Mesmo morando em São Paulo há anos, talvez você não conheça todos os pontos turísticos da cidade. Então, que tal aproveitar a chegada de 2020 para se aventurar entre parques, museus, mirantes, galerias e ruas movimentadas? Afinal, São Paulo é uma cidade que não para e que possui muitas opções de passeios para todos os gostos.
Para te ajudar a começar esse roteiro, o Guia da Semana reuniu 10 pontos turísticos em São Paulo que fogem do tradicional e talvez você ainda conheça. Vale ressaltar que a nossa lista é apenas uma amostra, uma vez que a cidade conta com dezenas cartões-postais incríveis. Confira:
FEIRA DA LIBERDADE
A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, ou a Feirinha da Liberdade, como é conhecida, é uma manifestação de cultura brasileira que mescla as tradições dos povos orientais e, principalmente, japoneses que habitam a região. A feira acontece todos os finais de semana e reúne diversas barraquinhas que vendem comidas, decoração, artesanato e acessórios. É um belo passeio para quem gosta de comida oriental como yakisoba e yakibifun (macarrão de arroz), takoyaki e ebiyaki (bolinhos de polvo e camarão), guioza, tempurá, e também o famoso imagawaki (bolinho de feijão Azuki).
Mercado Municipal
O Mercado Municipal, ou Mercadão para os íntimos, já é um passeio obrigatório para todo visitante, morador e turista, mas porque não aproveitar para fazer compras diferentes ali? Com uma enorme variedade de produtos, desde frutas, especiarias até refeições, o local conta com quase 300 estandes e se tornou, ao longo dos anos, um característico espaço gastronômico paulistano. Aproveite o passeio para experimentar o clássico sanduíche de mortadela, você não vai se arrepender.
Farol Santander
O Edifício Altino Arantes, mais conhecido como Prédio do Banespa, reabriu suas portas no dia 25 de janeiro de 2018 para abrigar o Farol Santander. Conta com diversos espaços do 18º até o 35º andar do edifício - entre as mais famosas atrações estão pista de skate, os espaços para exposições e – claro – o famoso mirante! É um passeio relativamente novo e que merece ser visitado por todos – e com certeza você vai escolher uma atração que mais tem sua cara. O Farol Santander fica aberto de terça a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 9h às 19h. Os ingressos para a visita completa custam R$20,00 (inteira).
Domingo na Avenida Paulista
Aos domingos, a Avenida mais famosa de São Paulo é fechada aos carros e vira um grande calçadão que atrai diversas pessoas. É perfeito para se divertir entre amigos, passear com a família, levar o pet para caminhar e para ver as diversas exposições e atrações do local. É um belo passeio de domingo, em que você pode aproveitar para almoçar, tomar um café da tarde, comprar presentes, assistir a uma apresentação ao vivo e de graça na rua, e até ver um dos diversos museus que há na Avenida Paulista, como o MASP, o Sesc Avenida Paulista, a Japan House, a Casa das Rosas e muito mais!
HORTO FLORESTAL
O Parque Estadual Alberto Löfgren, mais conhecido como Horto Florestal, é um bom passeio para quem quer fugir do concreto e agitação de São Paulo. Possui uma grande área de preservação da mata atlântica, e possui lagos e bicas de água potável que brotam de seu solo, além de belas alamedas que oferecem ao visitante um acolhedor espaço para práticas esportivas, piqueniques ou uma simples caminhada ao som de pássaros e cigarras.
Pico do Jaraguá
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo e localiza-se no Parque Estadual do Jaraguá. Um passeio diferente é fazer as trilhas até o mirante do Pico do Jaraguá, que fica a 1.135 metros de altitude. O ponto proporciona uma vista maravilhosa de São Paulo, e irá encantar a todos
MASP
O MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, é um dos principais museus de São Paulo e do Brasil. Possui uma coleção permanente incrível com artistas como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez, Ticiano, Degas e Manet, além de estar sempre com exposições temporárias impressionantes. Mas, além das obras, sua arquitetura também é um grande atrativo. Projetado pela italiana Lina Bo Bardi, é símbolo da capital paulista e o vão livre do prédio tem mais de 70m de comprimento – um dos maiores do mundo.
Sesc Avenida Paulista
Um dos Sescs mais novos em São Paulo e localizado numa das regiões mais visitadas por turistas e moradores da cidade. O Sesc Avenida Paulista está sempre recheio, pois sua programação inclui exposições interessantes, shows, cursos, palestras e muito mais. Mas o que realmente atrai o visitante é o mirante do prédio, que possibilita uma visão privilegiada da avenida mais famosa de São Paulo: A Avenida Paulista.
Cinemateca Brasileira
A Cinemateca Brasileira foi criada em 1940 a partir do surgimento do Clube de Cinema de São Paulo. Hoje, é responsável por preservar e documentar filmes nacionais e desenvolve atividades para difundir e restaurar o acervo, que é um dos maiores da América Latina. Periodicamente, realiza mostras de filmes, retrospectivas e exibição de filmes novos. É uma forma diferente de conhecer a cultura brasileira e ainda visitar um local de arquitetura impressionante em São Paulo.
Cinesala
E que tal ver um filme num cinema de rua? O Cinesala é um cinema de rua tradicional de São Paulo, que fica no bairro de Pinheiros. Foi fundado em 1962 quando nasceu como Cine Fiammetta e ficou com este nome por mais de 30 anos. Em 1989, transformou-se na Sala Cinemateca e exibia filmes clássicos e raros. A partir dos anos 2000, passou a ter outros nomes até ganhar o atual, Cinesala, em 2015. Os amantes de cinema precisam conhecer este espaço, que possui uma programação de filmes alternativos muito interessantes.
Foto: Reprodução/Site Oficial
E aí, qual destes lugares você vai conhecer em 2020?
Por Lid Capitani
Atualizado em 1 Jan 2020.