Parque da Independência, inaugurado em 1989, tem esse nome por guardar elementos históricos importantes para a história da Independência do Brasil, tombados pelos órgãos de preservação histórica em esfera municipal, estadual e federal. Lá você pode encontrar o famoso Museu do Ipiranga, os belos jardins inspirados nos de Versalhes, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, que fica perto de onde - conta a história - D. Pedro declarou a independência do país com o famoso grito “independência ou morte!”.
Mais lugares para conhecer usando a Linha 2-Verde
A linha verde ainda conecta vários pontos turísticos da capital! Confira nossa lista com 14 lugares para conhecer usando a Linha 2.
capa metro.jpg
Atualizado em 5 Out 2019.