Muitos filmes e séries já tiveram suas cenas gravadas em lugares famosos pelo Brasil – em geral no Rio de Janeiro. Mas São Paulo também já teve suas vezes no cinema e até na série internacionalmente conhecida "Sense8", da Netflix.
O Guia da Semana separou 8 lugares para visitar em São Paulo que já foram cenários de filmes e séries. Tem opções para os amantes de arquitetura, de esportes, de bares e de uma bela vista! Confira:
Largo da Batata em ‘Que Horas Ela Volta’
No filme de Anna Muylaert, o Largo da Batata é escolhido para introduzir a Cidade de São Paulo. A primeira menção à capital paulista se dá no ônibus que passa pela Avenida Brigadeiro Faria Lima. Apesar de não aparecer em cena, vemos Val comentando “Isso não é uma praça, não tem nem um pé de mato”. E existe praça mais paulistana que essa? Quem realmente quer conhecer São Paulo não pode deixar de passar pelo Largo da Batata na hora do rush - um local de encontro entre meia dúzia de árvores, pessoas saindo do trabalho, bares, skatistas, músicos, carros, metrô e ônibus.
Avenida Paulista em 'Sense8'
O ponto mais famoso da cidade já foi cenário para uma das séries de maior sucesso da Netflix. Na segunda temporada de Sense8, Lito, um dos 8 protagonistas, vem à São Paulo para a Parada de Orgulho LGBT em 2016. O evento acontece em junho, é uma das maiores paradas de orgulho do mundo e atrai turistas de todos lugares. A Avenida Paulista, que sedia o evento anualmente, é um ótimo lugar para se visitar em todos os meses do ano, com muitos shows, bares, restaurantes, shoppings e diferentes paulistanos que são a cara de São Paulo.
Estádio do Morumbi em ‘Linha de Passe’
Cleuza é uma mãe de quatro filhos e corintiana fanática. O futebol é um tema muito importante tanto no filme quanto na vida do paulistano. Em uma cena, Cleuza vai ao Estádio do Morumbi, estádio oficial do São Paulo Futebol Clube e o segundo maior do país. O espaço recebe visitas guiadas e tem opções de restaurantes e um pub dedicado ao pôquer.
Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 - Morumbi
Edifício Martinelli em ‘O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias’
O filme conta a história de Mauro, um menino que é deixado aos cuidados de um vizinho de seu avô depois que os pais são obrigados a fugir da perseguição da Ditadura Militar e o avô morre. Logo no início do longa, Mauro observa a paisagem paulistana pela primeira vez através da janela de um carro em movimento. Podemos ver, através do reflexo da janela, o Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu a ser construído na América Latina. O prédio abre para visitações e tem um mirante que vale a pena conferir, além de ser uma referência histórica e arquitetônica no país.
Endereço: Rua São Bento, 405 - Centro
Praça do Por do Sol em ‘As Melhores Coisas do Mundo’
O filme acompanha a vida de Mano (Francisco Miguez), um adolescente que, enquanto lida com o divórcio dos pais, vive situações comuns da adolescência. Em uma cena, Mano toca violão na Praça do Pôr do Sol, no Alto de Pinheiros, com um amigo. O espaço é ótimo para passear em família, fazer um piquenique com amigos ou, como o próprio nome sugere, apreciar o pôr do sol entre os arranha-céus da capital.
Endereço: Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334 - Alto de Pinheiros
Minhocão em ‘Ensaio Sobre a Cegueira’
O Minhocão é cenário de uma cidade devastada por uma inexplicável doença que retira a visão de todos os habitantes da cidade, exceto uma, no filme baseado no livro homônimo de José Saramago. Desde 2015, o viaduto é aberto para os pedestres aos finais de semana e feriados e vira um grande espaço de lazer e esporte. Às vezes também recebe feiras gastronômicas e eventos variados como espetáculos de dança.
Estádio do Pacaembu em ‘Mundo Cão’
O filme conta a história de Santana (Babu Santana), que trabalha no Departamento de Combate a Zoonoses. Um dia, exercendo sue ofício, Santana executa um rotweiler saudável, e o dono, Nenê (Lázaro Ramos), vem cobrar satisfações. Uma das cenas mais importantes do longa se passa no Estádio do Pacaembu. Inaugurado em 1940, o espaço comporta 70 mil espectadores e hoje abriga o famoso Museu do Futebol embaixo de suas arquibancadas.
Endereço: Praça Charles Miller - Pacaembu
Praça Roosevelt em ‘Dois Coelhos’
Cansado de viver preso entre a criminalidade e o poder público corrupto, Edgar decide fazer justiça com as próprias mãos. Ao longo da envolvente narrativa, podemos ver diversos lugares da cidade de São Paulo, mas a cena final é rodada da Praça Roosevelt, no centro da capital. A praça tem espaço dedicado ao skate, é cercada por muitos bares e fica ao lado de outros grandes pontos turísticos da cidade, como a Praça da República e a Rua Augusta.
Atualizado em 21 Nov 2017.