Tatuapé significa, em tupi, caminho do tatu, e, de fato, não muito tempo atrás, a região costumava ter muito tatu. Agora, no entanto, você vai ter dificuldade de encontrar o animal por lá. O distrito, parte da subprefeitura da Mooca, cresceu e se urbanizou, é hoje um importante centro da Zona Leste de São Paulo e concentra uma grande quantidade de opções de cultura e lazer, além de uma gigante quantidade de opções gastronômicas. A melhor forma de chegar até lá é descendo nas estações Tatuapé e Carrão da Linha 3-Vermelha do metrô.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 8 lugares para te ajudar a aproveitar ao máximo o Tatuapé. Confira:
CERET
Inaugurado em 1975, o Centro Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) conta com três campos de futebol oficiais, um campo de futebol society, quatro quadras de basquete, quatro quadras de vôlei, quatro quadras poliesportivas, pista de atletismo com seis raias, dois locais para arremessos de peso e disco, um ginásio poliesportivo, piscina, sala de ginástica e muito mais. Com 286 mil metros quadrados, é o lugar ideal para praticar atividades ao ar livre no Tatuapé.
Endereço: Rua Canuto de Abreu, s/n° - Tatuapé
Piqueri
Com mais de 97 mil metros quadrados de área, o Parque do Piqueri é muito querido pelos moradores do Tatuapé. Extremamente arborizado, o parque conta com lago com peixes e aves, campo de futebol de areia, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, pista de corrida e muito mais. É o lugar ideal para relaxar em meio à natureza ou praticar atividades físicas.
Endereço: Rua Tuiuti, 515 - Tatuapé
Rua Itapura
Uma das mais famosas da Zona Leste, a Itapura tem uma das maiores concentrações de bares e restaurantes da cidade, com opções gastronômicas que vão de sushi a uma bela massa, passando por mexicano e pizza, sem falar dos drinks variados e das diversas docerias. A rua guarda opções como o St. John’s Irish Pub e a famosa La Pergoletta. Também vale a pena explorar as ruas que a cruzam, como a Azevedo Soares, onde você pode encontrar, por exemplo, um Si Señor, ou as paralelas mais próximas, como a Apucarana, que guarda o popular Jordão Bar.
Casa do Tatuapé
Construção bandeirista do final do século 17 em taipa de pilão, com seis cômodos e dois sótãos, a Casa do Tatuapé já serviu de moradia e olaria. O imóvel foi construído em 1698 em terreno que pertenceu ao padre Matheus Nunes de Siqueira. A partir de 1993, com a criação do Museu da Cidade, a Casa passou a ser um de seus polos de atuação. Em seu interior é possível encontrar objetos de época e conhecer sua história, além de observar de perto a taipa de pilão, estilo de construção da época.
Endereço: Rua Guabijú, 49 - Tatuapé
Fotos: Reprodução/Site do Museu da Cidade de São Paulo
Acadêmicos do Tatuapé
É no Tatuapé que fica, é claro, a quadra social da famosa escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, campeã do carnaval de 2017. Se você ficar atento ao site deles, consegue assistir a um ensaio e até almoçar por lá, entre outros eventos — com sorte, você acaba decidindo desfilar no próximo carnaval também.
Endereço: Rua Melo Peixoto, 1.513 - Tatuapé
Praça Silvio Romero
A Silvio Romero é uma praça de importância histórica para o distrito do Tatuapé. A região se consolidou como centro financeiro do bairro e até hoje concentra salas empresarias e lojas importantes. Junto aos shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé, que ficam a menos de 10 minutos de caminhada, o local é ainda um importante polo comercial do bairro. A arborizada praça e seus arredores concentram lojas das mais variadas e bares, além da tradicional padaria Lisboa, por exemplo, que já está ali há mais de cem anos e é imperdível. Feiras de rua com artesanatos e comidinhas também acontecem por lá.
Parque São Jorge
Fundado em 1910, o Parque São Jorge é a sede social do Corinthians e um clube de 158 mil metros quadrados que abriga um enorme conjunto aquático e quadras poliesportivas, além de ginásios, restaurante panorâmico, lanchonetes, o Memorial do Corinthians, que conta a história do time, e uma mega loja onde os fanáticos podem comprar de tudo relacionado ao Timão. Grande parte do espaço, incluindo o memorial e restaurante, é aberto para visitação de não-sócios.
Endereço: R. São Jorge, 777 - Tatuapé
Teatro Fernando Torres
Criado em homenagem ao ator, diretor e produtor Fernando Monteiro Torres, falecido em 2008, o Teatro Fernando Torres, que tem capacidade para quase 700 pessoas, é uma ótima opção de lazer e cultura do Tatuapé. Inaugurado em 2012, a programação do espaço está cada vez melhor e mais variada, com opções de peças de teatro, shows e apresentações de stand up comedy, por exemplo. Confira a programação no site.
Endereço: Rua Padre Estevão Pernet, 588 - Tatuapé
Atualizado em 16 Abr 2019.