Muitas pessoas costumam falar que São Paulo é uma cidade cara - e de fato, alguns lugares realmente são. Entretanto, o que muita gente não sabe - ou acaba se esquecendo - é que a capital também é repleta de opções baratinhas e até mesmo gratuitas que divertem e dão um tempinho pro bolso.
Seja para curtir em um dia de folga, durante a semana ou até mesmo nas férias, a dica é explorar pontos incríveis da cidade onde não se precisa gastar nada para conhecer. Para te ajudar, o Guia da Semana fez um roteiro com 10 passeios em São Paulo que não custam nada e valem muito! Confira na nossa galeria abaixo:
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO
A Pinacoteca do Estado tem recebido as principais exposições que chegam à cidade, sem contar as mostras permanentes que ocupam os andares superiores do local. Além de ser um passeio obrigatório para todos os paulistanos, o local está localizada em um lugar privilegiado: ao lado da Estação da luz e do Parque da Luz, uma incrível área verde da capital. Para estender o passeio, almoce ou dê uma passadinha na charmosa Cafeteria Flor Café, que possui uma área externa incrível. A entrada gratuita é feita apenas aos sábados, sendo nos demais dias necessário pagar R$ 6.
Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h).
Saiba mais sobre a programação, clicando AQUI.
MIRANTE 9 DE JULHO
De abandonado e esquecido a redescoberto, transformado e inesquecível, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante – um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade. Um dos programas mais legais para fazer por lá é curtir um Cinema Ao Ar Livre! A tela é abrigo para os olhos de quem quiser ver e as poltronas são a escadaria.
Endereço: R. Carlos Comenale, s/n - Bela Vista
Horário de funcionamento: Segunda a Domingo das 10h às 22h
Para saber quando vai rolar a próxima sessão de filme e outras atividades especiais, clique AQUI.
CASA DAS ROSAS
Para quem passa pela região da Avenida Paulista, uma avenida movimentada e cheia de vida, nem imagina que podemos encontrar lugares bem curiosos. Bem no comecinho desse famoso cartão postal está a incrível Casa das Rosas, um espaço dedicado às mais diversas manifestações culturais, com enfoque em poesia e literatura. O casarão foi construído em 1935, época em que a região da Paulista era ocupada por mansões dos senhores do café. Atualmente, já com os típicos “espigões” de concreto dominando a paisagem, o imóvel revela uma parte da história da avenida que nem todos conhecem.
Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista
Horário de funcionamento: Terça-feira a sábado, das 10 às 22h; Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
Para saber o que está rolando por lá, clique AQUI.
FONTE DO PARQUE IBIRAPUERA
Cartão-postal da cidade, a famosa Fonte do Ibirapuera foi reativada e está pronta para receber visitantes que querem ver de perto um espetáculo de luzes e águas. Não é para menos: foram investidos mais de 6,3 milhões de reais na revitalização, que deixou tudo com uma cara mais incrível! É uma opção de passeio gratuito e diferente na cidade, principalmente para quem gosta de sair da rotina. A dica é estender uma canga ou toalha no gramado para ver tudo de camarote e bem confortável.
Endereço: Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n
Horário de funcionamento: Segunda a Domingo até a meia noite
JARDINS DO MUSEU DO IPIRANGA
O Museu do Ipiranga é um daqueles pontos turísticos mais importantes de São Paulo, obrigatório para todos que desejam conhecer melhor a história da cidade e do Brasil. Acontece que, por motivos de reforma, ele permanecerá fechado até 2020. Por isso, para quem, ainda assim, quer conhecer o local, a dica é se aventurar pela área externa do museu - que por si só já vale a visita. O chamado Parque do Ipiranga guarda inúmeras surpresas em meio a uma cidade movimentada!
Endereço: Av. Nazareth, S/N - Ipiranga
Horário de funcionamento: Segunda a Domingo das 05h às 22h
MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Com construção de 1933, o Mercado Municipal apresenta um dos projetos mais incríveis de Ramos de Azevedo e abriga vitrais coloridos do artista russo Conrado Sorgenicht Filho. O local é ideal para achar frutas fora de época e especiarias típicas de outros países. Ao todo são mais de 281 boxes para atender cerca de 20 mil fregueses que, a cada dia, levam mais de 350 toneladas de alimentos. Além disso, o mercado conta com uma área de alimentação. Lá, é possível comer o conhecido pastel de bacalhau ou sanduíche de mortadela.
Endereço: R. Cantareira, 306 - Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, 6h às 18h; domingo e feriado, 6h às 16h. Atacado das 22h às 6h
PLANETÁRIO DO IBIRAPUERA
Inaugurado em 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini é considerado o primeiro em todo o Brasil e tem em como objetivo sensibilizar o público para as questões do universo, em especial da astronomia. Ele foi reaberto em 2006, depois de restaurado e modernizado. Hoje conta com o projetor Zeiss StarMaster e uma cúpula de 18 metros de diâmetro. Por ter entrada gratuita, a dica é chegar uma hora antes de cada sessão para garantir a senha de entrada.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 10
Horário de funcionamento: Férias escolares (Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Julho) de quarta a domingo e feriados, 4 sessões diárias e gratuitas (10h/12h/15h/17h). Nos outros meses, é possível entrar somente aos finais de semana em 4 sessões diárias e gratuitas (10h/12h/15h/17h).
PRAÇA PÔR DO SOL
A Praça Pôr do Sol, na Zona Oeste de São Paulo, é uma ótima opção de passeio gratuito para ver a cidade do alto! Ao final da tarde, o local costuma ser um dos points da cidade para apreciar um belíssimo entardecer. A dica é levar cangas ou cadeiras para passar o tempo vendo a paisagem. Além disso, o local conta com Wifi grátis disponibilizado pela prefeitura de São Paulo.
Endereço: Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334
Horário de funcionamento: Aberta 24 horas
MEMORIAL DA RESISTÊNCIA
O Memorial da Resistência de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação de referências das memórias da resistência e repressão políticas do Brasil durante a Ditadura Militar. O local abrigou durante o período de 1940 a 1983 o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops|sp), uma das polícias políticas mais truculentas do país, principalmente durante o regime militar. Por lá o visitante pode ver a recriação das salas onde presos políticos ficaram por tanto tempo, além de exposições e oficinas que acontecem regularmente.
Endereço: Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h.
Para saber sobre a programação, clique AQUI.
CINEMATECA BRASILEIRA
O matadouro municipal, de onde saíam toneladas de carne para serem vendidas por toda São Paulo no início do século 20, é hoje o local onde muitas histórias são contadas por meio do cinema. O espaço conhecido como Cinemateca, na Vila Mariana, adaptou as instalações para abrigar salas de projeção, conservação e restauro de filmes. Além disso, é possível fazer um passeio pelo espaço apenas para conhecer ou até mesmo realizar um piquenique, sendo autorizada a entrada de cães de pequeno porte. Para fazer piquenique por lá, você precisa preencher o formulário.
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9h às 18h
Para ver a programação, clique AQUI.
Conheça outros passeios incríveis por São Paulo:
+ 16 passeios gratuitos (ou muito baratos) para fazer em cada região de SP
+ 12 passeios gratuitos em SP que realmente vale a pena fazer
+ 11 lugares em SP perfeitos para fazer piquenique
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 3 Jan 2018.